Os 40 Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 40 Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Saúde
4.9 (98%) 10 vote[s]

Os Benefícios do Chá de Alcaçuz que você precisar conhecer. Além disso, de nome científico Periandra mediterranea, o Alcaçuz da Terra é uma planta doce da raiz às folhas, utilizada para diversas finalidades fitoterápicas.

Desde tempos imemoriais, esta planta vem sendo empregada para fins medicinais, especialmente para aliviar sintomas de moléstias inflamatórias.

beneficios do cha de alcaçuz Também conhecido como pau doce, o Alcaçuz da Terra é considerado pela medicina natural como um substituto do Alcaçuz verdadeiro.

Trata-se de um arbusto de pouco mais de um metro de altura, de casca esbranquiçada, que apresenta vagens achatadas, folhas trifolioladas e flores nas cores azul, roxa ou purpúrea.

Outros nomes populares são alcaçuz-do-brasil, raiz doce e alcaçuz-do-cerrado. A raiz do alcaçuz da Terra pode ser usada em forma de chá para tratar uma série de condições de saúde.

Propriedades do Chá de Alcaçuz:

As propriedades medicinais do Chá de Alcaçuz da Terra incluem a sua ação adoçante, antialérgica, anti-inflamatória, antisséptica, antidepressiva, antitússica, espasmódica, tônica pulmonar, laxante suave, resolutiva, expectorante, diurética, demulcente, desintoxicante e descongestionante das vias respiratórias.

Então, confira → Os 40 Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Saúde:

Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Pressão Sanguínea:

Se você sofre de hipotensão, também conhecida como pressão arterial baixa, a natureza estimulante do Chá de Alcaçuz pode elevar sua pressão arterial para níveis normais, proporcionando um impulso aos seus níveis de energia e evitando tonturas e fadiga.

No entanto, se você sofre de pressão alta, este chá pode ser uma escolha perigosa para sua saúde geral.

Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Aliviar as Cólicas menstruais:

O Chá de Alcaçuz tem sido tradicionalmente usado para tratar os sintomas da dismenorréia , também conhecido como cólicas menstruais, e também melhorar outros sintomas de PMS, como mudanças de humor e flutuações hormonais.

No entanto, quando consumido em excesso, este chá pode ter os efeitos opostos, então só beba esse chá com moderação!

Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Cuidado Capilar:

Conhecida por suas qualidades hidratantes, o Chá de Alcaçuz versátil pode prevenir a secura do couro cabeludo e evitar a caspa, além de fornecer antioxidantes e minerais ricos ao cabelo , fortalecendo os folículos e melhorando a aparência do seu cabelo.

Este chá também foi elogiado por sua capacidade de parar a perda de cabelo , tanto quando consumido como um chá e quando aplicado topicamente.

Benefícios do Chá de Alcaçuz Impulsionar o Sistema imunológico:

As infecções das vias respiratórias superiores podem ser persistentes e difíceis de superar, mas o chá de raiz de Alcaçuz pode cortar rapidamente o fleuma e o muco, inflamação calmante na garganta e dar ao sistema imunológico um impulso para eliminar a bactéria ou patógeno subjacente.

Os antioxidantes encontrados neste chá também são parte integrante das defesas do corpo contra a doença.

Benefícios do Chá de Alcaçuz por ter Efeito Diurético:

Ao estimular a micção, o Chá de Alcaçuz pode ajudar a desintoxicar o corpo . Isso tem efeitos impressionantes sobre o fígado. A micção elimina o excesso de sais , gorduras, toxinas e água do corpo, aliviando a tensão nos rins e na bexiga. No entanto, uma vez que este chá tem efeitos diuréticos e laxantes, beber demais pode causar desidratação e outros efeitos colaterais negativos.

Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Curar Problemas Respiratório:

O Chá de Alcaçuz encontrou-se eficaz no tratamento do problema respiratório, como catarro brônquico, dor de garganta e mesmo asma.

O fitoquímico contido no Alcaçuz diminuiu a irritação na garganta e produziu efeito expectorante. Isso beneficia que você pode sofrer quando sente um problema com problemas respiratórios.

Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Curar a Hepatite

As propriedades anti-virais e anti-inflamatórias do Chá de Alcaçuz podem ajudar a manter o fígado saudável. Como sabemos que o fígado é um órgão no corpo humano, que é importante na desintoxicação corporal, o componente pioquímico no licor protege o fígado e cura o fígado se ocorrerem danos.

beneficio do cha de alcaçuz O fígado de dano será facilmente infectado pelo vírus da hepatite. Consumir Chá de Alcaçuz pode ajudar a curar a inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite.

Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Tratar PMS:

A síndrome PMS ou pré-menstrual é irritante para as mulheres no período. O fitoestrógeno contido no  Chá de Alcaçuz também possui efeito de estrogênio leve que pode aliviar os sintomas do PMS, como a sensibilidade dos peitos, irritabilidade e inchaço.

Benefícios do Chá de Alcaçuz por Promover o Crescimento do Cabelo:

O Alcaçuz contém hidro-alcoólico que pode promover o crescimento do cabelo. Muitos produtos para cabelo usam extrato de Alcaçuz como medicamento para curar a calvície. Consumir Chá de Alcaçuz também tem quase o mesmo efeito com o uso de extrato de Alcaçuz como remédio.

Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Prevenir Frio e Gripe:

Como mencionado anteriormente, o Alcaçuz contém muitos benefícios para combater bactérias e infecções virais. O resfriado e a gripe são um problema de saúde que causa o vírus da gripe. As propriedades antivirais do Chá de Alcaçuz podem eliminar o corpo do vírus da gripe e reduzir os sintomas do frio.

Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Prevenir o Câncer:

O Chá de Alcaçuz também mostrou ter uma atividade anticancerígena. A glabiridina no Alcaçuz atua como antioxidante, o que pode impedir o dano celular causado por radicais livres.

O componente fenólico do Alcaçuz também é responsável por prevenir a quelação de íons metálicos e doar hidrogênio do que o dano induzido pelo DNA.

O efeito do antioxidante dos flavonóides no Alcaçuz é muito forte e pode ser 100 vezes mais forte do que a atividade antioxidante da vitamina E

Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Controlar do Açúcar no Sangue:

O extrato do Chá de Alcaçuz pode ajudar o organismo a baixar o açúcar no sangue. Estudo recente descobriu que o teor de flavonóides do Alcaçuz, como a glabridina e a amorfruta, tem efeito de redução da glicemia de acordo com um estudo publicado no Boletim Biológico e Farmacêutico.

Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Curar Malaria:

Licochalcone A (um chalcone) presente no Chá de Alcaçuz relatou mostrar uma excelente atividade antipalúdica. Este componente pode inibir o crescimento de plasmodium que está causando malária.

Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Evitar a Cárie Dentária:

A atividade antibacteriana do Chá de Alcaçuz ajuda a remover bactérias dentro da boca, o que pode causar cárie dentária. Um estudo foi conduzido para encontrar a atividade anti bacteriana do Chá de Alcaçuz.

cha de alcaçuzEstudo informou que o extrato de Chá de Alcaçuz tem um efeito antibacteriano significativo contra algumas bactérias patogênicas, incluindo bactérias orais.

 

Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Evitar a Toxicidade dos Alimentos:

Chá de Alcaçuz contém glabridina que possui atividade antifúngica. Este componente pode ajudar a curar a toxicidade causada por várias bactérias contaminadas, como no caso do botulismo.

Então, confira → Outros Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Saúde:

  • Trata inflamações
  • Ameniza infecções
  • Regula a produção hormonal
  • Controla o ph do estômago
  • Combate gastrite
  • Trata úlceras
  • Combate doenças virais
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Elimina toxinas
  • Auxilia no funcionamento dos rins
  • Melhora a qualidade do sangue
  • Trata furúnculos
  • Age como expectorante
  • Diminui a tosse
  • Combate as alergias respiratórias
  • Limpa os pulmões
  • Diminui a sinusite
  • Combate a bronquite
  • Evita a rouquidão
  • Trata dermatites
  • Acaba com o mau hálito
  • Previne infecções urinárias
  • Melhora o funcionamento intestinal
  • Aumenta a fertilidade

Contraindicações do Chá de Alcaçuz:

A raiz de Alcaçuz não é indicada para pessoas com problemas cardiovasculares, problemas renais, gestantes e hipertensos. Isto porque o consumo de altas doses do alimento pode causar o aumento da pressão sanguínea, já que causam uma perda de potássio devido a sua ação diurética.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *