Início » Benefícios do Chás » Chá de manacá – o que é, benefícios e como usar!

Chá de manacá – o que é, benefícios e como usar!

chá de manacá

O chá de manacá é feito a partir de uma árvore de pequeno porte, podendo chegar a até oito metros de altura chamada manacá. As folhas dessa planta são de formato ovalado, já o cálice é tubuloso, campanulado e os ramos possuem medula amarela. O fruto é uma cápsula semilenhosa com inúmeras sementes. Além disso, dependendo do local onde é encontrada, a manacá pode ser conhecida por vários outros nomes.

Entre os mais comuns, destaque para mercúrio-vegetal, jeratacá, jeratacaca, cangambá, caá-gamba, eratataca e managá.

chá de manacá
chá de manacá

o que é chá de manacá?

Benefícios do chá de manacá para saúde:

1. Não possui cafeína:

O chá de manacá é livre de cafeína, o que pode torná-lo uma boa opção para pessoas grávidas, crianças e pessoas sensíveis à cafeína. Embora a cafeína possa ter alguns benefícios à saúde, nem todos podem consumir cafeína com segurança. Pode interferir no sono, piorar a ansiedade e causar efeitos físicos, como nervosismo e palpitações cardíacas.

2. Baixo teor de taninos

Este chá contém níveis muito baixos de taninos. Além disso, os taninos são compostos naturais presentes em muitos alimentos vegetais, incluindo chá preto, chá verde e vinho tinto. Os taninos interferem na absorção de ferro pelo corpo, particularmente o ferro não heme, que é a forma que vem dos alimentos à base de plantas.

3. Rico em antioxidantes:

Além disso, o  chá de manacá contém vários antioxidantes, com a variedade verde contendo níveis mais altos que o vermelho. Alguns dos  antioxidantes mais notáveis ​​no chá são quercetina e aspalatina.

Os a antioxidantes são importantes para a saúde humana porque impedem os radicais livres de danificar as células do corpo. Os resultados de um estudo com animais sobre o chá sugerem que ele pode melhorar o status antioxidante do fígado.

4. Saúde do coração:

Os  antioxidantes são importantes para um coração saudável, e é por isso que o chá pode proporcionar benefícios cardiovasculares. Também pode manter os níveis de colesterol sob controle.

Como fazer o chá de manacá?

Uma das formas mais comuns de empregar o manacá no tratamento de algumas das doenças citadas acima é através do preparo do chá. Para isso você vai precisar de 200 ml de água filtrada e uma colher de café de raiz seca.

  1. Coloque a água para ferver, em seguida acrescente a parte da planta e desligue o fogo.
  2. Com ajuda de uma tampa, deixe a mistura esfriar por cerca de 10 minutos. Esse tempo é necessário para que a planta libere todas as suas propriedades na bebida.
  3. A indicação é que o consumo do chá de manacá seja ingerido entre duas a três vezes ao dia. Porém, é bom consultar o médico antes.

Efeitos Colaterais:

No entanto, o consumo excessivo tem sido associado a palpitações cardíacas, aumento da ansiedade, problemas de sono e dores de cabeça. Portanto, algumas pessoas optam por evitar ou limitar a ingestão de cafeína. Como o chá é naturalmente livre de cafeína, é uma excelente alternativa ao chá preto ou verde.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário