Benefícios de Legumes e Vegetais Alan Costa

30 benefícios da cebola para saúde!

A cebola possui elementos nutricionais importantes para saúde. Além disso, a cebola é um daqueles alimentos que, por estarem tão presentes no nosso dia a dia, acabam não sendo notados pelas suas propriedades nutritivas.

Fonte de uma série de compostos com propriedades medicinais, a cebola não apenas traz benefícios à saúde como também pode ser uma grande aliada de quem está tentando emagrecer ou apenas manter o peso. Portanto, confira alguns dos principais benefícios e também algumas dicas para aproveitar ao máximo todas as propriedades de um dos alimentos favoritos dos brasileiros.

benefícios da cebola

benefícios da cebola

Valor nutricional da cebola:

Pouco calórica e sem gordura ou colesterol, a cebola é uma ótima opção para prolongar a saciedade (são apenas 64 kcal por xícara. Além disso, a mesma porção fornece ainda mais de 100% das nossas necessidades diárias de vitamina C, vitamina B6 e manganês.

O bulbo fornece também uma boa concentração das vitaminas A, E e ácido fólico, dos minerais potássio, sódio e ferro, do antioxidante quercetina e de sulfetos. Portanto, além de ser uma alternativa pouco calórica aos temperos já prontos ricos em sódio, ela também pode ser utilizada para:

  • Facilitar a perda de peso
  • Estimular o funcionamento dos rins
  • Controlar a glicemia
  • Melhorar a circulação
  • Fortalecer o sistema imunológico
  • Evitar o câncer
  • Combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce da pele
  • Estimular a síntese de colágeno

Embora menos famosa que seu companheiro alho, a cebola também merece um lugar de destaque na sua alimentação diária, pois pode trazer uma série de benefícios para a saúde e também para a silhueta.

Benefícios da cebola para saúde:

1. Protege o coração:

A saúde do coração está entre os benefícios da cebola. Devido à presença de fibrinolíticos, a cebola oferece proteção cardiovascular, reduzindo o risco de formação de coágulos sanguíneos.

2. Proteger contra o colesterol:

As Cebolas podem proteger contra o colesterol LDL “ruim”. Eles fazem isso limitando a atividade dos radicais livres prejudiciais nos vasos sanguíneos, reduzindo o estresse oxidativo e melhorando a circulação sanguínea e os níveis de pressão arterial.

3. Reduz  o risco de artrite:

Outro fator que faz parte dos benefícios da cebola, inclui a prevenção de artrite e asma. As cebolas são um ótimo alimento anti-inflamatório, e são uma das melhores escolhas vegetais se você sofre de doenças inflamatórias dolorosas, como artrite ou asma.

4. Previne a anemia:

Outra propriedade é a de antianêmica, afinal, ela nos oferece fósforo, ferro e vitamina E. Desse modo, ajuda o organismo na reposição de sangue e regeneração dos glóbulos vermelhos.

5. Ajuda a aliviar o resfriado:

Por ser rica em vitaminas A e C, ideais para aliviar sintomas de problemas respiratórios, os óleos essenciais que possui, devido ao seu teor de enxofre, dão à cebola a capacidade de diminuir os sintomas de doenças como a bronquite, resfriado e constipações.

cebola

cebola

6. Ajuda a controlar a hipertensão:

Outro elemento que a cebola contém e que exerce influências positivas em nossa saúde é o potássio. Além disso, o  potássio é o responsável pela capacidade que a cebola tem de ajudar na eliminação do excesso de líquidos e diminuição dos riscos de sofrermos de gota, hipertensão e cálculos renais.

7. Propriedades depurativas e diuréticas:

O potássio e o baixo teor em sódio fazem com que a cebola ajude a evitar a retenção de líquidos, liberando as toxinas do organismo. Além disso, é benéfica para os rins e a próstata.

8. Previne doenças do sistema nervoso:

Seu alto teor em vitamina B, potássio, elementos extremamente necessários para a transmissão e geração do impulso nervoso, e o magnésio, que melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular, é ideal para melhorar esse setor de nosso organismo.

9. Mulheres grávidas e crianças:

A cebola é ideal para esse grupo de pessoas. Por quê? A resposta é simples: seu alto teor de folatos ajuda no crescimento e bom desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gravidez.

10. Incrível antioxidante:

A cebola tem poderes antioxidantes. Além disso, o motivo é seu teor em vitaminas A e C, enxofre e flavonoides, tais como a quercetina e a antocianina.

11. Melhoram a asma e inflamações:

A cebola também é um bom antiasmático e anti-inflamatório. Razão? O alto teor em componentes à base de enxofre.

12. Antisséptica:

Se aplicada externamente, a cebola pode atuar como antisséptico natural e é capaz de diminuir inflamações renais.

13. Fontes de vitaminas:

Quando se trata de cebolas crus ou cebolas cozidas, elas são carregadas de benefícios. Além disso, você pode comê-los sempre que quiser – dia ou noite. Os vegetais são uma excelente fonte de vitamina C e B6, folato, ferro e potássio. As cebolas também são ricas em manganês que oferecem proteção contra o resfriado e a gripe.

14. Combatem o câncer e diabetes:

Allium e dissulfureto de alilo, dois fitoquímicos em cebolas, são convertidos em ingestão pós-alicina. Além disso, a Allicin, de acordo com determinados estudos, tem propriedades para combater câncer e diabetes ( 1 ). Portanto, ela também pode reduzir a rigidez dos vasos sanguíneos e baixar os níveis de pressão arterial. Mesmo os outros tipos de cebola, como cebolinha, alho-poró e caçarola têm benefícios semelhantes.

15. Rica em quercetina:

As cebolas também contêm quercetina, outro antioxidante que luta contra a inflamação.Além disso, cozinhar cebolas na sopa não diminui o seu valor de quercetina, mas simplesmente transfere o antioxidante do vegetal para o caldo de sopa.

Confira Neste Vídeo Abaixo ⬇ Os Principais Benefícios da Cebola Para Saúde:

 

16. Contém poderes anagenésicos:

cebolas, quando combinadas com alho, poderiam ter maiores benefícios. Os dois, em conjunto, são conhecidos por serem antidepressivos, analgésicos, anticoagulantes e anti-inflamatórios efetivos.

17. Previnem contra o câncer:

De acordo com um estudo realizado, as cebolas vermelhas são as mais eficazes na destruição de células de câncer de mama e de colon. Estas cebolas possuem altos níveis de quercetina e antocianina dois compostos que contribuem para essa característica.

Além disso, as cebolas ativam os caminhos que provocam as células cancerígenas para se matarem. Eles tornam o ambiente desfavorável para que as células cancerosas se comuniquem, e isso inibe seu crescimento.

18. Promove a digestão saudável:

Os benefícios digestivos das cebolas podem ser atribuídos à inulina, uma fibra presente no vegetal. A inulina atua como fonte de alimento para as bactérias benéficas nos intestinos. Consumir esta fibra ajuda seu corpo a manter bons níveis de bactérias saudáveis. No entanto, os tiosulfinados nas cebolas podem causar danos a essas bactérias benéficas (pois possuem propriedades antibacterianas). Portanto, se você é sensível às propriedades antibacterianas das cebolas, consulte seu médico.

19. Manter a saúde óssea:

Pesquisas preliminares sugerem que as cebolas podem prevenir a osteoporose relacionada à idade. De acordo com pesquisadores suíços, um composto em cebolas brancas (chamado GPCS) pode reduzir a perda óssea. Embora o estudo tenha sido conduzido em ratos, é promissor para humanos.

20. Evitar inflamações e outras alergias:

Já vimos a quercetina (e outros flavonóides) as cebolas podem ajudar a prevenir a inflamação. Além disso, elas também tratam alergias evitando que as células liberem histamina.

21. Ajudam na higiene bucal:

As Cebolas são freqüentemente usadas para prevenir a cárie dentária e as infecções bucais . Mastigar cebolas cruas por 2 a 3 minutos pode matar todos os germes presentes na área oral e em lugares circundantes como a garganta e os lábios.

22. Ajuda a aumentar a imunidade:

Os fitoquímicos presentes em quantidades significativas nas cebolas atuam como estimulantes da vitamina C dentro do corpo. A vitamina C aumenta seu sistema imunológico lutando contra toxinas e vários corpos estranhos que podem levar a doenças e doenças.

23. Aliviar de dor de ouvido:

Algumas gotas de suco de cebola podem ser imensamente benéficas para indivíduos que sofrem de uma dor de ouvido aguda. O som de toque na orelha pode ser curado aplicando suco de cebola através de um pedaço de algodão.

24. Cuidados com a pele:

O suco de cebola misturado com mel ou azeite é o melhor tratamento para tratar sintomas ou sinais de acne. Também é de natureza anti-inflamatória, de modo que os compostos ativos podem reduzir a vermelhidão e o inchaço que é comumente associado com condições de pele como a acne. As cebolas também ajudam a reduzir a dor associada e a inflamação de condições como gota e artrite

25. Trata  a tosse:

Consumir uma mistura igual de suco de cebola e mel pode aliviar dores de garganta e sintomas de tosse.

26. Aumentam o desejo sexual:

Dizem que as cebolas aumentam o desejo de uma vida sexual saudável . Uma colher de sopa de suco de cebola, juntamente com uma colher de suco de gengibre , tomado três vezes por dia, pode aumentar a libido e o desejo sexual.

27. Ajudam a tratam a anemia:

Mesmo as condições anêmicas podem ser melhoradas comendo cebolas juntamente com jaggery e água porque isso contribui para o conteúdo mineral do corpo, especialmente o ferro , que é uma parte essencial da produção de novos glóbulos vermelhos. Portanto, a anemia , também conhecida como deficiência de ferro, pode ser prevenida pela inclusão de cebola em sua dieta.

28. Ajuda a aliviar de dor de estômago:

Cebolas têm propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianos propriedades que aliviam a dor de estômago. Isto é devido às saponinas que podem ser encontradas nelas. Essas saponinas têm capacidades anti-espasmódicas, o que garante que os distúrbios do estômago não continuem e que seus intestinos sejam claros e funcionem suavemente.

Contraindicações da Cebola:

Deve ser evitada por pessoas com estômago sensível, com tendência à formação de gases ou acidez estomacal. Em casos de hipertensão, cardiopatia ou diabetes só deve ser usada sob prescrição e supervisão médica. Doses excessivas podem agravar a hipercloridria e a flatulência intestinal. Pode causar dermatite de contato.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

67 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.