Benefícios do Chás Alan Costa

14 benefícios do chá de maracujá para saúde!

chá de maracujá irá aquecê-lo e deixá-lo mais leve pois ele é um calmante que combate a ansiedade e fará com que durma melhor. São muitas as formas de preparação, podendo usar-se a polpa do fruto, as suas folhas ou até a sua flor, a passiflora.

O brasileiro conhece muito bem os maracujás, pois tem o hábito de consumir essa fruta regularmente tanto em forma de sucos quanto de sobremesa. Além disso, as  propriedades calmantes que ele possui e seu sabor um tanto azedo conferem características únicas e fáceis de reconhecer, mas o que poucos sabem é que o chá de maracujá é uma bebida muito agradável que proporciona diversos benefícios a quem o toma regularmente.

O fruto em si possui poucas calorias, são cerca de 70 para uma porção com 100 gramas e é por esse motivo que seu consumo é bastante indicado para quem tem o desejo de emagrecer. Propriedades calmantes e ser uma ótima opção para quem quer perder peso são somente dois benefícios que ele apresenta.

cha de maracuja

chá de maracujá

Benefícios do chá de maracujá para saúde:

1. Fonte de nutrientes:

O chá de maracujá contém ainda boas quantidades de sais minerais como o cálcio, o ferro, o sódio e o fósforo. Possui também muitas vitaminas como a vitamina A, vitamina B1 e Vitamina C. Sendo uma ótima fonte de nutrientes essenciais.

2. Melhora o sistema imune:

Outro benefício que a presença da vitamina C no chá de maracujá consegue proporcionar. Esse nutriente ajuda a aumentar as defesas do nosso organismo fazendo com que o corpo produza mais células de defesa ele é excelente para combater gripes e resfriados no inverno.

3. Benéfico para o coração:

O chá de maracujá combate o colesterol ruim, reduzindo-o no organismo. Se você adicionar as sementes ao chá das folhas, terá também uma boa quantidade de ácidos graxos, gorduras consideradas saudáveis ao nosso coração.

4. Faz bem para a visão:

Já te disseram que tomar chá de maracujá ajuda a melhorar a visão? Os problemas de visão estão se tornando mais comuns a cada dia, especialmente por causa da quantidade de horas que passamos em frente às telas do computador, smartphone ou tablets.

O fato do chá ter vitamina A é o que lhe confere essa importante propriedade. Quando essa vitamina entra no nosso organismo, ela aumenta a síntese de uma substância chamada de rodopsina, uma proteína que nos auxilia a enxergar em ambientes escuros.

5. Ajuda no controle da pressão arterial:

Quem é hipertenso, deve incluir o chá de maracujá na rotina. Um dos nutrientes que auxilia no controle da pressão arterial é o potássio, que é encontrado em grandes níveis nos maracujás.

No entanto, o potássio serve para equilibrar os níveis de sódio (sal) dentro do corpo. Assim, a quantidade de líquido que fica dentro dos vasos diminui, consequentemente, a pressão também.

6. Ajuda a diminuir as ondas de calor na menopausa

Um dos benefícios do chá de maracujá é para as mulheres que estão passando pela menopausa. Além disso, devido ao fato de conseguir amenizar as ondas de calor pelo corpo características desta fase.

7. É um agente antioxidante:

O chá de maracujá apresenta uma substância antioxidante e em grande quantidade: a vitamina C. É uma taxa bastante considerável já que uma fruta de tamanho grande consegue oferecer 50% do que precisamos desse nutriente diariamente.

Além disso, o nosso corpo precisa muito dos agentes antioxidantes do chá de maracujá porque eles são responsáveis por eliminar os radicais livres. Estes, por sua vez, são causadores de doenças, sendo que algumas são graves, como o câncer, por exemplo. Os radicais conseguem modificar a estrutura do DNA e assim, as células passam a replicar outras já defeituosas.

8. Atua como anti-inflamatório e analgésico:

Além disso, o chá de maracujá possui outras propriedades medicinais ao nosso organismo. Portanto, ele tem efeito anti-inflamatórios e analgésico, sendo capaz de aliviar certas dores e desconfortos no corpo.

9. Auxilia no tratamento de doenças:

Estudos apontam que o chá de maracujá, atua como auxiliar no tratamento de algumas doenças como o vício em drogas e o alcoolismo. Neste chá existem substâncias que reagem com o sistema nervoso central, atuando como antidepressivas. Além disso, ele também é utilizado nos tratamentos contra insônia e ansiedade.

cha de maracuja

chá de maracujá

Pacientes com pressão alta e sintomas agudos de estresse também têm benefícios e podem se sentir melhores e dispostos tomando o chá de maracujá. Portanto, consuma este chá pois ele também pode ajudar no combate à anemia, devido a ser rica fonte de ferro.

10. Auxilia no emagrecimento:

O chá feito com as suas folhas é uma ótima alternativa para o emagrecimento. Os benefícios do chá de maracujá para o emagrecimento são muitos. Pois as suas folhasmantêm muitas propriedades medicinais. Reduz a ansiedade e assim diminui compulsão em comer, pode ser tomado a qualquer hora do dia, amenizando a fome.

O chá ainda é de baixa caloria. Também é rico em antioxidantes e substâncias desintoxicantes, que ajudam a eliminar as toxinas e inchaços do corpo. Além de melhorar a digestão o que auxilia na eliminação dos bolos fecais.

11. Melhora a digestão:

Além disso, ele também ajuda no funcionamento do sistema gastrointestinal, a presença de fibras ajuda no equilíbrio da flora intestinal. As fibras ainda ajudam a melhorar as condições ósseas em idosos.

12. Ajuda no controle da diabetes:

O consumo regular de chá de maracujá auxilia na redução da quantidade de glicose no sangue. Seu baixo incide glicêmico e suas propriedades mantêm os picos de insulina sob controle atuando também como um “bloqueador” de gorduras. Portanto, adicione a sua casca ao chá, temos a presença da insulina que é uma aliada aos diabéticos.

13. É um vermífugo natural:

Além disso, as sementes e o chá podem atuar como vermífugo para crianças que vivem em contato com o chão e também colocando objetos na boca.

14. Ajuda a relaxar:

Quando ingerimos o chá de maracujá nosso corpo experimenta momentos de profundo relaxamento. Nos ajudando a combater o estresse e o nervosismo. Então se você é uma pessoa muito agitada, um dos benefícios do chá é ajudar a acalmar sem a necessidade de remédios mais fortes.

Receita de chá de maracujá:

Ingredientes:

– 3 copos de água;
– 1 maracujá médio;
– 1/2 cm de gengibre;
– 1 pedaço médio de canela;
– 2 colheres ( de sopa) de açúcar;

Modo de preparo

  1. Queime o açúcar com o gengibre picadinho até formar um caramelo.
  2. Adicione a água e a canela.
  3. Deixe ferver até reduzir a água para umas 2 xícaras.
  4. Adicione a polpa do maracujá ( sementes e caldo), deixe ferver mais um pouco e coe.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.