Os 11 Benefícios do Chá de Capim Santo Para Saúde

Os 11 Benefícios do Chá de Capim Santo Para Saúde

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Cura Natural

Benefícios do Chá de Capim Santo Para Saúde que você desconhece. Alem disso, Cientificamente chamado de Cymbopogon citratus, o capim santo pertence à família Gramineae. Ele também é conhecido como capim-limão ou capim-cidreira em algumas regiões do Brasil. Sua origem é na Índia e ele é considerado uma erva, podendo atingir até dois metros de altura. Seu desenvolvimento se dá em áreas tropicais e em climas mais quentes.

Por isso, ele é largamente encontrado no Nordeste do Brasil e também no Norte. Mas, em geral, é possível encontrar o capim santo em todas as regiões do nosso país.

O que é capim-santo:

O capim-santo, também conhecido como capim-limão ou capim-cidreira (por ser comumente confundido com a erva-cidreira), é uma planta medicinal pouco conhecida mas com inúmeros benefícios para nossa saúde e bem estar, é originária da Índia, amplamente cultivada em países de clima tropical e subtropical e que se desenvolve bem em praticamente todo o Brasil.

É utilizada principalmente na forma de chá e tem grande uso e aplicação nas indústrias farmacêuticas, alimentícias, de cosméticos e perfumaria, além de ser bastante utilizada também na aromaterapia. Seu óleo essencial é usado em cosméticos, como óleos perfumados, xampus, sabonetes e sabões, desodorizantes, loções, etc.

1. Reduz a pressão Arterial:

O consumo regular do chá dessa planta apresenta excelentes resultados na redução da pressão arterial, diminuindo os riscos de hipertensão, infarto e derrames.

2. Potencializa a Absorção de Vitamina A:

Outra das características dessa planta é que ela é rica em citral, substância que potencializa a absorção de vitamina A, oferecendo muitos outros benefícios ao organismo, tais como:

  • Melhora a saúde dos olhos;
  • Previne o câncer;
  • Inibe os efeitos do envelhecimento;
  • Aumenta as defesas imunológicas;
  • Fortalece os ossos etc.

3. Evita Dores Estomacais:

As substâncias relaxantes do capim santo beneficiam o sistema gastrointestinal, evitando dores e desconfortos estomacais, prisão de ventre, constipação etc.

4. Previne e Ajuda a Tratar Infecções:

Devido às propriedades antibacterianas e antifúngicas dessa planta, ela consiste em um excelente remédio natural no combate a infecções causadas por bactérias e fungos.

5. Promove a Desintoxicação do Organismo:

Uma das características dessa planta consiste no efeito diurético, promovendo uma faxina nos rins e no fígado, órgãos que naturalmente sofrem mais os efeitos do acúmulo de toxinas no organismo. Dessa forma, o consumo regular do Chá de Capim Santo evita infecção e pedra nos rins, infecção na bexiga, doenças hepáticas etc.

6. Alivia Dores de Cabeça:

Graças a uma substância chamada de citral, o Chá de Capim Santo e o óleo essencial dessa planta aliviam dores de cabeça, dores musculares e até mesmo cólicas, exercendo um poderoso efeito analgésico no organismo.

7. Favorece o Sono:

O efeito calmante do capim santo é um dos grandes aliados para noites revigorantes de sono, contribuindo também para o alívio natural dos sintomas de ansiedade e depressão em estágio inicial. Inclusive, o óleo essencial dessa planta é amplamente utilizado em sessões de aromaterapia e na fabricação de aromatizantes que deixam o ambiente relaxante.

8. Melhora a Saúde da Pele:

A infusão dessa planta estimula a renovação das células da pele e limpeza dos poros, evitando cravos, espinhas e aquele desagradável aspecto ressecado.

9. Previne o Câncer:

Os antioxidantes presentes no capim-limão combatem naturalmente os radicais livres responsáveis por causar diversas doenças, principalmente o câncer.

10. Ajuda a Emagrecer:

Por conter substâncias diuréticas, o Chá de Capim Santo reduz a retenção de líquidos e auxilia no emagrecimento, diminuindo a inflamação das células e favorecendo o funcionamento do metabolismo.

11. Refresca o Hálito:

Em virtude das propriedades naturalmente refrescantes e antibacterianas, o Chá de Capim Santo se apresenta como uma excelente opção para a saúde bucal. Além de refrescar o hálito, essa planta evita uma série de problemas nos dentes e nas gengivas, tais como cáries, tártaro, gengivite, placas bacterianas etc. Para potencializar a ação refrescante do chá, o ideal é consumi-lo gelado.

Contra-indicações e Efeitos Colaterais:

Risco de causar queimaduras caso o local em que houve aplicação direta seja exposto ao sol (assim como a citronela, limão, laranja e outros cítricos);
Em doses excessivas, pode causar sonolência, diarreia, hipotensão arterial, fraqueza e sedação;
É contra indicado durante a gestação, pois pode provocar abortos devido ao relaxamento da musculatura uterina;

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Francisco Silva

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2015. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *