Os 11 Benefícios do Chá de Capim Santo Para Saúde

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Cura Natural

Os 11 Benefícios do Chá de Capim Santo Para Saúde
4.7 (93.13%) 64 vote[s]

Benefícios do Chá de Capim Santo Para Saúde que você desconhece. Alem disso, Cientificamente chamado de Cymbopogon citratus, o capim santo pertence à família Gramineae. Ele também é conhecido como capim-limão ou capim-cidreira em algumas regiões do Brasil. Sua origem é na Índia e ele é considerado uma erva, podendo atingir até dois metros de altura. Seu desenvolvimento se dá em áreas tropicais e em climas mais quentes.

Por isso, ele é largamente encontrado no Nordeste do Brasil e também no Norte. Mas, em geral, é possível encontrar o capim santo em todas as regiões do nosso país.

O que é capim-santo:

O capim-santo, também conhecido como capim-limão ou capim-cidreira (por ser comumente confundido com a erva-cidreira), é uma planta medicinal pouco conhecida mas com inúmeros benefícios para nossa saúde e bem estar, é originária da Índia, amplamente cultivada em países de clima tropical e subtropical e que se desenvolve bem em praticamente todo o Brasil.

É utilizada principalmente na forma de chá e tem grande uso e aplicação nas indústrias farmacêuticas, alimentícias, de cosméticos e perfumaria, além de ser bastante utilizada também na aromaterapia. Seu óleo essencial é usado em cosméticos, como óleos perfumados, xampus, sabonetes e sabões, desodorizantes, loções, etc.

1. Reduz a pressão Arterial:

O consumo regular do chá dessa planta apresenta excelentes resultados na redução da pressão arterial, diminuindo os riscos de hipertensão, infarto e derrames.

2. Potencializa a Absorção de Vitamina A:

Outra das características dessa planta é que ela é rica em citral, substância que potencializa a absorção de vitamina A, oferecendo muitos outros benefícios ao organismo, tais como:

  • Melhora a saúde dos olhos;
  • Previne o câncer;
  • Inibe os efeitos do envelhecimento;
  • Aumenta as defesas imunológicas;
  • Fortalece os ossos etc.

3. Evita Dores Estomacais:

As substâncias relaxantes do capim santo beneficiam o sistema gastrointestinal, evitando dores e desconfortos estomacais, prisão de ventre, constipação etc.

4. Previne e Ajuda a Tratar Infecções:

Devido às propriedades antibacterianas e antifúngicas dessa planta, ela consiste em um excelente remédio natural no combate a infecções causadas por bactérias e fungos.

5. Promove a Desintoxicação do Organismo:

Uma das características dessa planta consiste no efeito diurético, promovendo uma faxina nos rins e no fígado, órgãos que naturalmente sofrem mais os efeitos do acúmulo de toxinas no organismo. Dessa forma, o consumo regular do Chá de Capim Santo evita infecção e pedra nos rins, infecção na bexiga, doenças hepáticas etc.

6. Alivia Dores de Cabeça:

Graças a uma substância chamada de citral, o Chá de Capim Santo e o óleo essencial dessa planta aliviam dores de cabeça, dores musculares e até mesmo cólicas, exercendo um poderoso efeito analgésico no organismo.

7. Favorece o Sono:

O efeito calmante do capim santo é um dos grandes aliados para noites revigorantes de sono, contribuindo também para o alívio natural dos sintomas de ansiedade e depressão em estágio inicial. Inclusive, o óleo essencial dessa planta é amplamente utilizado em sessões de aromaterapia e na fabricação de aromatizantes que deixam o ambiente relaxante.

8. Melhora a Saúde da Pele:

A infusão dessa planta estimula a renovação das células da pele e limpeza dos poros, evitando cravos, espinhas e aquele desagradável aspecto ressecado.

9. Previne o Câncer:

Os antioxidantes presentes no capim-limão combatem naturalmente os radicais livres responsáveis por causar diversas doenças, principalmente o câncer.

10. Ajuda a Emagrecer:

Por conter substâncias diuréticas, o Chá de Capim Santo reduz a retenção de líquidos e auxilia no emagrecimento, diminuindo a inflamação das células e favorecendo o funcionamento do metabolismo.

11. Refresca o Hálito:

Em virtude das propriedades naturalmente refrescantes e antibacterianas, o Chá de Capim Santo se apresenta como uma excelente opção para a saúde bucal. Além de refrescar o hálito, essa planta evita uma série de problemas nos dentes e nas gengivas, tais como cáries, tártaro, gengivite, placas bacterianas etc. Para potencializar a ação refrescante do chá, o ideal é consumi-lo gelado.

Contra-indicações e Efeitos Colaterais:

Risco de causar queimaduras caso o local em que houve aplicação direta seja exposto ao sol (assim como a citronela, limão, laranja e outros cítricos);
Em doses excessivas, pode causar sonolência, diarreia, hipotensão arterial, fraqueza e sedação;
É contra indicado durante a gestação, pois pode provocar abortos devido ao relaxamento da musculatura uterina;

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *