Benefícios de Legumes e Vegetais

30 benefícios do feijão para saúde!

benefícios do feijão

O feijão é comum na alimentação de milhares de brasileiros, além de saboroso, possui muitos benefícios para a saúde quando consumidos. A semente, de alto valor nutritivo, é muito incluída na alimentação de vegetarianos, pois possui nutrientes e uma proteína que se completa quando combinada com o arroz integral.

benefícios do feijão
benefícios do feijão

Principais tipo de feijão:

Conheça seus vários tipos e colorações:

  • Preto: Consumido no Sul e no Sudeste, é essencial na feijoada. Branco É mais indicado em receitas de saladas e na dobradinha.
  • Carioca: O mais consumido no Brasil. Ideal para cozidos.
  • Rosinha: Pequeno e rosado, absorve os temperos e fica ótimo em farofas, ensopados e cozidos.
  • Feijão-de-corda: Parceiro do arroz no prato nordestino baião de dois e no acarajé.
  • Mulatinho: Perfeito para o preparo do feijão-tropeiro.

Além de possuir nutrientes essenciais como vitaminas (a maior parte do complexo B), ferro, cálcio e proteínas. Que estão presentes em quantias que podem até substituir os produtos animais, o feijão também é um recurso terapêutico.

O ferro contido nele ajuda na recuperação de anemias, a fibra da casca do feijão ajuda a regular o funcionamento do intestino, e o cálcio ajuda na recuperação da osteoporose. Não bastasse isso, o feijão ainda é um alimento fácil de ser encontrado. Portanto, ele é, enfim, uma combinação perfeita.

Benefícios do feijão para saúde:

1. Alivia os sintomas da TPM:

O manganês, presente principalmente no feijões, costumam diminuir sintomas que incomodam muitas mulheres no período menstrual. Os sinais que podem ser reduzidos são as cólicas e as alterações de humor.

2. Fonte de ômega-3:

O feijão também têm pequenas quantidades de ômega-3, os ácidos gordos, que é considero um bom colesterol em nosso corpo, equilibrando os efeitos negativos do ômega-6 ácidos graxos, colesterol “ruins”.

3. Desenvolve massa muscular:

As proteínas são amplamente utilizadas por atletas para ajudar no ganho de massa muscular e o feijão é rico nelas;

4. Previne a doença de Alzheimer:

A tiamina presente nos feijões, é necessária para a síntese de acetilcolina, o neurotransmissor importante essencial para a memória e cuja falta foi vista como um fator contribuinte significativo relacionado com a idade em função de insuficiência mental (senilidade) e da doença de Alzheimer.

5. Evita a catarata:

Como dito os feijões contem proteínas e o corpo usa a proteína, em forma de aminoácidos, para praticamente todas suas funções. Se certificar de consumir a quantia adequada de proteína em intervalos regulares pode ajudar a combater sintomas relacionados à deficiência proteica, que podem incluir fraqueza muscular, fadiga, baixa energia, problemas oculares como cataratas, problemas cardíacos, pele ruim, desequilíbrios hormonais, entre outros.

feijão evita a catarata
feijão evita a catarata

6. Benefícios do feijão para os vegetarianos e veganos:

O feijão é uma excelente fonte de várias vitaminas e minerais, sendo muito concentrado em magnésio, ferro e também repleto de folato, fósforo e vitaminas do complexo B, entre outras. Estes nutrientes são, especialmente, importantes para vegetarianos e veganos que podem estar sendo privados destes nutrientes devido à sua dieta.

Dietas anti-inflamatórias, de alta nutrição que incluem alimentos como o feijão podem ajudar a prevenir muitas doenças comuns, como a fibromialgia, intestino solto, síndrome metabólica e mais.

7. Ajuda na formação dos ossos e dentes:

Os feijões são ricos em cálcio, que é importante para a formação e saúde dos ossos e dentes;

8. Feijão pode ajudar a combater diabetes tipo 2:

Há também evidências de que o feijão é uma boa escolha de alimento para diabéticos. Feijões são ricos em fibras, com cerca de 5 a 8 gramas por porção. Eles também têm um baixo índice glicêmico.

Uma dieta rica em feijão pode, portanto, reduzir o açúcar no sangue e os níveis de HbA1c, que medem o controle de açúcar no sangue ao longo do tempo. Insulina níveis de triglicerídeos e tudo diminui significativamente quando os diabéticos comem feijão como um substituto para a carne vermelha.

Estudos mostram que os feijões podem levar a grandes melhorias em pessoas com diabetes tipo 2. Isto é principalmente devido ao alto teor de fibras e baixo índice glicêmico.

9. Combate a anemia:

É fonte de ferro, que evita o risco da anemia, principalmente a anemia ferropriva. Combine alimentos que contenham vitamina C, como laranja, para que o organismo absorva ainda mais o mineral. Evite misturar leite e laticínios em geral com feijão. Eles contêm cálcio, que atrapalha a absorção de ferro.

10. Melhora o funcionamento do intestino:

Cheio de fibras, os feijões podem evitar a constipação. O feijão também é ideal para aqueles que são sensíveis ao glúten.

11. Combate à prisão de ventre:

Pelas razões acima, pode-se dizer que as fibras dos feijões ajudam a combater a prisão de ventre, evitando outros problemas intestinais;

12. É um antioxidante:

Os feijões são uma boa fonte de mineral manganês, que é um co-fator essencial numa série de enzimas importantes na produção de energia e das defesas antioxidantes.

13. Ajuda o sistema nervoso:

O sistema nervoso depende de uma substância que é encontrada em grandes quantidades no feijão: o folato ou vitamina B6.

Esta é responsável pela produção de aminoácidos necessários para o bom funcionamento do sistema nervoso. Além disso o ácido fólico é essencial para mulheres gestantes. Pois a deficiência dessa substância pode causar o desenvolvimento inadequado do cérebro do feto.

feijão ajuda o sistema nervoso
feijão ajuda o sistema nervoso

14. Promove um fluxo durador de energia:

É importante consumir o tipo correto de carboidratos, na forma de vegetais integrais, não refinados, amidos e leguminosas e, ocasionalmente, brotos; para manter estáveis níveis de açúcar no sangue.

Os feijões e leguminosas contém uma forma de carboidrato complexa, conhecida como amido. Que o corpo consegue digerir apenas lentamente e usar sua energia sem causar picos nos níveis de açúcar do sangue. Isto faz do feijão uma comida com baixo índice glicêmico.

15. Efeito emagrecedor:

O fato de ser pouco calórico conta muitos pontos a favor do feijão. Afinal, uma concha generosa do grão tem apenas 95 calorias. Mas o que faz a diferença é sua capacidade de saciar a fome.

Quando ingerimos proteína, nosso cérebro entende que já estamos satisfeitas e que é hora de parar. Resultado: comemos menos e ficamos bem nutridas quando o consumimos.

16. Fonte de proteína:

A proteína vegetal é muito importante, e neste caso o feijão cumpre bem seu papel. 1/2 xícara de feijão fornece 7g de proteína, a mesma quantidade que em 20g de frango, carne ou peixe. Ou seja, para quem não come muita carne ou é vegetariano, comer feijão é uma excelente alternativa.

17. É um alimento detox:

A presença de um mineral chamado molibdênio, que existe em várias parte do corpo humano, mas que se concentra, principalmente no fígado, faz do feijão uma excelente fonte desintoxicante;

18. Baixa o colesterol:

As fibras presente nos feijões, além de regularem o intestino, auxiliam na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e colesterol alto.

19. Equilibra o açúcar no sangue:

Com um baixo índice glicêmico, os feijões contêm uma bela mistura de carboidratos complexos e proteínas. Por este motivo, os feijões são digeridos lentamente. O que ajuda a manter a glicose no sangue estável, e pode reduzir a fadiga e irritabilidade.

20. Melhora a função cognitiva:

A tiamina participa em reações enzimáticas de produção de energia e também é fundamental para as células do cérebro / função cognitiva.

21. Contém pouca gordura:

A maioria dos grãos têm cerca de 2 a 3 % de gordura, e não contém colesterol, a menos que sejam processados ou preparados com outros ingredientes. Se você comer feijão enlatado, observe no rótulo para ver o que mais pode estar contido na lata.

22. Ajuda a prevenir o câncer:

Os feijões possui várias substâncias antioxidantes (como vitaminas e minerais), importantes para reduzir a incidência da doença.

23. Ajuda a ter um coração saudável:

O feijão contém uma abundância de fibra solúvel, que pode reduzir os níveis de colesterol e triglicéridos. Diminuindo as doenças cardíacas.

24. Promove saciedade:

Devido os feijões serem metabolizados mais lentamente do que outros carboidratos complexos, eles podem ajudar na perda de peso. Fazendo com que nos sentimos saciados por mais tempo.

Confira no vídeo a seguir mais benefícios do feijão para a saúde:

Efeitos colaterais do feijão:

Embora o feijão seja alimento saudável em geral, alguns contêm toxinas. Ele pode causar uma condição chamada favismo. O favismo pode causar anemia, através da destruição das células vermelhas do sangue.

O feijão vermelho contêm uma tóxicos lectina chamada fito-hemaglutinina, que está presente nos grãos crus ou mal cozidos. Ela pode causar náuseas, vômitos e dor de estômago. Você pode evitar fito-hemaglutina de feijão cozinhar bem antes de comer.

Os feijões também contêm uma substância chamada ácido fítico, que pode reduzir a absorção de minerais. No entanto, você pode eliminar isso usando os métodos de preparação certos. E para evitar esses problemas certifique-se de cozinhar o feijão completamente.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

27 comentários

  • […] Feijão branco, […]

  • […] Feijão Preto; […]

  • […] Veja Também: Os 30 Benefícios do Feijão Para Saúde […]

  • […] é comê-lo durante as principais refeições, como substituto de alguma outra leguminosa, como feijão, ervilha ou lentilha. É possível ainda preparar uma salada ou apostar em alguma receita que leve […]

  • […] Uma colher de Feijão; […]

  • […] 1/4 de xícara (chá) de broto de Feijão. […]

  • […] Feijões: Os Feijões são ricos em zinco. Esse mineral o torna um dos melhores alimentos para reduzir as Estrias, pois evita a ruptura da pele. […]

  • […] feijão combina fibras solúveis e insolúveis, o que ajuda a comida a se manter em movimento através do […]

  • […] pode não ser muito fácil, mas faz um bem enorme para a saúde e para o corpo também. A Vagem ou feijão verde é um tipo de planta que vale a pena ser adicionada a nossa dieta já que consegue oferecer […]

  • […] é “comer alimentos derivados de plantas – vegetais, frutas, grãos inteiros e legumes (Feijão, Ervilhas, Lentilhas) – e limitar o consumo de alimentos altamente processados”. Ao ter […]

  • […] saúde do corpo. Além disso, o Amendoim é um membro da família das leguminosas, juntamente com feijões e […]

  • […] xícara de feijão […]

  • […] Feijão é rico em ferro, zinco e proteínas, estes nutrientes promovem o crescimento dos […]

  • […] usados em combinação com feijão e outras leguminosas, tornam-se uma boa fonte de proteínas. Cereal Integral contém componentes […]

  • […] consumo de alguns alimentos como, por exemplo, Feijão, Brócolis, couve de Bruxelas, couve flor, Repolho, refrigerantes, Cebola, entre […]

  • […] consumo de alguns alimentos como, por exemplo, Feijão, Brócolis, couve de Bruxelas, couve flor, Repolho, refrigerantes, Cebola, entre […]

  • […] frutas e vegetais, laticínios com baixo teor de gordura, carnes magras (peixe, frango, coelho), Feijão, castanhas. É importante também beber bastante água. Evite o consumo de gorduras saturadas e […]

  • […] concha de feijão […]

  • […] O feijão tem alta concentração de fibra solúvel, que prolonga a sensação de saciedade. Que tal […]

  • […] 1/4 de xícara (chá) de broto de Feijão. […]

  • […] O Feijão é um grande aliado no gerenciamento do diabetes, pois possui boas quantidades de fibras solúveis, […]

  • […] Feijão; Lentilha; Salmão; Carne; Ovo; Cebola Roxa; Batata Doce; Abacate; Castanha do Pará; Cogumelos; […]

  • […] 45. Feijão. […]

  • […] as variedades de feijão fazem parte dos Alimentos que Ajudam a Combater Anemia, pois são uma excelente fonte de ferro, […]

  • […] feijões verdes são uma excelente fonte de vitamina C e vitamina A. Eles também contêm quantidades […]

  • […] brócolis, tomates, espinafre, feijão e ervilhas são todos muito ricos em minerais e têm nulo conteúdo de gordura nelas. Adicione em […]

  • Importância deste alimento em nossa mesa, mas apesar dos benefícios e também das contras-indicações e gases…

Deixe um comentário