Benefícios de Legumes e Vegetais

20 benefícios do maxixe para saúde!

beneficio do maxixe

O maxixe é uma hortaliça bastante conhecida das terras brasileiras, principalmente de locais mais quentes onde a planta consegue se desenvolver melhor. Além disso, o benefício do maxixe relacionado ao coração, é um dos seus principais benefícios conhecidos popularmente.

No entanto, por ser um prato tão apreciado e famoso, esse alimento é bastante consumido e consegue oferecer as mais diversas propriedades. Ele faz muito bem para a saúde e, portanto, deve ser consumido com frequência. Além disso, ele tem um valor bastante acessível e é saboroso.

beneficios do maxixe
benefícios do maxixe

Propriedades nutricionais do maxixe

Essa hortaliça é rica em muitos nutrientes, alguns deles são o betacaroteno que também é presente na cenoura, vitaminas do complexo B, vitamina C e os minerais cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e zinco.

Benefícios do maxixe para saúde:

1. Fortalecer o sistema imunológico:

Por apresentar o zinco em sua composição, os maxixes tem papel importante para fortalecer a nossa defesa imunológica, que precisa estar forte para combater vírus e bactérias do dia a dia.

2. Saúde da pele:

No entanto,  a vitamina C presente nos maxixes mantêm a saúde da pele, pois ela age como antioxidante que ameniza as linhas de expressão, e ainda reduz o efeito da celulite.

Veja Também: Os 7 Usos da Hamamélis Para Tratar Problemas da Pele

3. Prevenção da anemia:

Por ser rico em Ferro, essa hortaliça ajuda na prevenção da anemia e ainda auxilia no tratamento da mesma.

4. Aliviar as contrações musculares:

Por ser rico em cálcio, ajuda na prevenção da contração muscular, já que os íons do cálcio regulam o relaxamento e a contração muscular. Logo, comer essa hortaliça auxilia também nos treinos físicos.

5. Tratamento de diabetes:

No entanto, por baixar a glicemia do corpo humano, esse alimento é benéfico para quem tem diabetes tanto do tipo 1, quanto do tipo 2. Essa hortaliça age regulando os picos de açúcar no sangue, e aumentando a produção de insulina.

6. Fonte de magnésio:

O magnésio presente em abundância nos maxixes atuam como mediador em muitos processos digestivos, esse mineral evita problemas como indigestão, vômitos e constipação.

maxixe
maxixe

7. Aumentar a fertilidade:

As funções do zinco no nosso corpo colaboram para uma boa saúde em geral. Além disso, esse mineral presente em abundância nos maxixes, também contribui para a saúde reprodutiva e aumenta a fertilidade de homens e mulheres.

Veja Também: As 6 Principais Causas da Infertilidade

8. Circulação sanguínea:

O sistema circulatório também é contemplado com os benefícios do zinco presente no Maxixe, na presença de bons níveis de zinco, as células do endotélio são mantidas saudáveis e em bom funcionamento.

9. Prevenção de doenças cardíacas:

Esse alimento previne doenças cardíacas, impedindo que os radicais livres danifiquem as paredes das artérias, o que poderia levar à formação da placa. Dessa forma, essa hortaliça auxilia na saúde do coração.

10. Protetor solar:

Além disso, a vitamina C presente nos maxixes protege a pele dos radicais livres que se desenvolvem devido ao excesso de exposição ao sol. Os antioxidantes da vitamina C protegem a pele da radiação ultravioleta e do efeito da exposição solar.

11. Prevenir a asma:

Pessoas com baixo nível de vitamina C presente em abundância nesse alimento, têm uma grande chance de desenvolver asma. A maior ingestão de vitamina C diminuirá a produção de histamina no corpo, a histamina é o que contribui para a inflamação das vias respiratórias.

Veja Também: As 6 Principais Causas da Infertilidade

12. Saúde óssea:

Graças ao cálcio presente nessa hortaliça, esse alimento é participativo na manutenção de ossos, dentes e cartilagem. Além de ser rico em cálcio, esse alimento também possui vitamina D. Essa vitamina também auxilia na manutenção dos ossos.

13. Auxiliar na perda de peso:

Além disso, existem relatos que essa hortaliça ajuda no emagrecimento por causar maior saciedade e reduzir a vontade de comer. Auxiliando dessa forma, as pessoas que estão fazendo dietas para a perda de peso.

Outros benefícios:

  • Os antioxidantes da vitamina C presente nos maxixes, protegem a pele da radiação ultravioleta e do efeito da exposição solar;
  • Além de amenizar as linhas de expressão, esse alimento também ajuda a reduzir o aspecto de casca de laranja da celulite;
  • No entanto,  a vitamina C presente nessa hortaliça, é uma maneira barata e fácil de diminuir o risco de doenças cardíacas e derrames;
  • Boas doses de vitamina D como as presentes nesse alimento, ajudam na absorção do cálcio pelos ossos;
  • O zinco é um mineral presente nesse alimento muito importante para o bom funcionamento de todos os tecidos do corpo e para o metabolismo;
  • Os maxixes são muito úteis para evitar problemas na próstata, e na diminuição dos depósitos de colesterol;
  • Além disso, esse alimento é muito útil nos casos de cálculo renal, hemorroidas, inflamação dos rins e vômito.

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe um comentário