Chá de Ipê Preto – O Que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Chá de Ipê Preto – O Que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (93.33%) 21 vote[s]

Chá de Ipê Preto – O Que é, Benefícios e Como Usar todas as suas propriedades desse chá que vai trazer vários beneficios para saude. Alem disso, o ipê preto chama a atenção por sua beleza. Apesar do nome, o destaque dessa árvore são suas flores em tons de roxo. Por ser resistente às altas temperaturas, a árvore pode ser vista em lugares secos, como o nordeste e o cerrado brasileiro.

Com nome científico de Tabebuia Avellanedae Lorenz, o ipê preto ou ipê-roxo é muito utilizado nos tratamentos contra as incômodas dores da artrite. Os princípios ativos contidos nela são: flavonoides, saponinas, xilodoína, lapachol, a-lapachol, B-lapachol e cálcio, ferro, silício, cobalto e vitaminas. A árvore pode atingir até 20 metros de altura e o chá pode ser feito da casca, cerne e flores.

Benéficos do Chá de Ipê Preto:

O chá feito a partir da planta possui propriedades que ajudam a tratar problemas como úlceras varicosas, úlceras gastro-entéricas, estomatite, hemorroidas, feridas infectadas, pruridos, dermatoses, escrofulose, coceiras, escabiose, eczemas e psoríase.

Além disso, também ajuda no tratamento da diabetes, inflamações artríticas, cistite, prostatite, doença inflamatória dos rins, corrimento mucoso esbranquiçado ou amarelado, de origem vulvovaginal, gonorreia, inflamações da gengiva e da garganta, aftas e herpes labial.

A planta “milagrosa” também é indicada para quem sofre de afecções hepáticas e cardíacas, neoplasias e problemas imunoestimulantes.

A bebida possui efeitos adstringente, anti-inflamatório, sedativo, analgésico, fungicida, febrífugo, antitumoral bactericida, antivirótica, anti-infeccioso, antidiarreico, febrífugo, cardiotônico, depurativo, hemostático, imuno-estimulante, expectorante e diurético.

Receita do Chá de Ipê Preto:

Ingredientes:

  • 2 Colheres (de sopa) Cascas da Árvore;
  • 1 Litro de Água;

Modo de Preparo:

Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos e depois acrescente as cascas. Após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, com o recipiente tampado, por cerca de 10 minutos. Coe e o chá. Procure ingerir 2 xícaras da bebida pelo menos 3 vezes ao dia.

Efeitos Colaterais do chá de Ipé Preto:

Evite o consumo em excesso da bebida, pois isso pode causar náuseas, vômitos, diarreia, efeito anticoagulativo do sangue e outros efeitos indesejados.

Mulheres que estão em processo de gestação devem evitar o consumo da bebida, pois por ser uma planta com efeito citostático, ela inibe o crescimento ou a reprodução das células.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *