Benefícios do Chás Alan Costa

30 benefícios do chá de tomilho para saúde!

O chá de tomilho é rico em diversas propriedades que beneficiam a saúde do nosso organismo, nos proporcionando bem estar. De aspecto delicado com uma fragrância penetrante, o tomilho é uma erva que todos deveríamos investigar e apreciar. E com cerca de 60 variedades diferentes incluindo o tomilho francês (comum), o tomilho-limão, tomilho-laranja e tomilho-prateado, esta erva irá certamente apimentar a sua vida.

Além disso, o chá de tomilho é um chá comum e geralmente é usado para diversos fins medicinais entre elas podemos ressaltar o bem que o chá faz no aparelho respiratório, aliviando consideravelmente a tosse e o catarro de quem está resfriado, combatendo a dor de garganta e o possível aparecimento de uma bronquite, e evitando inflamações na garganta  e na boca.

cha de tomilho

chá de tomilho

Propriedades do chá de tomilho:

O chá de tomilho contem muitos nutrientes essenciais importantes para o nosso corpo, como as vitamina A e vitamina C, e também esta relacionada às suas propriedades antiespasmódica, antirreumático, antisséptico, bactericida, cardíaca, carminativa, cicatrizante, diurético, emenagogo, expectorante, hipertenso, inseticida, estimulante, tônico, bem como vermífugo.

Benefícios do chá de tomilho para saúde:

1. Sistema nervoso:

Além disso, este chá é rico em Ácidos graxos que são necessários para a construção de paredes celulares e para a manutenção da estrutura do cérebro, sistema nervoso e seus vasos sanguíneos.

2. Contra o envelhecimento precoce:

O chá de tomilho tem óleos voláteis que protegem seu cérebro, aumentando os ácidos ômega-3 em seu cérebro, mantendo as células saudáveis e retardando o processo de envelhecimento.

3. Aliviar a diarreia:

No entanto, este chá é muito eficaz contra a Shigella sonnei. Esta é uma bactéria que pode causar diarreia, e pode reduzir o número de bactérias Shigella.

4. Contra cólicas intestinais:

O chá de tomilho é útil para obter alívio às cólicas em seu estômago e intestinos. Portanto, isso também é útil para tratar a síndrome do intestino irritável, diarreia e infecções intestinais.

5. Melhorar a circulação sanguínea:

Você pode começar a consumir  este chá regularmente para melhorar a sua circulação sanguínea, pois estudos revelam que propriedades contidas neste chá são úteis para aumentar a circulação sanguínea em seu corpo.

6. Contra má digestão:

O chá de tomilho é recomendado frequentemente por especialistas ervais para ajudar a digestão e aliviar o gás. Portanto, os óleos voláteis no Tomilho podem reduzir o gás e agir como um antiespasmódico para fornecer alívio às cólicas intestinais.

7. Combater o alzheimer

Além disso, este pode reduzir o risco de doença de Alzheimer. Portanto, este chá também contém naringenina, luteolina, apigenina e timonina.

8. Contra o câncer de pulmão:

O chá de tomilho é naturalmente rico em flavonoides, como a vitamina A e betacaroteno. O consumo de Tomilho pode ser útil para proteção contra câncer de pulmão e cavidade oral.

9. Contra infecções:

A vitamina C presente no chá de tomilho é útil para o corpo humano desenvolver resistência contra agentes infecciosos.

10. Contra inflamações:

Além disso, o chá pode combater as bactérias causadora da acne na pele. As ervas como o Tomilho são muito suaves sobre a pele em comparação com outros produtos de pele, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

11. Contra fluidos corporais:

O potássio encontrado no chá de tomilho é um componente vital para nossas células e fluidos corporais. Ele pode controlar a frequência cardíaca e pressão arterial.

cha de tomilho

chá de tomilho

12. Aliviar o estresse:

O Chá pode lhe proporcionar 0,35 mg de vitamina B6 ou piridoxina, que atende 27% da ingestão diária recomendada. A piridoxina ajuda a manter os níveis de GABA em nosso cérebro e, portanto, é conhecido como um aliviador do estresse.

13. Melhorar a visão:

O tomilho tem vitamina A, que é uma vitamina solúvel em gordura e antioxidante. Isto é essencial para as membranas e o muco. Ela também ajuda a controlar a saúde de sua visão.

14. Saúde do cérebro:

Além disso, Beba uma xícara de chá de tomilho, pois tem timol, que é um potente antioxidante. Isso aumenta o nível de ácidos graxos ômega-3 e gorduras saudáveis em suas células cerebrais. No entanto, ele também pode fornecer proteção contra mudanças relacionadas à idade em suas células cerebrais.

15. Contra a bronquite:

Tome uma xícara de chá  se você tiver um resfriado ou tosse. Isso é útil para tratar a bronquite e aliviar a tosse. Isso também é usado em muitas preparações à base de plantas por seus efeitos relaxantes e broncodilatadores.

16. Inibir a Coagulação de Sangue

2 colheres de tomilho seco podem lhe proporcionar 19,8% do valor diário recomendado de ferro. Além disso, o chá de tomilho também é a melhor fonte de vitamina K que é essencial para reduzir a coagulação do sangue.

17. Como energético natural:

O chá de tomilho pode energizar seu sistema corporal e produzir um efeito fortificante em seu sistema nervoso. Isso pode tratar a exaustão física e mental, tensão, ansiedade, pressão e depressão.

18. Mantem a mente saudável:

Além disso, este chá  está sendo usado desde os tempos mais antigos para manter uma mente saudável favorecendo a saúde do cérebro.

19. Aumentar a longevidade:

A ciência moderna revelou que o chá de tomilho pode atuar como um tônico energético e um auxílio para a longevidade. Óleos voláteis de presentes no tomilho têm fenóis antioxidantes e flavonoides, juntamente com vitaminas e minerais. Portanto, estes compostos protegem seu DNA contra danos oxidativos.

20. Contra os radicais livres

Uma vez que chá de tomilho age como um antioxidante poderoso, ele protege o organismo de danos causados devido aos radicais livres.

Veja no vídeo abaixo outros Benefícios do Chá de Tomilho Para Saúde:

Outros benefícios:

  • Age como bebida antisséptica para curar cortes e úlceras na boca.
  • Propriedades anti-fúngicas e, por isso, é um bom remédio para tratar o sapinho e o pé de atleta.
  • Limpar o excesso de ácidos úricos em seu sistema.
  • Aliviar a artrite e gota.
  • Diminuir a febre causada devido à transpiração.
  • Tem propriedades antissépticos e antibiótico, que são úteis para tratar frio, tosse ou uma dor de garganta.
  • Pode restabelecer a população bacteriana normal em seu intestino.
  • Tem muitos princípios ativos que podem prevenir doenças e problemas de saúde.
  • Além disso, ele aumenta os níveis de progesterona no organismo, que funciona como um tratamento natural dos miomas.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.