Chá de Cominho – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Chá de Cominho – O que é, Benefícios e Como Usar
4.9 (97.5%) 8 vote[s]

Chá de Cominho – O que é, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, o cominho, que tem o nome científico de Cuminum Cyminum L. é uma especiaria das terras mediterrâneas, que se desenvolveu bastante na parte oriental e no Egito.

A planta, que pertence à família Apiaceae, hoje é bastante cultivada na África do Norte, Índia, nos países do Oriente Médio e até mesmo no México.

O cominho veio de terras do Egito direto para as nossas terras tropicais. Esse percurso foi logo, mas valeu a pena, já que hoje, o cominho é uma das especiarias mais utilizadas na culinária brasileira.

Já o chá do cominho está ganhando popularidade agora, e parece que vem com força total, devido à enorme quantidade de benefícios medicinais que vêm agregados ao seu consumo regular.

Propriedades do Chá de Cominho:

  • taninos;
  • óleos graxos;
  • polissacarídeos;
  • flavonoides;
  • expectorante;
  • diurético.

Benefícios do Chá de Cominho:

O Chá de Cominho também possui diversos benefícios para saúde de quem o consume, entre esses benefícios, estão: tratar bronquite, tratar sinusite, combater o muco, aliviar dores abdominais e cólica, combater a fadiga, entre outros.

As pessoas com problemas urinários, ou com tendência a tê-los, podem utilizar o Chá de Cominho com regularidade. Ele é um dos chás mais indicados nos tratamentos para combater a anemia, o Chá de Cominho se destaca por ser rico em ferro e fácil de fazer.

Não há estudos que comprovem, mas pessoas que usaram o Chá de Cominho dizem que ele é útil no combate a diversos tipos de câncer, além de ser um bom aliado nos tratamentos contra artrite e asma.

Receita do Chá de Cominho:

Quem for utilizar o Chá de Cominho deve ter cuidado para não consumi-lo demais.  Só é aconselhado beber até 200 ml por dia. Mais que isso pode até ser tóxico, apesar de não serem conhecidas contraindicações do chá. Para faze-lo é muito fácil:

INGREDIENTES:

MODO DE PREPARO:

Coloque uma xícara, ou cerca de 200 ml, de água para esquentar;
Amasse as sementes de cominho e coloque numa vasilha;
Desligue o fogo assim que a água começar a ferver e coloque na vasilha;
Tampe a caneca, para o chá repousar, e aguarde 10 minutos para consumi-lo. Não adoce.

Efeitos Colaterais do Chá de Cominho:

Existem relatos de que o Chá de Cominho seja abortivo. Por isso o ideal é sempre antes de qualquer tratamento procurar um médico especialista no assunto.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *