Os 20 Benefícios do Chá de Cravo Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 20 Benefícios do Chá de Cravo Para Saúde
4.7 (93.49%) 43 votes

Benefícios do Chá de Cravo são bem interessantes a saúde. Além disso, o Chá de Cravo possui inúmeras que são de suma importância para saúde do corpo. Esta especiaria é proveniente da Indonésia sendo uma especiaria muito utilizada no preparo de doces. Em alguns casos,também é utilizado como um tempero para dar um sabor especial à comida. Além disso, é claro, ele pode ser usado em forma de chá para ajudar a saúde.Benefícios do Chá de Cravo

Ele é usado como especiaria há séculos, dando um toque especial de sabor e aroma a doces e salgados. O beijinho com um cravinho espetado é um clássico e o presunto com cravinhos faz sucesso na ceia de Natal.

Mas, você sabia que o Syzygium aromaticum (nome científico do cravo) possui inúmeras propriedades medicinais? E que o Chá de Cravo ajuda a emagrecer?

Propriedades Nutricionais do Chá de Cravo:

O cravo possui em sua composição nutrientes que são excelentes para o bom funcionamento do corpo. O eugenol, por exemplo, é uma das substâncias presentes em maior quantidade no Chá é responsável pelo seu aroma. Essa substância já foi motivo de estudos e muitos acreditam que pode prevenir alguns tipos de câncer como o do aparelho digestivo.

Este Chá ainda possui em sua composição vitaminas A, C, K, beta-caroteno, potássio, ferro, magnésio, manganês e selênio. Com isso, é possível ajudar a saúde da pele, dos olhos, dos ossos, do coração e muito mais ao ingerir esse chá.

Então, Confira Os 20 Benefícios do Chá de Cravo Para Saúde:

1. Beneficio do Chá de Cravo Para Ajudar a Limpar o Pulmão:

A bebida também ajuda a limpar o pulmão devido à ação expectorante, sendo excelente para quem está com tosse ou presença de muco. Veja Também: Suco Detox de Aipo e Rúcula Para Limpar os Pulmões

2. Beneficio do Chá de Cravo no Combate a Inflamações:

Consumir o chá ajuda a combater inflamações e abaixar a febre. É excelente para quem sofreu algum tipo de queimadura e esse chá ainda proporciona melhora no sistema imunológico.

3. Beneficio do Chá de Cravo por ser Bom Para a Pele:

Consumir o chá pode melhorar a aparência da sua pele e isso se deve à presença do eugenol que é um antisséptico natural e que ajuda a amenizar as marcas de acne da pele. E lhe Trará Vários Benefícios a sua Pele.

Além disso, o chá possui ação antioxidante, o que evita danos na pele combatendo o envelhecimento precoce. Isso acontece porque os radicais livres são .combatidos, evitando a deterioração precoce das células. Assim, incluir o chá no cardápio pode evitar o surgimento de rugas e marcas de expressão.Benefícios do Chá de Cravo

4. Beneficio do Chá de Cravo Como Remédio natural para Dores de Cabeça:

Esse chá possui ação analgésica e é um remédio natural para dores de cabeça e enxaquecas. Além disso, a bebida pode aliviar dores de dente já que ajuda a causar um alívio muscular.

5. Beneficio do Chá de Cravo por Melhora a Circulação:

Para as pessoas que sofrem com problemas de circulação, incluir o chá na dieta pode melhorar o quadro. o Chá possui propriedades que melhoram o fluxo sanguíneo e purificam o sangue atuando na melhora da circulação.

6. Beneficio do Chá de Cravo na Queima de Gordura:

Para quem busca o emagrecimento investir nessa bebida torna a queima de gordura mais rápida, já que o consumo da bebida acelera o metabolismo. Veja Também: Receita Caseira Para Desintoxicar o Corpo e Queimar Gordura

7. Benefícios do Chá de Cravo no Alivio das Câimbras:

Para quem pratica exercícios e sente espasmos musculares ou câimbras constantemente, o consumo do Chá de Cravo ajuda a aliviar o problema já que a especiaria possui propriedades que protegem os músculos.

8. Chá de Cravo Ajuda a Melhorar a Digestão:

Pessoas que sofrem com problemas de digestão podem fazer o uso do chá em busca de melhora. A bebida age combatendo a indigestão, a prisão de ventre, a náusea e a azia.

9. Benefícios do Chá de Cravo Para Evita o Enjoo:

Para prevenir enjoos, pessoas que costumam ter o problema devem consumir o Chá de Cravo ao menos 30 minutos antes da viagem.

10. Benefícios do Chá de Cravo Para Aliviar a Dor de Dente:

Umedecer um cravinho e aplicá-lo diretamente no dente dolorido é uma antiga forma caseira de tratar a dor de dente. Esse efeito analgésico é provocado pelo eugenol, substância presente em grandes quantidades no chá. Veja Também: Os 5 Remédios Caseiros para Tratar Dor de Dente do Siso

11. Benefícios do Chá de Cravo no Combate a Excesso de Gases:

Este Chá reduz a formação de gases durante o processo digestivo, sendo por isso indicado para tratar a flatulência e os desconfortos por ela causados.Beneficios do Chá de Cravo

12. Benefícios do Chá de Cravo Para Prevenir o mau Hálito:

Esse é outro uso tradicional, cuja eficácia é explicada por suas propriedades antissépticas. Chupar um cravinho ajuda a eliminar e impedir a proliferação das bactérias que causam o mau hálito.

13. Benefícios do Chá de Cravo Para tratar a Gengivite e as Inflamações na Garganta.

Esse benefício também advém das propriedades bactericidas desta especiaria. É aconselhável fazer bochechos e gargarejos com o Chá de Cravo para tratar esses problemas.

14. Benefícios do Chá de Cravo por ser um Poderoso Antioxidante:

Rico em antioxidantes, é um aliado no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Estudos sugerem que ele pode, inclusive, ajudar prevenir o câncer.

15. Auxilia no Tratamento da Candidíase Oral:

De propriedades antifúngicas,o cravinho ajuda a combater a candidíase oral (também conhecida como “sapinho”), utilizando seu chá para fazer bochechos e gargarejos.

Contraindicações do Chá de Cravo:

Gestantes, lactantes e crianças com menos de seis anos devem evitar o uso desse chá, assim como pessoas com doenças neurológicas e problemas gastrointestinais. O uso contínuo do chá ou acima do recomendado pode causar problemas de saúde e irritações cutâneas.

Este Chá pode proporcionar diversos benefícios para a saúde desde que consumido de maneira correta. Na dúvida, consulte sempre o seu médico e,com a devida autorização, você poderá se beneficiar de todas as propriedades que somente uma especiaria tão única poderia oferecer.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *