Chá de Passiflora – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Chá de Passiflora – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (95.38%) 13 vote[s]

Chá de Passiflora O que é, Benefícios e Como Usar que precisamos saber. Além disso, é muito provável que a maioria de nós já conheça os benefícios calmantes e relaxantes do Maracujá, mas hoje veremos que a planta que dá origem a este fruto, a passiflora, é igualmente ou muito mais benéfica contra o estresse, depressão, e também acalma e relaxa o corpo e mente.

Chá de PassifloraA passiflora, gênero botânico pertencente à família Passifloraceae com mais de 500 espécies de plantas, é rica em alcaloides indólicos e flavonoides. Não apenas o seu fruto é medicinal, mas suas folhas e raízes possuem maracujina, passiflorina e calmofilase, princípios ativos muito utilizados como sedativos, antiespamódicos, antiinflamatórios e depurativos.

O que é Chá de Passiflora?

O chá de passiflora é feito a partir da passiflora ou seja, da flor de maracujá. E é uma ótima alternativa ao suco da fruta, pois mantém muitas das propriedades medicinais contidas nela, e pode ser tomado a qualquer hora do dia.

Além de ser usado como auxiliar nos tratamentos contra insônia e ansiedade o chá de passiflora é tão potente que seu uso atualmente anda sendo combinado com outros procedimentos para acabar com o vício das drogas e do alcoolismo. Agora, veja Os Benefícios do Chá de Passiflora Para Saúde:

Possui Ação Calmante:

O chá de passiflora estimula a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e sensação de bem-estar. Por isso, a planta é benéfica em casos de insônia.

Previne a Depressão:

O chá de passiflora ajuda a evitar a depressão devido à sensação de bem-estar que ela proporciona. Seus componentes químicos primários, calcalóides e flavonoides agem de forma relaxante e antidepressiva no organismo.

Melhora a Concentração:

Ao proporcionar maior sensação de bem-estar e relaxamento, a pessoa consegue alcançar maior estado de concentração.

Boa Contra Infecções:

O chá de passiflora possui ação antibactericida, por isso ela é uma aliada

Boa Contra a Doença de Parkinson:

Acredita-se que a presença dos alcaloides harmina e harmalina, possam ser eficazes contra o Mal de Parkinson, porém ainda não há detalhamento dos mecanismos.

Controla a Pressão Arterial:

As harmalas, substâncias presentes na passiflora inibem o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Acredita-se que estes compostos também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial.

Outros Benefícios do Chá de Passiflora Para Saúde:

  • Antidepressivo;
  • Antiespasmódica;
  • Analgésica;
  • Calmante;
  • Hipotensora;
  • Relaxante;
  • Sedativa.

Como Preparar Chá de Passiflora:

Chá de Passiflora

Ingredientes:

  • 2 colheres (chá) de passiflora.
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de Preparo:

  • Coloque a passiflora na água fervente e deixe a mistura repousar por 10 minutos.
  • Coe e beba o chá de passiflora até 3 vezes por dia, sendo a última vez, de preferência, 2 horas antes de dormir.

Ele ajuda a relaxar, a ter uma noite de sono mais tranquila, com descanso do corpo como ele deve ser. Principalmente se você tomar um banho quente depois de ingerir o calmante natural. Isso potencializa o efeito da bebida.

Contraindicações e Efeitos Colaterais do Chá de Passiflora:

A principal consequência do chá de passiflora é o aumento considerável da sonolência. Mas ela também pode provocar distúrbios na visão.

Ela é contraindicada para pessoas com hipotensão arterial (pressão baixa).

Compostos feitos com chá de passiflora, em geral, podem ser usados por gestantes, crianças e idosos, sempre sob orientação de um médico.

Porém, indivíduos que já tomam calmantes e sedativos devem evitar a chá de passiflora, pois a ação dos medicamentos é intensificada e o ritmo cardíaco pode cair.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *