Chá de Noz-Moscada – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Chá de Noz-Moscada – O que é, Benefícios e Como Usar
5 (100%) 6 vote[s]

Chá de Noz-Moscada – O que é, Benefícios e Como Usar de forma segura e saudável. Além disso, A noz-moscada é obtida do fruto da moscadeira (Myristica fragans), uma árvore que pode chegar alcançar 20 metros de altura, nativa da região da Indonésia e que é cultivada em região de clima tropical e úmido do mundo inteiro. Composta majoritariamente por gorduras e óleos essenciais, a noz-moscada é mais conhecida como condimento, devido ao seu aroma e sabor característicos, sendo bastante utilizada no preparo de diversas receitas culinárias. Além disso, esta semente também é usada medicinalmente e traz muitos benefícios para a nossa saúde, na forma de chá.

Os Benefícios do Chá de Noz-moscada:

O chá de noz-moscada pode contribuir com o emagrecimento ao melhorar a digestão e eliminar impurezas do organismo.Confira Os Benefícios do Chá de Noz-Moscada:

  • O chá de noz-moscada mostrou atividade antioxidante, reduzindo a formação de novos vasos sanguíneos e inibindo o crescimento de células cancerígenas;
  • O chá de noz-moscada é fonte de minerais como o manganês e o cobre, que são usados pelo organismo como cofatores das atividades de enzimas antioxidantes;
  •  Chá de noz-moscada possui propriedades antibacterianas, agindo sobre a proliferação e produção de toxinas de determinadas bactérias. Por isto, a noz-moscada também é utilizada pela indústria na produção de sabonetes, pastas de dente e cosméticos.
  • Auxilia nos casos de asma;
  • Alivia as cólicas de intestino e estômago;
  • Previne a formação de gases estomacais;
  • Fortalece o estômago prevenindo mal-estar.

Como Preparar o Chá de Noz-Moscada?

Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo chá de noz-moscada, basta seguir a seguinte receita:

INGREDIENTES:

  • ½ noz-moscada;
  • 1 litro de água;
  • Mel para adoçar.

MODO DE PREPARO:

Para aproveitar melhor todas as propriedades da noz-moscada, o indicado é ralá-la antes de preparar o chá. Ferva a água, desligue o fogo e acrescente a semente ralada. Deixe a mistura descansar por 3 minutos. Após este tempo, coe o chá, utilizando uma peneira bem fina.

A posologia é de 1 xícara deste chá pela manhã ou antes de dormir, nos casos de insônia.

Contra Indicações do Chá de Noz-Moscada:

O chá de noz-moscada não deve ser consumido por mulheres grávidas, lactantes e nem por crianças menores de 2 anos de idade. Em grandes quantidades, o consumo desta especiaria pode ocasionar efeitos adversos à saúde, incluindo intoxicação e alucinações.

O consumo de uma noz-moscada inteira ou 5 gramas do seu pó pode causar descontrole motor, despersonalização e alucinações visuais e auditivas. O consumo excessivo pode incluir outros sintomas como náusea, tontura, palpitações, sudorese e, em casos graves, até o coma.

As preparações culinárias que incluem a noz-moscada dificilmente atinge o limite máximo recomendado, que é de até 2 colheres de chá para um indivíduo adulto, mas também depende do peso, idade e susceptibilidade individual.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *