Os 32 Benefícios do Chá de Lavanda Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 32 Benefícios do Chá de Lavanda Para Saúde
4.8 (96.36%) 88 votes

Os Benefícios do Chá de Lavanda que devemos conhecer. Além disso, o Benefício do Chá de Lavanda é desde muito tempos atrás bastante conhecido e aplicado em diferentes casos pela humanidade.
As flores da Lavanda são a principal parte da planta utilizada para dar sabor e aroma a diversos tipos de alimentos, incluindo saladas, molhos, geleias, sorvetes e alguns vinhos e vinagres, embora as folhas também possam ser utilizadas.

A Lavanda, também conhecida como Alfazema, é uma das plantas medicinais mais populares e usadas. Trata-se de um arbusto lenhoso, perene, cujas flores violetas ou azuladas vistosas têm um cheiro agradável que é aproveitado no preparo de aromatizantes e perfumes. O Chá de Lavanda possuem ainda muitos benefícios medicinais poderosos.

Propriedades do Chá de Lavanda:

Este chá age como antiespasmódico, analgésico natural, antidepressivo, anti-inflamatório, antialérgico, antimicrobiano, antisséptico, calmante e, principalmente, antiasmático. Conheça também Os 32 Benefícios do Chá de Lavanda Para Saúde:

1. Benefício do Chá de Lavanda no Combate a Insônia:

Muitas pessoas preferem beber o chá à noite, antes de dormir, pois tem propriedades ansiolíticas e relaxantes. Se você sofre de insônia ou perturbações do sono, uma simples xícara deste chá pode lhe proporcionar uma noite tranquila de sono.

2. Benefícios do Chá de Lavanda Para Aliviar Dores Digestivas:

Por possuir efeito calmante este chá ajuda a aliviar dores digestivas, basta tomar uma xícara depois da refeição, o efeito é sentido minutos depois, evita também a formação de gases intestinais.

3. Benefício do Chá de Lavanda Contra a Constipação:

O conteúdo mineral presente neste chá também ajuda a melhorar a absorção pelo trato digestivo, garantindo que você não sofra de indigestão, constipação, inchaço ou cólicas. Ele também possui qualidades anticonvulsivas e antiespasmódicas que ajudam a sedentar estômagos e regular o movimento peristáltico.

Veja Também: As 5 Dicas Para Tratar a Constipação em Crianças…

4. Chá de Lavanda Combate Doenças Respiratórias:

Este chá possui ação antiespasmódicos que ajuda a combater doenças respiratórias, tais como: asma, bronquite, tosse, catarro e gripes, asfixia, sinusite e resfriados em geral.

5. Benefício do Chá de Lavanda Para Acelerar a Cicatrização:

Este poderoso chá é essencial para limpar, amaciar e acalmar a pele inflamada, reduz a vermelhidão e alivia a coceira causada pela picada de inseto, acelerando a sua cicatrização.

6. Benefícios do Chá de Lavanda no Combate ao Estresse:

As qualidades calmantes deste chá seus componentes ativos o tornam ideal para pessoas que sofrem de estresse crônico e ansiedade.

7. Benefício do Chá de Lavanda na Prevenção da Anemia:

A infusão dele possui uma concentração impressionante de cálcio, ferro, vitamina A e compostos fenólicos, bem como poderosos terpenos, como o linalol que ajudam a combater e prevenir a Anemia.

8. Benefícios do Chá de Lavanda Para Saúde da Pele:

Os mesmos compostos que inibem a ação dos radicais livres e outras doenças crônicas, combatem sinais prematuros de envelhecimento, rugas e inflamação, favorecendo a saúde da pele de forma geral.

9. Beneficio do Chá de Lavandas Para Aliviar a Febre:

Outro benefício espetacular desse chá é que ele ajuda a aliviar a febre, especialmente quando o corpo esta lutando contra vírus ou bactérias.

Veja Também: As 10 Principais Causas da Febre…

10. Benefício do Chá de Lavanda no Combate a Ansiedade:

Desde há antiguidade, ele é amplamente conhecido por seus efeitos de aromaterapia no seu corpo, o que, sem dúvida, aliviará seu estresse e ansiedade em uma fração de segundos.

11. Prevenção de Infecções Bacterianas:

Este chá possui um ótimo benefício para a sessão de relaxamento e aromaterapia, você pode consumi-lo também para curar muitas doenças no corpo causadas por infecções bacterianas.

12. Benefício do Chá de Lavandas na Redução de Dores:

De forma semelhante, o uso deste chá também mostrou-se ter efeitos analgésicos, fazendo com que seu corpo e mente sejam menos sensíveis a estímulos dolorosos.

13. Benefícios do Chá de Lavanda Para Saúde Cardiovascular:

Este chá tem propriedades anticoagulantes e redutoras de colesterol, tornando-se um ótimo tônico para o coração. Ao diminuir os níveis de colesterol LDL, também estará diluindo o sangue, reduzindo significativamente o risco de aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

14. Benefício do Chá de Lavanda no Combate aos Radicais Livres:

Antioxidantes e compostos voláteis presentes nele são capazes de procurar e neutralizar os radicais livres no corpo, que são os subprodutos do metabolismo celular, inibindo a sua ação, para que não prejudiquem o organismo.

15. Benefícios do Chá de Lavanda no Combate a Problemas Menstruais:

Ele age como antiespasmódico e analgésico natural que ajudam a aliviar náuseas, congestão linfática, tosses, dores reumáticas, problemas digestivos e problemas menstruais (neste caso, regula a menstruação).

Veja Também: Os Remédios Naturais Para combater as Cólicas…

16. Benefícios do Chá de Lavanda Para Tratar Inflamações:

Este chá possui uma longa lista de benefícios anti-inflamatórios, incluindo o alívio das dores de cabeça, febre, irritação de pele, dor de artrite e os sintomas de certas doenças articulares.

Outros Benefícios do Chá de Lavanda Para Saúde:

  • Previne Irritações no Estômago;
  • Auxilia no tratamento do Eczema;
  • Relaxar o corpo;
  • Controla a perda de cabelo:
  • Ajuda quem está com flatulências;
  • Alivia dores de cabeça e as temidas enxaquecas;
  • Auxilia no tratamento para gota e depressão;
  • Alivia Picadas de Insetos;
  • Alivia náuseas, congestão linfática;
  • Regenerar a pele;
  • Ajuda na circulação sanguínea;
  • Problemas respiratórios como asma e bronquite têm os seus sintomas aliviados e/ou evitados;
  • Acalma a pele inflamada;
  • Lavanda é capaz de reduzir a ansiedade;
  • Trata peles com acne;
  • Soluciona problemas digestivos.

Efeitos Colaterais:

Esse chá deve ser evitado por crianças, gestantes, lactantes e pessoas com irritações estomacais, como úlceras e gastrites.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *