Os 20 Benefícios da Vagem Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 20 Benefícios da Vagem Para Saúde
4.8 (95.6%) 91 vote[s]

Benefícios da Vagem são variados e muito importantes para a saúde, pois a Vagem é um vegetal rico em muitos nutrientes e possui muitos benefícios para a saúde. Além disso, a Vagem é da mesma família do feijão, por isso, também é conhecida como “feijão verde”.

A leguminosa tem propriedades poderosas para o nosso corpo como vitaminas do complexo B e minerais. Podendo ser acrescida em saladas ou em pratos quentes, a Vagem é um alimento altamente nutritivo e suas vantagens são significadas pela presença do ácido fólico, vitamina C, fibras e minerais como o magnésio, cálcio, ferro e fósforo.Benefícios da Vagem

De sabor suave e bem agradável, a Vagem é uma leguminosa (da família dos feijões, lentilhas e grão de bico) rica em uma série de vitaminas e nutrientes, proporcionando muitos benefícios à nossa saúde em geral. Então confira agora Os 20 Benefícios da Vagem Para Saúde:

1. Benefícios da Vagem Para Melhorar a Síntese de Colágeno:

Como um antioxidante, a vitamina C neutraliza os radicais livres antes que eles possam danificar as células saudáveis. Para além das células, a vitamina C também protege as proteínas, gorduras e carboidratos. Mas você pode agradecer a vitamina C por mais do que a proteção antioxidante. Sem um fornecimento adequado de vitamina C, o seu corpo não pode fazer colágeno.

A falta de colágeno se traduz em grandes problemas para o seu corpo, porque é o usado nos tecidos para apoiar e fortalecer a sua pele, ossos, tendões e órgãos. Uma xícara de Vagem cozida contém cerca de 13% de sua dose diária recomendada de vitamina C.

2. Benefícios da Vagem Para Manter os Olhos Saudáveis:

De olho na saúde de sua visão, os benefícios da Vagem também podem ser convenientes para que seus olhos se mantenham saudáveis. O alimento possui betacaroteno, que após algumas reações pode se assemelhar à vitamina A, a qual é muito importante para a garantia de uma boa visão.

3. Benefício da Vagem Para Garantir Gestação Saudável:

Por possuir grandes quantidades de ácido fólico, a Vagem traz benefícios também para as gestantes e seus bebês. O ácido fólico será responsável em auxiliar o pleno desenvolvimento da criança, protegendo-a enquanto ainda estiver no útero.

4. Benefícios da Vagem Para a Fertilidade:

Para as mulheres em idade fértil, consumir mais de ferro a partir de fontes vegetais como espinafre, feijão, abóbora e Vagem parece bom para promover a fertilidade, de acordo com a Harvard Medical School’s Harvard Health Publications.

Veja Também: As 6 Principais Causas da Infertilidade

A ingestão de ácido fólico adequado também é necessária para as mulheres grávidas, a fim de proteger seus filhos contra defeitos do tubo neural. Uma xícara de Vagem fornece aproximadamente 10% das necessidades diárias de ácido fólico e 6% das de ferro.

5. Benefício da Vagem Para Melhorar o Humor:

É comum lidar com oscilações de humor e esses efeitos são consequências de desequilíbrios hormonais. Para um melhor controle, a Vagem pode fornecer ácido fólico, o qual é funcional para a produção de dopamina, noradrenalina, homocisteína e serotonina, hormônios que agem como diferencial para o bem estar e humor do dia a dia.

Com bom humor, você poderá praticar mais atividades físicas, suas atividades diárias renderão, e os benefícios se estenderão não só para a saúde e vida pessoal, mas também para outros âmbitos, auxiliando inclusive no controle de apetite, já que oferece saciedade.

6. Benefícios da Vagem Para o Sistema Imunológico:

Por ser rica em variados antioxidantes, como a vitamina C, o consumo de Vagem é extremamente benéfico para o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

7. Benefício da Vagem por Conter Poucas Calorias:

A Vagem pode ser uma aliada nas dietas por conter níveis baixos de calorias. Uma porção de 100 gramas adicionará apenas 35 calorias ao seu cardápio diário. Logo, além de ser benéfica para a saúde, ela pode auxiliar no emagrecimento.

8. Benefícios da Vagem por ter Ácidos Graxos Ômega-3:

Embora não seja documentado nas pesquisas em saúde, é esperado que o conteúdo de ácido graxo ômega-3 da Vagem também possa dar uma contribuição importante para as suas propriedades cardiovasculares. A maioria das pessoas nem sequer reconhecem a Vagem como fonte de gorduras ômega-3.

Enquanto não há uma quantidade relativamente grande de ácidos graxos ômega-3 alfa-linolênicos (ALA), esse valor ainda pode ser muito importante e é realmente bastante grande em comparação com a quantidade de calorias da Vagem.

Você ganha 1 miligrama de ALA para cada 4 calorias de Vagem que você come. Para cada 4 calorias de nozes que você come, você obter 1,4 miligramas de ALA. Assim você pode ver que a Vagem, embora não seja tão concentrada em ALA como as nozes, é, contudo, uma fonte subestimada deste nutriente protetor.

Benefícios da Vagem

 

9. Benefício da Vagem Para o Intestino:

O mau funcionamento da flora intestinal prejudica a absorção de nutrientes e dificulta a eliminação de substâncias indesejáveis ao corpo, o que pode gerar não só inchaços e desconfortos, mas consequências muito mais graves.

De olho nos benefícios intestinais, a Vagem pode ser uma excelente aliada, pois é rica em fibras, pois uma porção de 100 gramas pode oferecer em média 3,2 gramas de fibras benéficas para a eliminação de toxinas e substancias que influenciam negativamente no comportamento do organismo.

10. Benefícios da Vagem por ser Rica em Fibras:

As vagens são muito ricas em fibras dietéticas (9% do valor diário por 100 gramas), o que pode ajudar o movimento do intestino e é útil para proteger as membranas mucosas do cólon, reduzindo o tempo de exposição a substâncias tóxicas, assim como por ligação a substâncias cancerígenas no cólon.

A fibra dietética também foi apontada por reduzir os níveis de colesterol no sangue através da ligação a ácidos biliares no cólon. Dada o seu valor calórico baixo e o fato de possuir fibras, um dos benefícios da Vagem é ser útil também para dietas de perda de peso.

11. Benefício da Vagem na Prevenção da Anemia:

A adoção de dietas sem o acompanhamento médico pode resultar em diversas consequências, e algumas pessoas desenvolvem anemia, a qual reduz o nível energético para as atividades. Buscando uma alimentação completa, a Vagem pode ser reconhecida como fonte de ferro, principal nutriente para fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo a anemia e fadigas.

12. Benefícios da Vagem no Combate a Depressão:

Satisfazer as suas necessidades diárias de ácido fólico também pode ajudar com a depressão. O consumo adequado de folato pode evitar um excesso de homocisteína no corpo, o que evita que o sangue e outros nutrientes cheguem ao cérebro.

Veja Também: Os 10 Alimentos Para Aliviar os Sintomas da Depressão

O excesso de homocisteína pode interferir com a produção dos hormônios de bem-estar como serotonina, dopamina e noradrenalina, que regulam o humor, sono e até mesmo apetite.

13. Benefício da Vagem Para os Ossos:

Estrutura óssea forte e articulações saudáveis são fundamentais para um treino de qualidade, e os benefícios da Vagem podem ajudar você a se manter apto para as suas atividades físicas, suportando o levantamento de cargas e impactos de forma geral.

Esse benefício é justificado pelas porções de minerais como o Silício, magnésio, e o mais representativo para ossos e dentes, o cálcio. A Vagem ainda contém vitamina K, que é uma vitamina promotora da absorção de cálcio, excelente nutriente para apoiar a densidade óssea.

14. Benefícios da Vagem no Combate do Câncer:

As vagens contêm uma elevada quantidade de clorofila, que pode bloquear os efeitos cancerígenos de aminas heterocíclicas geradas ao grelhar carnes a uma temperatura elevada. Se você tende a gostar de seus alimentos grelhados carbonizados, certifique-se de emparelhá-los com vegetais verdes para diminuir o seu risco. As propriedades anticancerígenas também são esperadas por conta de seu apoio antioxidante.

15. Benefício da Vagem na Formação dos Músculos:

Se você busca nutrição completa para seus músculos, é importante saber que a Vagem pode ser reconhecida como suplemento de magnésio, mineral importante para a síntese de proteínas e crescimento muscular.

Ele otimizará a construção de músculos e apoiará os resultados esperados pelos treinos de levantamento de peso. É importante lembrar que o magnésio ainda favorece a saúde das articulações, o que promove a segurança dos membros no levantamento das cargas.

16. Benefícios da Vagem como Anti-inflamatório:

Inflamações e feridas podem ser beneficiadas com as propriedades da Vagem. Ao adicioná-la ao cardápio, você contará com um reforço de efeito anti-inflamatório, o qual é justificado pela porção de flavonoides e carotenoides contida no alimento.

17. Benefício da Vagem na Saúde Cardiovascular:

Assim como você poderia esperar, o apoio antioxidante fornecido pela Vagem proporciona alguns benefícios cardiovasculares diretos. A maioria das pesquisas cardiovasculares envolvendo a Vagem analisam animais.

Benefícios da Vagem

 

Uma melhoria nos níveis de gordura no sangue e uma melhor proteção destas gorduras contra danos de oxigênio foi mostrada como resultado da ingestão da Vagem. Curiosamente, sua “casca” (a parte que fornece a cobertura para os grãos dentro) parece estar mais relacionada a esses benefícios cardiovasculares do que os feijões em seu interior.

18. Benefícios da Vagem no Emagrecimento:

De olho nas calorias consumidas, ela pode ser uma excelente aliada para a sua dieta. Além de contribuir com a manutenção de sua saúde, previne diferentes doenças, e ainda contém poucas calorias, o que não oferece prejuízos à perda de peso.

Ao preparar uma salada com Vagem, uma porção de 100 gramas adicionará apenas 35 calorias ao seu cardápio diário, por isso, não induzirá a prejuízos para sua boa forma.

19. Benefício da Vagem como Antioxidante:

Há diversos estudos comparativos entre a Vagem e o feijão preto, e como este segundo é um alimento presente diariamente nas refeições dos brasileiros, é interessante saber que eles possuem diversas semelhanças, e os nutrientes da Vagem pode assemelhar-se aos oferecidos pelo feijão.

O poder antioxidante é garantido pela porção de vitamina C, beta-caroteno, manganês e ácidos fenólicos dos grãos. Esse benefício é importante para aqueles que desejam retardar os efeitos da velhice e radicais livres, pois auxilia na renovação de células não mais funcionais por aquelas que apoiarão o funcionamento geral do corpo.

Veja Também: Os 6 Melhores Antioxidantes Que Você Deve Incluir Na Sua Dieta

Esse efeito renovador também é conveniente para quem está em processo de transição de hábitos e estrutura corporal, pois também auxilia na eliminação de células de gordura. A Vagem pode ser um excelente alimento contribuinte para efeito rejuvenescedor e promotor da saúde da pele, além de apoiar na prevenção de Cancro.

Confira no vídeo a seguir mais benefícios da Água para a saúde:

20. Benefícios da Vagem na Prevenir a Diabetes:

Os benefícios da Vagem também podem atingir a composição do sangue. Com o fornecimento de diversos nutrientes, o alimento pode auxiliar no controle de taxa de açúcar na corrente sanguínea, o que reduz a possibilidade de picos de insulina e hipoglicemia, sendo um excelente reforço na prevenção de diabetes.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *