Benefícios de Legumes e Vegetais Byanca Stefany

Os 20 Benefícios do Inhame Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Cura Natural

Benefícios do Inhame que são incríveis. Além disso, o Inhame é um vegetal de tubérculos amiláceos de origem ocidental africana. Esse vegetal tem muito ritualismo e simbolismo associados a si próprio, especialmente na África. O benefício do Inhame para a prevenção do câncer, é um dos benefícios mais requisitados desse vegetal.

Na África Central, principalmente para os nigerianos, é considerado um item básico da dieta. Os tubérculos também são utilizados para fins medicinais de alguns remédios, desse vegetal pode-se extrair a diosgenina, um fitoesterol de grande interesse da indústria farmacêutica.

Os 20 Benefícios do Inhame Para Saúde

Propriedades Nutricionais do Inhame: 

Esse vegetal é uma boa fonte de energia e cada 100 gramas contém 118 calorias. É composto principalmente de carboidratos complexos e fibras solúveis.

Além de ser uma excelente fonte de vitaminas do complexo B como vitamina B6, vitamina B1, riboflavina, Ácido Fólico, ácido pantotênico e niacina. Confira agora os 20 Benefícios do Inhame Para Saúde:

1. O Inhame é Fonte de Vitamina B6:

Esse vegetal possui um alto teor de vitamina B6, que é necessário para o corpo quebrar um ingrediente conhecido como a homocisteína, a qual pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos.

2. Benefícios do Inhame por ser Rico em Antioxidantes:

Esse vegetal tem sido frequentemente conhecido como um celeiro de antioxidantes, porque eles estão tão cheios deles. Ele inclui a Vitamina C, que é muito eficiente para eliminar os radicais livres que causam o câncer.

3. O Inhame Regula a Pressão Arterial:

O Potássio é necessário para várias funções do corpo, bem como controlar o nível da pressão arterial. A insuficiência ou mesmo quantidades inadequadas de Potássio no interior do corpo têm sido associados com a hipertensão.

4. Benefícios do Inhame Para a Digestão:

Consumir esse vegetal frequentemente pode evitar problemas intestinais. Tem fibra e Potássio, que faz com que todo o processo de digestão seja saudável. Ele estimula a contração do músculo dentro do corpo e garante a evacuação rápida.

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5. O Inhame Melhora a Função Cognitiva:

Esse vegetal também oferece a oportunidade para aumentar a função cognitiva, bem como a capacidade de memória no cérebro. De acordo com uma pesquisa, os indivíduos que consumiam diariamente esse tubérculo, foi observado um aumento substancial das capacidades cognitivas.

6. Benefício do Inhame Para a Função Metabólica:

As vitaminas contidas nesse vegetal melhora as numerosas funções metabólicas no interior do corpo. Carotenos são extremamente importantes para converter Vitamina A no organismo.

Os 20 Benefícios do Inhame Para Saúde

7. Melhora a Circulação Sanguínea:

Os minerais contidos nesse vegetal também realizam papéis principais dentro do corpo. O cobre é extremamente útil para a criação de células vermelhas do sangue, bem como o aumento da circulação do sangue no interior do corpo.

8. Benefício do Inhame no Combate do Envelhecimento Precoce:

Esse vegetal tem propriedades incríveis contra o envelhecimento precoce. Ele inclui nutrientes que são benéficos para a pele, como betacaroteno, Vitamina C, vitamina B6 e antioxidantes que ajudam a evitar rugas, juntamente com outros sinais e sintomas de envelhecimento.

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9. Benefício do Inhame Para Saúde dos Olhos:

Seus olhos são definitivamente as janelas para a alma. Eles devem ser protegidos contra quaisquer efeitos nocivos. A Vitamina C no Inhame aumenta o sistema imunológico para que não seja afetado por doenças oculares.

10. O Inhame Protege o Coração:

A ingestão adequada de vitamina B6 tem demonstrado redução de risco de doença cardíaca. Esse vegetal possui um teor alto dessa vitamina e várias outras do complexo B, e por isso é indicado seu consumo para proteger o coração das doenças cardíacas.

11. O Inhame Fortalece o Sistema Imunológico:

Os benefícios do Inhame para o sistema imunológico são sensacionais. Esse vegetal é rico em Vitamina C, e vários outros antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico do corpo, além de prevenir várias doenças infecciosas.

Os 20 Benefícios do Inhame Para Saúde

12. Benefício do Inhame na Prevenção do Câncer:

Pela presença de Vitamina A e C, esse vegetal é um excelente agente antioxidante protegendo o corpo dos radicais livres que causam estresse oxidativo que é um tipo de “ferrugem” e que esta associado a vários tipos diferentes de câncer, por exemplo de cólon e esôfago.

13. O Inhame Fortalece o Sistema Nervoso:

As vitaminas do complexo B, o Potássio, o fósforo e as proteínas que estão presentes nesse vegetal, fazem com que ele seja muito benéfico para o fortalecimento do sistema nervoso e da memória, já que estes nutrientes são responsáveis por levar o oxigênio às células e nervos.

14. Benefício do Inhame na Prevenção de Diabetes:

A insulina do corpo quando em combinação com os nutrientes desse vegetal abaixa os níveis de glicose no corpo, prevenindo doenças como diabetes. No combate ao diabetes tipo 2 esse vegetal por ser um grande antioxidante ajudam na redução dos níveis de açúcar do sangue.

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15. O Inhame Auxilia na Perda de Peso:

Por ser rico em fibras, e ser rico em fibras solúveis que proporcionam maior saciedade, esse vegetal é indispensável em dietas no controle e redução do peso.

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios do Inhame:

Outros Benefícios do Inhame Para Saúde:

  • Os benefícios do Inhame estão em sua maioria ligados a presença de antioxidantes que auxiliam no combate dos radicais livres;
  • O Inhame é rico em Vitamina A, que é extremamente boa para o crescimento celular, incluindo o crescimento de cabelo;
  • A Vitamina C presente nesse vegetal é um poderoso antioxidante que ajuda a deixar o corpo resistente contra agentes infecciosos;
  • Por suas quantidades de vitamina B6, esse vegetal auxilia na produção de melanina, o que beneficia a pele;
  • O consumo diário de alimentos ricos em potássio como esse vegetal, ajuda também a controlar a hipertensão.

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Sobre o autor | Website

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

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