Benefícios de Legumes e Vegetais

21 benefícios da couve para saúde!

beneficios da couve

Os benefícios da couve são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, você sabia que a couve era chamada de “comida de pessoas pobres” devido seu baixo preço e fácil disponibilidade? Este vegetal de folhas verdes tem sido usado desde a época grega e romana por suas propriedades benéficas para a saúde.

Agora, a couve é consumida pelas celebridades famosas para manter sua figura elegante. Este vegetal verde e robusto pertence à família Brassica e é cultivado nos Estados Unidos, no Japão e na Europa. Suas folhas são de cor azul, roxa ou branca, dependendo inteiramente do cultivo. A couve está disponível em mais de 50 variedades.

beneficios da couve
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Valor nutricional:

A couve é chamada da “Rainha dos Verdes” devido seu alto valor nutricional. Além disso, este alimento nutritivo e poderoso é extremamente baixo em calorias. Cada copo fornece apenas 33 calorias. O couve é carregado com nutrientes essenciais e vitaminas.

Contém vitaminas, como vitamina A, B, C, E e K. Uma única porção de couve pode fornecer-lhe a quantidade diária recomendada de vitamina K e 90% do valor diário da vitamina C. Uma porção de couve fornece 335 microgramas de vitamina A, que é 47% do valor diário. O couve também aumenta o valor de cálcio, fósforo e ferro em seu corpo.

Cada copo de couve fornece 1004 miligramas de cobre, o que é mais do que o valor diário recomendado. Além disso, é um dos poucos vegetais de folhas verdes que contém uma quantidade decente de ácidos graxos ômega 3.

Benefícios da couve para saúde:

O couve é amplamente utilizado devido seus benefícios surpreendentes para a saúde. Alguns benefícios populares para a saúde da couve incluem:

1. Conteúdo de alta fibra:

A couve é uma excelente fonte de fibra dietética. Melhora o sistema digestivo e previne a constipação, promovendo os movimentos intestinais diários. Os isotiocianatos na couve se dividem em glucosinolatos, regulando a desintoxicação nas células do corpo. Além disso, desintoxica o corpo, mantendo o fígado e o rim em perfeitas condições.

2. Rico em ferro:

O ferro é necessário para a produção de hemoglobina no sangue. Além disso, ajuda no transporte de oxigênio para outras partes do corpo. O corpo necessita de níveis saudáveis ​​de oxigênio para executar as funções rotineiras.

Os níveis adequados de ferro no corpo também ajudam na síntese de neurotransmissores essenciais, como norepinefrina, dopamina e serotonina.

3. Fortalece o sistema imunológico:

Os altos níveis de antioxidantes na couve fornecem resistência contra os agentes infecciosos, melhorando o sistema imunológico do organismo. Além disso, a vitamina C e sulforafano protegem o corpo contra os danos dos radicais livres.

Um consumo de couve também melhora a produção de glóbulos brancos no organismo, evitando a entrada de vírus e bactérias.

4. Para fortalecer os ossos:

As altas concentrações de cálcio e vitamina K presente na couve fortalecem o osso e impedem a perda óssea. Além disso, a vitamina K é necessária para depositar cálcio nos ossos e mantimento do cálcio fora dos tecidos, evitando a calcificação óssea.

As vitaminas do complexo B combinam com os níveis de homocisteína, prevenindo a possibilidade de fratura óssea. Além disso, os ácidos graxos ômega 3 no couve lubrificam as articulações e mantêm-na flexível, promovendo a flexibilidade das articulações e da cartilagem.

5. Para saúde ocular:

A couve é uma excelente fonte de nutrientes amigáveis ​​aos olhos como carotenóides, zeaxantina, luteína e vitamina A, que protegem os olhos contra os danos dos raios ultravioleta. Além disso, os altos níveis de vitamina A nas folhas de couve previnem a degeneração macular e a catarata nos idosos.

Também promove a produção de roodose, um pigmento que armazena vitamina na retina. Além disso, a zeaxantina é absorvida na retina para executar a função de filtragem de luz, melhorando assim a visão.

6. Possui propriedades anti-inflamatórias:

A couve é de natureza alcalina. Além disso, os altos níveis de vitamina K melhoram a circulação sanguínea, reduzindo assim a inflamação crônica. As propriedades anti-inflamatórias da couve também prejudicam a reação do radical livre no corpo.

7. Previne diabetes:

A couve contém manganês, um nutriente que promove a regulação saudável do açúcar no sangue. Além disso, estudos descobriram que os diabéticos que consomem uma dieta rica em fibras têm níveis mais baixos de açúcar no sangue, lipídios e insulina.

A couve também contém ácido alfa-lipoico, um antioxidante que diminui os níveis de glicose e evita o estresse oxidativo nos diabéticos. Além disso, também diminui neuropatia periférica e neuropatia autonômica nos diabéticos.

8. Para perda de peso:

As folhas de couve compreendem cerca de 80% de água e sem gordura. Além disso, a vitamina C presente hidrata o corpo e aumenta o metabolismo, ajudando na perda de peso. Também estabiliza os níveis de açúcar no sangue no corpo, evitando picos de insulina.

Um nível estável de açúcar no sangue irá manter o peso controlado. Beba um copo, suco de limão e suco de maçã verde para derreter o excesso de gordura do corpo.

9. Prevenção do câncer:

A couve também é benéfica na prevenção da formação de câncer no organismo. Além disso, como quaisquer outros vegetais de folhas verdes, contém clorofila que bloqueia os efeitos cancerígenos das aminas heterocíclicas.

Contém indole 3 carbinol, o que ajuda no aumento do DNA e na diminuição do crescimento das células cancerígenas. Pode prevenir vários tipos de câncer, como câncer de cólon, próstata, ovário, bexiga e mama.

Os compostos de organossulfure presente invadem os isotiocianatos no organismo, promovendo a produção de enzimas destruidoras de câncer. Além disso, também inibe o crescimento de células de câncer de próstata. Além disso, também aumenta o reparo de células saudáveis ​​e bloqueia o crescimento de células cancerosas.

10. Para saúde do coração:

Como mencionado anteriormente, é uma excelente fonte de fibra, que liga os ácidos biliares, reduzindo a lipoproteína de baixa densidade no sangue. Além disso, contém compostos que ajudam na diminuição do risco de doenças cardíacas coronárias.

O potássio na couve regula a pressão sanguínea e a frequência cardíaca contrariando os efeitos negativos do sódio. Além disso, cozida é melhor para diminuir o colesterol no corpo.

11. Para saúde mental:

A vitamina K presente na couve limita o dano neural do cérebro, prevenindo as doenças de Alzheimer e Parkinson. Além disso, sintetiza esfingolípidos, as gorduras que formam a bainha de mielina ao redor dos nervos, contribuindo para um sistema nervoso saudável.

Os ácidos gordos ômega 3 previnem o dano das células cerebrais devido aos altos níveis de açúcar. Além disso, os carotenoides protegem o cérebro do estágio oxidativo, reduzindo a possibilidade de declínio cognitivo nos idosos.

12. Para pele:

Incluir como parte de sua dieta promove não apenas o bem-estar do corpo, como também mantém a pele saudável. Além disso, é uma rica fonte de vitamina A, C, K e fitonutrientes, que são pré-requisito para uma pele saudável e bonita.

13. Rica em vitamina C:

A couve contém altos níveis de vitamina C, o que é muito benéfico para a saúde da pele. Além disso, ajuda na produção de colágeno, o que é necessário para a força e a elasticidade da pele. Os baixos níveis de vitamina C no corpo retardam a produção de colágeno, que enfraquecem a pele e causam lágrimas.

14. Rica em antioxidante:

Os altos níveis de antioxidante nas folhas fornecem uma proteção natural do sol, evitando danos à pele devido à exposição excessiva aos raios do sol. Além disso, luteína, betacaroteno e carotenoides melhoram a elasticidade e a firmeza da pele.

15. É rica em cobre:

O cobre na couve aumenta a síntese da melanina, um pigmento que protege a pele contra o dano do sol. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias também auxiliam no processo de cicatrização de feridas.

16. É rico em vitamina A:

A vitamina A promove o crescimento celular saudável na derme e epiderme da pele. Além disso, os baixos níveis de vitamina A podem afetar adversamente o óleo e as glândulas sudoríparas da pele, levando a uma pele escamosa e seca. A vitamina A repara o tecido por baixo da pele, prevenindo os danos causados ​​pelos radicais livres.

17. Contra o envelhecimento:

A vitamina C e os antioxidantes presente na couve previnem o envelhecimento prematuro e ajudam a torna-lo mais jovem por mais tempo. Além disso, o suco eficientemente desintoxica o corpo e elimina as toxinas, proporcionando-lhe uma pele saudável e brilhante.

18. Para cabelo:

Um cabelo saudável é a marca de uma boa saúde. Cabelos fortes e saudáveis ​​dependem da capacidade do corpo de construir as pontas e folículos adequados. Um bom nível de nutrientes proporciona um melhor ambiente para a construção de cabelos fortes e lustrosos.

A couve, como mencionado anteriormente, é uma potência nutritiva. Além disso, ele contém vários nutrientes essenciais necessários para manter a saúde adequada do cabelo. Alguns dos benefícios para o cabelo incluem:

19. Crescimento do cabelo:

Beber suco de couve diariamente pode evitar a quebra do cabelo. Além disso, as vitaminas do complexo B presente ajudam na criação de glóbulos vermelhos, que auxiliam no transporte de oxigênio e outros nutrientes para os folículos do couro cabeludo.

A falta de vitamina B pode causar queda de cabelo. Além disso, também contém biotina, um mineral extremamente importante para a saúde do cabelo. Ele ajuda no crescimento do cabelo e promove a saúde do couro cabeludo.

20. Por ser rico em zinco:

O couve contém altos níveis de zinco, um mineral envolvido no crescimento e reparo do tecido do couro cabeludo. Além disso, ele mantém as glândulas de óleo ao redor do folículo piloso funcionando corretamente, evitando a perda de cabelo. Os baixos níveis de zinco podem levar ao crescimento lento do cabelo, à caspa e à perda de cabelo.

21. Ácido graxo ômega 3:

O couve e seu suco também podem combater a caspa do couro cabeludo. Além disso, o teor de ácidos graxos ômega 3 condiciona naturalmente o couro cabeludo, reduzindo a caspa e a pele escamosa.

 

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

8 comentários

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