Benefícios de Legumes e Vegetais

30 benefícios da acelga para saúde!

acelga

A acelga são devido ela ser um membro da família da beterraba, mas não produz uma raiz bulbosa comestível. As folhas verdes escuras no entanto, são completamente comestíveis e possuem alto valor nutricional. Graças à sua ampla gama de nutrientes, a acelga é um superalimento real com toda uma série de benefícios para a saúde.

acelga
acelga

Com sabor diferenciado, mas um tanto saboroso para quem adora experimentar gostos mais exóticos, poucas pessoas se lembram deste vegetal quando a bendita fome aperta.

No entanto, para além do seu consumo meramente para satisfazer o paladar, ela também é reconhecida como um alimento funcional, que pode trazer inúmeros benefícios à saúde.

Valor nutricional:

Os muitos benefícios para a saúde atribuídos a ela são devido à sua impressionante lista de vitaminas, nutrientes e compostos orgânicos, que incluem Vitamina K, Vitamina C e Vitamina A, bem como Vitamina E, riboflavina e vitamina B6.

Em termos de minerais, ela tem uma riqueza de Magnésio, Manganês, Potássio, ferro , sódio e cobre. Além disso, além da fibra dietética, ela tem uma quantidade significativa de antioxidantes polifenólicos, fitonutrientes e enzimas que são únicas e altamente benéficas para sua saúde.

Benefícios da acelga para saúde:

1. Auxilia na saúde óssea:

Ela, como outros vegetais de folhas verdes, é uma excelente fonte de Cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos e dentes. Uma xícara dela fornece cerca de 101 mg de Cálcio. Ele também contém Vitamina K e de Magnésio, ambos são importantes para os ossos fortes.

2. Prevenir cãibras:

O Potássio, o Magnésio e o Cálcio do veggie verde desempenham o papel importante para melhorar a saúde de seus músculos. Esses elementos garantem que você tem menos probabilidade de sofrer de cãibras musculares.

3. Combate a hipertensão:

Se você é serio para combater a hipertensão de forma natural, ela merece atenção imediata. O Potássio e os antioxidantes que estão disponíveis no vegetal verde efetivamente minimizam a pressão sanguínea. Esses elementos contribuem para a saúde geral do seu sistema cardiovascular, também.

4. Fortalecer o sistema imunológico:

Se você quer alimentos que fortaleçam seu poder de imunidade, você pode depender com segurança dela. O vegetal é rico em Vitamina C, o que aumenta a imunidade e, assim, mantém você protegido contra muitas doenças

5. Combate ao colesterol:

Por possuir ação anti-inflamatória, ela pode combater as reações pró-inflamatórias no organismo que contribuem para o aumento do colesterol ruim (LDL) e, consequentemente, para o aumento do risco de ocorrer um AVC, ataque no coração ou qualquer outro problema relacionado à doenças cardiovasculares.

6. É ótima aliada nos treinos:

Também contém os chamados nitratos, compostos responsáveis por benefícios da acelga na oxigenação dos músculos durante a prática de exercícios.

Acredita-se que um aumento na ingestão de nitrato por meio da alimentação tem
chances de melhorar a tolerância para exercícios em treinos de resistência a longo prazo,

7. Combate ao estresse:

Ela possui 38% das quantidades diárias recomendadas de Magnésio em apenas uma xícara cozida. Para quem não sabe, este mineral é reconhecido por melhorar a circulação sanguínea e combate vários dos sintomas relacionados ao estresse, como o mau humor, insônia, pressão alta e dores de cabeça.

8. Bom para pele:

Ela pode ser utilizada tanto para amenizar ou prevenir rugas, manchas e linhas de expressão na pele e deixá-la sempre jovem, bonita e saudável, como também para deixar a saúde sempre em dia.

9. Perda de peso:

O vegetal verde deve ser uma parte da sua rotina diária quando você está aderindo a um regime de perda de peso. A fibra nela possui a sua saciedade portanto, mantém você longe de comer demais e lanches pouco saudáveis.

10. Previne do câncer:

Ela é um dos super alimentos que é conhecida por sua propriedades preventivas do câncer graças à fibra, clorofila, fitoquímicos e outros pigmentos vegetais que ela contém. Estudos descobriram que vegetais de folhas verdes são particularmente benéfica contra o câncer de cólon.

11. É fonte de minerais:

De acordo com um estudo publicado, alimentos ricos em nitratos dietéticos como ela foi mostrado para ter múltiplos benefícios vasculares, incluindo a redução da pressão arterial, inibição da agregação plaquetária e preservar ou melhorar a disfunção endotelial.

12. Saúde do cérebro:

Além de fortalecer os ossos, a vitamina K nela é crucial para o bom funcionamento do cérebro e sistema nervoso, pois é essencial na formação da bainha de mielina, a camada protetora em torno de nervos:

13. É excelente fonte de ferro:

As folhas escuras e verdes delas fornecem uma excelente dose de ferro saudável para o sangue, ajudando os glóbulos vermelhos a fornecer oxigênio ao seu corpo inteiro. Um fornecimento constante de ferro evita a fadiga, perda de concentração e distúrbios do estômago, além de aumentar a saúde dos órgãos vitais.

14. Auxilia na saúde digestiva:

A hortaliça também é conhecida por ajudar a diminuir a inflamação no trato digestivo e regular os movimentos intestinais, que extraem as toxinas do organismo. Além disso, o vegetal possui as chamadas betalaínas que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios no intestino.

15. Bom para o sangue:

Ela é rica em ferro, que é essencial para manter a saúde do sistema circulatório e na prevenção da anemia. A Vitamina K promove a coagulação sanguínea saudável e evita contusões excessiva e hemorragia.

16. Combater a osteoporose:

O consumo adequado de Vitamina K pode melhorar a saúde dos ossos, atuando como um modificador de proteínas da matriz óssea, melhorando a absorção de Cálcio e redução da excreção urinária de Cálcio.

17. Combater os radicais livres:

O fato da acelga ser rica em antioxidantes é importante para o corpo porque eles ajudam a combater os radicais livres presentes no organismo humano. Essas substâncias prejudiciais não apenas estão associadas ao envelhecimento precoce como também causam doenças.

18. Proteger as células:

Isso porque a hortaliça possui em sua composição nutricional várias substâncias com propriedades antioxidantes, que têm o papel fundamental de defender as células do nosso cérebro da mutação, além de as protegerem de danos ao DNA.

19. Combater a anemia:

Se você quer tratar a anemia, não é necessário que você procure diversos medicamentos convencionais. Ela é ótima para efetivamente tratar esta condição. Logo, a grande quantidade de ferro que é visto neste vegetal verde fará este trabalho para você!

20. Previne a constipação:

Tanto a fibra dietética quanto os fitonutrientes no vegetal são os principais nutrientes. Eles são de imenso valor para prevenir/tratar condições como constipação e diarreia, também.

21. Saúde do cabelo:

Ela é rica em biotina, uma vitamina importante pro cabelo que promove o crescimento e força. Os pesquisadores descobriram que 30 mcg por dia de biotina é benéfico para o cabelo.

Ela também tem quantidades elevadas de vitaminas C e A, os quais auxiliam os folículos pilosos na produção de sebo.

22. Estabiliza os níveis de açúcar no sangue:

Os picos de açúcar no sangue são muito perigosos, principalmente para os portadores de diabetes, e podem se prevenir usando ela.

23. Combate ao envelhecimento precoce:

Ela é um vegetal rico em antioxidantes. Portanto, ela se torna um excelente alimento para combater os radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce e de outras doenças que acometem o organismo.

Veja Também: Os 16 Principais Sintomas de Diabetes!

24. Saúde dos olhos:

Ela também é composta por carotenoides como a luteína e a zeaxantina, que chamaram a atenção por protegerem a retina e a córnea e defenderem os olhos contra doenças relacionadas ao envelhecimento como catarata, degeneração macular, glaucoma e cegueira noturna.

25. Como aliada da dieta:

Como o espinafre, o biscoito de prata também apresenta um sabor pungente. Contém cerca de 19 calorias apenas para cada dose de 100 gramas com colesterol zero e quase sem gordura.

beneficios da acelga
beneficios da acelga

26. Controla o diabetes:

Os diabéticos devem manter os níveis de açúcar no sangue saudáveis, o que é possível com a adição delas ou vegetais semelhantes na dieta.

Ela é rica em ácido siríngico, que é um flavonoide que ajuda a controlar o açúcar no sangue e minimizar possíveis situações perigosas.

27. Queima de gordura:

Ela ajuda na queima de gordura através da sua capacidade de estimular a síntese de carnitina, e esse composto tem sido associado à queima de gordura melhorada.

28. Desintoxicar o corpo:

Ela possui capacidade de desintoxicar o corpo, aumentar a força óssea, prevenir doenças cardíacas, baixar a pressão sanguínea, combater a inflamação e outras.

29. Possui propriedades antioxidantes:

Ela é rica em antioxidantes e inclui compostos de combate à doença, assim como a Vitamina C, Vitamina E, luteína, quercetina, zeaxantina, zinco e beta-caroteno. Os antioxidantes são essenciais para ajudar a combater doenças e doenças.

30. Como anticancerígena:

A clorofila, a fibra e os fitoquímicos que existem na acelga verde possuem poderosas propriedades anticancerígenas.

Efeitos colaterais:

Como o espinafre, o ruibarbo e alguns outros superalimentos de folhas verdes, ela contém quantidades significativas de oxalatos. Em pessoas com problemas renais, alimentos que contêm altos níveis de oxalatos podem levar a graves complicações de saúde.

Além disso, pessoas com certas condições médicas, como hiperoxalúria primária e hiperoxalúria entérica, podem ser aconselhadas a limitar a ingestão dietética de alimentos ricos em oxalato, incluindo a espécie vermelha e vegetais verdes nas suas dietas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

8 comentários

  • […] Erva Doce é uma rica fonte de potássio. O potássio é um componente ativo de nervos cranianos. É também um composto ativo que mantém o equilíbrio […]

  • […] de arenque, salmão, badejo e camarões na sua dieta mensal. Dulse, algas, alho, feijões de lima, acelga, abobrinha, sementes de gergelim, soja, nabo verde e espinafre são algumas outras fontes de Iodo. […]

  • […] uma verdura na nossa lista. A Acelga contém 31 mg de Vitamina C a cada 175g, o mesmo que 18 mg em […]

  • […] 2 folhas de Acelga. […]

  • […] 1 punhado de Acelga; […]

  • […] 2 talos de Acelga. […]

  • […] saborosa e rica em antioxidantes, a acelga e bem-vinda em todos os pratos de saladas. Portanto, o seu consumo, na medida de uma xícara, […]

  • […] Chá de acelga. […]

Deixe um comentário