Benefícios do Chás

Chá de Noz-Moscada: Benefícios, receitas e contraindicação

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 18/08/2023)
quais os benefícios do chá de noz-moscada?

O chá de noz-moscada é um pouco diferente, pois embora existam alguns benefícios úteis para a saúde, também existem alguns efeitos colaterais sérios. Além disso, A noz-moscada é obtida do fruto da moscadeira (Myristica fragans), uma árvore que pode chegar alcançar 20 metros de altura, nativa da região da Indonésia e que é cultivada em região de clima tropical e úmido do mundo inteiro.

Composta majoritariamente por gorduras e óleos essenciais, a noz-moscada é mais conhecida como condimento, devido ao seu aroma e sabor característicos, sendo bastante utilizada no preparo de diversas receitas culinárias. Além disso, esta semente também é usada medicinalmente e traz muitos benefícios para a nossa saúde, na forma de chá.

Quais os Benefícios do Chá de Noz-Moscada?

O chá de noz-moscada pode contribuir com o emagrecimento ao melhorar a digestão e eliminar impurezas do organismo.Confira Os Benefícios do Chá de Noz-Moscada:

  1. Mostrou atividade antioxidante, reduzindo a formação de novos vasos sanguíneos e inibindo o crescimento de células cancerígenas;
  2. É fonte de minerais como o manganês e o cobre, que são usados pelo organismo como cofatores das atividades de enzimas antioxidantes;
  3. Possui propriedades antibacterianas, agindo sobre a proliferação e produção de toxinas de determinadas bactérias. Por isto, a noz-moscada também é utilizada pela indústria na produção de sabonetes, pastas de dente e cosméticos.
  4. Auxilia nos casos de asma;
  5. Alivia as cólicas de intestino e estômago;
  6. Previne a formação de gases estomacais;
  7. Fortalece o estômago prevenindo mal-estar.

Como preparar o chá de noz-moscada?

Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo chá, basta seguir a seguinte receita:

INGREDIENTES:

  • ½ noz-moscada;
  • 1 litro de água;
  • Mel para adoçar.

MODO DE PREPARO:

  1. Para aproveitar melhor todas as propriedades da noz-moscada, o indicado é ralá-la antes de preparar o chá. Ferva a água, desligue o fogo e acrescente a semente ralada. Deixe a mistura descansar por 3 minutos. Após este tempo, coe o chá, utilizando uma peneira bem fina.
  2. A posologia é de 1 xícara deste chá pela manhã ou antes de dormir, nos casos de insônia.

Contraindicações:

O chá de noz-moscada não deve ser consumido por mulheres grávidas, lactantes e nem por crianças menores de 2 anos de idade. Em grandes quantidades, o consumo desta especiaria pode ocasionar efeitos adversos à saúde, incluindo intoxicação e alucinações.

O consumo de uma noz-moscada inteira ou 5 gramas do seu pó pode causar descontrole motor, despersonalização e alucinações visuais e auditivas. O consumo excessivo pode incluir outros sintomas como náusea, tontura, palpitações, sudorese e, em casos graves, até o coma.

As preparações culinárias que incluem a noz-moscada dificilmente atinge o limite máximo recomendado, que é de até 2 colheres de chá para um indivíduo adulto, mas também depende do peso, idade e susceptibilidade individual.

Sair da versão mobile