Chá de Cumaruzeiro – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Gostou do post? Avalie!

Chá de Cumaruzeiro – O que é, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, o cumaruzeiro, que tem o nome científico Dipteryx odorata, é uma planta que pertencente à família das Fabaceae, sendo também popular por outras denominações, como fava-tanka, fava-de-cumarú, umbanú, cumarú e muirapaú.

Estamos falando de uma árvore de grande porte, amazônica, que pode chegar a elevação de mais de 30 metros de altura. As cascas e sementes do cumaruzeiro servem na medicina natural para tratar uma série de condições de saúde.

O cumaruzeiro é uma planta de grande porte nativa das florestas do Brasil, Guianas, Peru, Venezuela, Suriname e Colômbia. No nosso país, ela está presente em maior concentração nos estados do Amazonas e Pará.

A árvore da cumaruzeiro apresenta madeira muito resistente e durável, que é usada em construções.

Há Tempos, esta árvore é utilizada na Amazônia, tanto pelas suas propriedades medicinais quanto pela durabilidade e resistência de sua madeira para construções.

Benefícios do Chá de Cumaruzeiro:

O Chá de Cumaruzeiro tem propriedades que são de suma importância para tratar espasmo, ameba, afecções pulmonares, bronquite, resfriado, derrame, otite, coqueluche, entre outros. Devido às suas propriedades, esta planta pode auxiliar no tratamento de todas estas condições.

Receita do Chá de Cumaruzeiro:

INGREDIENTES:

1 colher (de sobremesa) de sementes secas da planta;
2 xícara de água.

MODO DE PREPARO:

Leve a água ao fogo e, quando alcançar a fervura, desligue e adicione as sementes secas da planta. Deixe esfriar por alguns minutos e tome duas vezes ao dia.

Das sementes cruas do cumaruzeiro também é possível extrair um azeite que pode auxiliar no tratamento de ouvidos inflamados, úlceras e ferimentos.

Efeitos Colaterais do Chá de Cumaruzeiro:

O uso do Chá de Cumaruzeiro pode causar vômitos, náuseas, tontura, insônia e cefaleia. Além disso, o uso do Chá de Cumaruzeiro em doses elevadas ou por tempo prolongado pode levar a lesões hepáticas, atrofia testicular e retardo do crescimento.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *