Os 25 Benefícios do Chá de Camomila Para Saúde

Tudo Sobre os Benefícios do Chá de Camomila Para Saúde!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Benefícios do Chá de Camomila que muitos desconhecem. Além disso, o Chá de Camomila é muito rico em nutrientes que beneficiam a nossa pele e todo o corpo em geral. O Chá de Camomila é feito com as folhas e flores da camomila, que tem o nome cientifico Chamomilla recutita, que é uma planta herbácea e aromática.

Benefícios do Chá de Camomila

As folhas e flores da camomila, quando imersas em água quente para preparar o chá, liberam óleos essenciais com propriedades calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, fazendo com que a bebida possa ajudar pessoas ansiosas, quem têm cólicas e inchaço, além de ser boa para pele.

Valor Nutricional do Chá de Camomila:

A camomila é rica em vitamina A, cálcio, potássio, sódio e fósforo, além de ter razoáveis quantias de carboidratos, ferro, magnésio e zinco. A informação nutricional varia de acordo com a quantidade consumida. Contudo, o ideal é que o chá contenha ao menos 100 g da erva.Para que todas essas vitaminas sejam bem aproveitadas pelo organismo, o Chá desta erva deve ser feito em água fervente e consumido imediatamente. Agora que já conhecemos os seu valor nutricional, vamos conferir também os 25 Benefícios do Chá de Camomila Para Saúde e Beleza:

1- O Chá de Camomila Combate o Diabetes:

Estudos revelaram que consumir três xícaras deste chá por dia pode ajudar a melhorar os níveis de glicose no sangue em pessoas que sofrem de diabetes tipo 2. De acordo com as conclusões dos investigadores, a camomila pode ajudar a reduzir os fatores de risco relacionados ao aparecimento da diabetes.

2. Benefícios do Chá de Camomila no Aumento da Longevidade:

De acordo com estudos recentes este chá nos ajuda a viver melhor. Os efeitos de camomila em uma amostra constituída por 1667 indivíduos, entre homens e mulheres. Chegaram a conclusão de que esra erva pode ajudar a reduzir o risco de morte prematura em 29%. Logo, a camomila prolonga a vida.

3. O Chá de Camomila Reduz Inflamações:

Pesquisas revelaram que este chá possui propriedades que ajudam a reduzir a inflamação. Durante séculos, a camomila é utilizada como um anti-inflamatório natural.

4. Benefícios do Chá de Camomila no Combate a Dores de Estômago:

Este chá contém algumas substâncias que impedem o agravamento de distúrbios gastrointestinais. Ele tem um efeito calmante especialmente em relação a azia e dores de estômago.

5. O Chá de Camomila Combate Dores de Cabeça:

Um estudo realizado em 2016 levou em conta o efeito potencial e a ação dos mecanismos de uso tópico deste chá no que se refere a dores de cabeça e enxaquecas. Os pesquisadores especulam que ele pode representar um “novo” remédio para aliviar a dor relacionada à enxaqueca.

6. Benefícios do Chá de Camomila Contra a Insônia:

O chá desta erva é um dos remédios naturais mais conhecidos para dormir e combater a insônia. Preparar uma infusão de camomila é simples. O conselho é comprar as flores secas de camomila na medicina herbal e usar duas colheres de chá por copo.

7. Os Chás de Camomila Aumenta a Imunidade:

Em particular, algumas substâncias presentes neste chá podem aumentar a atividade antibacteriana e estimular as funções do sistema imunológico.

Chá de Camomila

8. Benefícios do Chá de Camomila Para Relaxar os Músculos:

Este chá possui substâncias de efeito que acalmam os nervos e os músculos. Em particular, a infusão de camomila é capaz de aumentar os níveis de glicina presente na urina.

9. O Chá de Camomila Combate a Gripe e Resfriado:

O chá desta erva é considerada um remédio natural útil para apaziguar os sintomas de gripes e resfriados. Especificamente, respirar a infusão de camomila ajudaria a liberar as vias aéreas.

Veja Também: Os 2 Remédios Caseiros Para Tratar Gripe e Resfriados…

10. Benefícios do Chá de Camomila no Alivio de cólicas:

Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou a capacidade da infusão deste chá para aliviar cólicas e dores menstruais. Como já mencionado, a camomila é capaz de relaxar os músculos, pois tem um efeito calmante e relaxante que alivia a dor.

11. Os Chás de Camomila Ajuda a Clarear os Cabelos:

O chá desta erva é usado, por exemplo, no clareamento dos cabelos. Indivíduos que possuem cabelos castanhos e que querem obter uma cor mais clara podem utilizar este chá para fazer enxagues nos fios durante o verão, pois com a ação do sol o cabelo obtém tons mais claros.

Veja Também: Suco Detox de Limão e Laranja Para Pele e Cabelos Saudáveis…

12. Benefícios do Chá de Camomila Para Saúde da Pele:

Estudos relatam que este chá apresenta em sua composição certas propriedades que são benéficas para a pele. Por isso, a camomila é utilizada para fabricar cremes ou cataplasmas caseiros que são excelentes auxiliadores no processo de regeneração dos tecidos.

13. O Chá de Camomila Combate os Radicais Livres:

Este chá possui grande efeito antioxidantes no organismo, o que ajuda aumentar a defesa do nosso corpo, inibindo a ação dos radicais livres.

Benefício do Chá de Camomila

14. Benefícios dos Chás de Camomila na Redução de Inchaços:

Esta infusão contém camazuleno, um composto químico que auxiliaria na redução do inchaço.

15. O Chá de Camomila Favorece a Perda de Peso:

O chá desta erva também possui ação benéfica no fígado, ajudando na eliminação de gordura, o que também beneficiaria pessoas que querem emagrecer – quando aliado a uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos.

Veja no vídeo abaixo, outros Benefícios do Chá de Camomila Para Saúde e Beleza:

Outros Benefícios do Chá de Camomila Para Saúde e Beleza:

  • Melhora os Níveis de Glicose no sangue.
  • Alivia Distúrbios Gastrointestinais.
  • Combate a enxaqueca.
  • Alivia Espasmos musculares.
  • Diminui a hiperatividade.
  • Age como Calmante natural.
  • Alivia o estresse.
  • Auxilia no combate à ansiedade.
  • Reduz as cólicas menstruais.
  • Promove Relaxamento.

Efeitos Colaterais do Chá de Camomila:

Mulheres gestantes não devem tomar o chá, pois ele pode causar danos ao feto, chegando até ao aborto; pessoas que utilizam remédios para tratamento de trombose não devem tomá-lo porque ele aumenta o risco de hemorragia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *