Berinjelinha – O que é , Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Berinjelinha – O que é , Benefícios e Como Usar
4.6 (91.11%) 9 vote[s]

Berinjelinha ou mini berinjela e berinjela baby, é um vegetal muito nutritivo pois é rico em vários nutriente para a saúde. Além disso, os benefícios da Berinjelinha podem ser aproveitados por todos, pois esse vegetal pode ser encontrado facilmente e pode ser consumido de varias formas.

A Berinjelinha é um legume rico em vitaminas (principalmente a B5) e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e fibras. Ela é famosa, principalmente, por combater o colesterol. Embora a ela seja um vegetal muito popular, poucas pessoas realmente conhecem os poderosos benefícios da Berinjelinha para a saúde.berinjelinha

Berinjelinha ou Beringelinha  para os nossos irmãos portugueses, é um vegetal muito apreciado na culinária mundial. Originária da China, foi introduzida pelos árabes na Europa durante a Idade Média e provavelmente pelos espanhóis no Novo Mundo.

O que é a Berinjelinha:

Berinjelinhas muito pequenas, de coloração muito roxa, que cabe, na palma da mão. Seus benefícios para o organismo são os mesmos que a Berinjela comum, ou seja, rica em vitaminas e sais minerais. Seu uso é indicado principalmente no preparo de conservas. Então confira a seguir os Benefícios da Berinjelinha Para Saúde:

1. Benefício da Berinjelinha Para Saúde dos Rins:

Outra ação do hormônio Aldosterona é o balanço do sódio e do potássio no sangue. Quando existe uma diminuição ou aumento excessivo da Aldosterona no corpo, ocorre um desequilíbrio destes minerais.

Com efeito direto, sobre a pressão arterial e sobre o sistema diurético. Como veremos abaixo, os oxidantes existentes neste vegetal atuam no equilíbrio do ACE, o que traz benefícios sobre os rins.

2. É Rica em Antioxidantes:

A casca da Berinjelinha deve sua coloração arroxeada aos flavonoides chamados de antocianinas. Elas protegem nosso organismo de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, infecções virais e obesidade, devido a sua ação antioxidante, que protege o DNA das células e evita inflamações.

Ao que tudo indica e alguns estudos comprovam, quando a farinha de Berinjelinha é feita com a casca, ela preserva esses nutrientes, colaborando dessa forma para a nossa saúde.

3. Benefícios da Berinjelinha para Prevenção do Câncer:

A Berinjelinha é rica em tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas. Além disso, as fibras fazem com que ocorra uma redução do risco de câncer de cólon.

efeitos colatarais da berinjelinha

A sua casca contém diversos fitonutrientes que ajudam na inibição do crescimento de células cancerosas, restringindo os danos dos radicais livres.

As Berinjelinhas são também conhecidos por conter ácido clorogênico que impede mutação do DNA e também tem propriedades anticancerosas.

4. Aumenta a Imunidade:

Ao estimular as bactérias do intestino, as defesas do nosso corpo também são reforçadas, já que 60% das imunoglobinas estão nele.

Além disso os ácidos graxos de cadeia curta resultantes da digestão das fibras impedem com que bactérias ruins do intestino se transportem para a corrente sanguínea, evitando que elas infectem o corpo todo.

5. Benefícios da Berinjelinha no Emagrecimento:

Cada 100 g contêm apenas 20 kcal e, por isso, ela é muito utilizada em dietas para emagrecer e em refeições vegetarianas de baixa caloria.

A Berinjelinha é um alimento rico em fibras e possui bastante água em sua composição (cerca de 90%). Desta forma o seu consumo promove maior sensação de saciedade ao corpo.

Uma boa dica do uso deste poderoso legume para a saúde do seu corpo e principalmente para o emagrecimento, é o consumo diário da farinha e da água de Berinjelinha.

Aqui vai mais um benefício da Berinjelinha, pois ela é um alimento de baixa caloria e isento de gorduras.

6. Melhora o Funcionamento do Intestino:

O mesmo gel formado pelas fibras também ajuda o bolo alimentar a transitar melhor, aprimorando o trânsito intestinal.

Além disso, elas têm uma função prebiótica: as fibras sofrem fermentação completa ou parcial no intestino grosso, que é realizada por bactérias benignas, o que estimula o crescimento da microbiota (flora intestinal) e incentiva uma atividade intestinal saudável.

o qu e a berinjelinha

7. Berinjelinha Para o Controle do Colesterol e Saúde do Coração:

Este é um benefício da Berinjelinha um pouco controverso, pois existe estudo que á compara com uma droga chamada Lovastatina. Neste estudo, que durou 6 meses, ela não obteve resultados semelhantes ao uso da droga sintética.

Em contrapartida estudos realizados pela USP (Universidade de São Paulo), revelam que a ela é eficaz no tratamento do colesterol sanguíneo alto. Mesmo sem uma posição unânime ou comprovação científica final, fica aqui uma dica:

A Berinjelinha é um alimento isento de colesterol e de gorduras saturadas. O antioxidante chamado Nasunin pode auxiliar na redução do nível de colesterol LDL (mau) do sangue, quando em paralelo a uma dieta equilibrada.

Além disso, as grandes quantidades de fibras presentes neste vegetal ajudam a restringir a absorção do colesterol pelo corpo.

8. Combate o Diabetes:

Por ser rica em fibras solúveis, ela têm apresentado resultados positivos em relação a tolerância à glicose, redução de hiperglicemia pós-prandial e taxa secretória de insulina em indivíduos diabéticos.

Isso porque estas fibras reduzem a absorção da glicose durante a digestão, por formarem um gel que envolve o bolo alimentar.

Como Usar a Berinjelinha:

Berinjelinha ao Forno

Ingredientes:

  • 2 Berinjelinhas
  • 2 colheres (sopa) de vinagre branco
  • 2 colheres (sopa) de parmesão ralado
  • 200 gr de mussarela ralada
  • 100 gr de molho de tomate
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (sobremesa) de orégano secobeneficios da berinjelinha

Modo de Preparo:

  • Coloque uma panela com bastante água para ferver e acrescente o vinagre e o sal. Corte as Berinjelinha ao meio e coloque na água fervente.
  • Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
  • Escorra e reserve.
  • Em uma fôrma coloque uma camada de Berinjelinha, uma de queijo mussarela, outra de molho, outra de queijo mussarela e mais um pouco de molho.
  • Salpique orégano e leve ao forno médio (180°C) por cerca de 20 minutos. Sirva quente.

Efeitos Colaterais da Berinjelinha:

A Berinjelinha crua contém quantidade significativa de solanina, uma substância que pode provocar graves distúrbios intestinais. Mas esse perigo desaparece rapidamente por meio do cozimento.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *