Os 30 Benefícios do Aspargo Para Saúde

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Formado em Clínico Geral pela USP!

Especialista do Cura Natural

Os 30 Benefícios do Aspargo Para Saúde
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Benefícios do Aspargo Para Saúde que muitas pessoas ainda desconhecem, ou sabem pouco desse vegetal. Além disso, o aspargo é cientificamente conhecido como Asparagus officinalis, e pertence à família dos lírios e são valorizados pelas suas propriedades terapêuticas.

É derivado de uma palavra grega que significa “broto” e cerca de 300 espécies diferentes deste broto existem em todo o mundo.

Benefícios do Aspargo Para SaúdeO Aspargo está disponível em cores brancas, verdes e roxas. Aspargo branco é cultivado longe da luz solar e, portanto, é deficiente do pigmento verde, clorofila. Aspargo roxo é carregado com fitoquímicos e antocianinas que fornecem a cor única ao vegetal. Promove a saúde digestiva;

Conteúdo do Artigo:

Propriedades Nutricionais do Aspargo:

Com 20 calorias a cada porção de 100 g e nutrientes como potássio, carboidratos, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E, Vitamina K, Cálcio, ferro e magnésio em sua composição, os Aspargos já dá uma ideia de que se trata de um alimento saudável. Então, Confira agora Os 30 Benefícios do Aspargo Para Saúde:

1. Benefícios do Aspargo como Fonte de Fibras:

Ele é fonte de fibras, um nutriente que promove a sensação de saciedade ao organismo. Isso faz com que ele ajude a controlar o apetite e consumir uma quantidade controlada e mais baixa de calorias seja mais fácil.

Veja Também: Os 6 Motivos Pelo qual Devemos ingerir alimentos ricos em Fibras…

2. Benefícios do Aspargos Como Diurético Natural:

A Vitamina K encontrada neste vegetal age como um diurético natural, promovendo a eliminação do excesso de líquido no corpo. Isso combate a retenção de líquido assim como a sensação de inchaço causada pela condição.

3. Benefícios dos Aspargos Por Ser Rico em Vitamina do Complexo B:

Acredita-se ainda que algumas vitaminas do complexo B, presentes, trabalhem juntas para regular os níveis de açúcar no sangue. Isso é importante porque a manutenção de taxas estáveis de glicose ajuda a evitar a elevação do apetite.

4 . Benefício do Aspargo Para Prevenir Problemas Urinários:

Este vegetal contem um aminoácido chamado asparagina, que age como um diurético natural. Uma dieta rica em aspargos pode prevenir infecções urinárias, pois ajuda a eliminar, na urina, as toxinas e o excesso de sal do organismo.

5. Aspargo é Rico em Antioxidantes:

Aspargo roxo é rico em antocianina, o antioxidante responsável pela coloração roxa, que ajuda a combater os radicais livres, moléculas tóxicas que danificam o organismo.

6. Aspargos Podem Curar Ressaca:

Uma porção pequena de aspargos no café da manhã pode curar a ressaca, pois os aminoácidos do vegetal agem no fígado e protege as células, combatendo todas as toxinas do álcool.

7. Benefícios do Aspargo Para Eliminar o Inchaço Intestinal:

Graças às suas fibras solúveis, ele age fortemente no sistema digestivo e é rico em probióticos, que ajudam a fortalecer as bactérias saudáveis do trato intestinal. Portanto, é ideal para quem sofre de inchaço e ainda ajuda a acabar com gases. Por ser diurético, também acaba com o inchaço relacionado à retenção de líquido.

8. Aspargo é Bom Para o Coração:

O folato, uma vitamina do complexo B, é essencial para um sistema cardiovascular saudável e é encontrado em abundância em Aspargos. Em primeiro lugar, é envolvida em um evento bioquímico chamado o ciclo de metilação, o que permite a transcrição adequada de ADN, a transformação de norepinefrina a adrenalina e a transformação da serotonina para a melatonina.

Em segundo lugar, o folato regula o aminoácido homocisteína, que em níveis elevados pode ser um fator de risco forte na doença cardíaca. E, finalmente, vitaminas do complexo B, como a colina, biotina e ácido pantotênico produz os nossos níveis de açúcar no sangue de forma eficaz, metabolizando os açúcares e amidos.

9. Aspargo Previne Defeitos Congênitos:

folato também é essencial para a divisão celular adequada. Porções saudáveis pode impedir uma deficiência de folato, que tem sido associada a defeitos de nascimento como a espinha bífida (um defeito congênito em que a medula espinhal é exposta através de uma abertura na coluna vertebral).

10. Aspargo Ajuda a Combater o Reumatismo:

O aminoácido asparagina, encontrado em aspargos, é um diurético eficaz e tem sido historicamente usado para tratar inchaço, artrite, reumatismo, e retenção de água causada pela TPM.

11. Benefícios do Aspargo Para Digestão:

A inulina, um tipo de carboidrato, incentiva o crescimento de bifidobactérias e lactobacilos, duas bactérias que aumentam a absorção de nutrientes, e diminui o risco de alergia e câncer de cólon, e ajudar a evitar bactérias hostis de tomar posse em nosso trato intestinal. Além disso, um copo de aspargos contém mais de 11% da RDA de fibra dietética e de quase 10% da RDA de proteína.

A fibra saudável e o teor de proteína de aspargos estabiliza a nossa digestão, inibe excessos, mantém uma baixa quantidade de açúcar no sangue e previne a constipação. E, finalmente, uma xícara de aspargos também contém apenas 43 calorias.

12. Aspargos São Ricos em Vitamina K:

Aspargos é uma excelente fonte de Vitamina K (proporcionando 114% da RDA em um copo), o qual é necessário para a síntese da osteocalcina, uma proteína que fortalece a composição dos ossos. Além disso, a Vitamina K impede acúmulo de Cálcio no nosso tecido que pode levar a aterosclerose, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

13. Aspargo Previne Doenças do Coração:

Suas vitaminas do complexo B ajudam a regular o aminoácido homocisteína, que quando é encontrado em altas doses, torna-se um fator de risco para o desenvolvimento de doenças no coração, conforme informou a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Os elevados níveis de antioxidantes, suas propriedades anti-inflamatórias e suas altas taxas de fibras também trazem benefícios do aspargo para auxiliar a prevenir as doenças do coração.

14. Benefício do Aspargo Para Ajudar no Controle do Diabetes:

Para as pessoas que não sofrem com diabetes ou baixas taxas de açúcar no sangue e possuem índices saudáveis de glicose no sangue, o consumo pode contribuir com o controle desses níveis, graças à presença da vitamina B6 em sua composição.

Veja Também: Os 8 Alimentos Para Controlar o Açúcar no Sangue….

15. Benefícios do Aspargo Para Prevenir o Risco de Diabetes Tipo 2:

O risco de desenvolver a doença aumenta com a inflamação, algo que pode ser combatido pelo aspargo, que possui justamente propriedades anti-inflamatórias. Também ajuda a reduzir as chances de ter diabetes do tipo 2.

16. Aspargo Possui Propriedades Antienvelhecimento:

O antioxidante glutationa, encontrada nos aspargos, é conhecido por desacelerar o processo de envelhecimento. Ao lado da  a vitamina B9, também chamada de folato ou ácido fólico, e que também está presente no vegetal, previne o declínio cognitivo.

beneficio do aspargo para saude17. Benefício do Aspargo Para Pele:

Mais um dos benefícios está relacionado à saúde da pele. Tudo por conta novamente do antioxidante glutationa: o componente colabora com a proteção da pele dos danos causados pelo sol e da poluição.

18. Benefícios do Aspargo Para uma Boa Gestação:

O folato encontrado no alimento é fundamental para as mulheres grávidas. Isso porque a deficiência de folato logo nas primeiras etapas da gestação pode resultar em anomalias no tubo neural do recém-nascido.

O tubo neural é constituído por estruturas que dão origem ao eixo central do sistema nervoso, na cabeça e na coluna vertebral do feto. Seu desenvolvimento adequado é fundamental para que o sistema nervoso seja formado por completo.

19. Aspargo Combate a Azia:

Há benefícios do aspargo para estabilizar a digestão graças a seu teor de fibras e proteínas. Os nutrientes auxiliam a movimentação do alimento dentro do intestino e a aliviar o desconforto que pode surgir durante a digestão.

20. Benefício do Aspargo como Fonte em Antioxidantes:

Rico em antioxidantes, substâncias que fazem muito bem ao organismo por combaterem os radicais livres causadores de doenças degenerativas e que promovem o envelhecimento.

Entretanto, para garantir que os antioxidantes, assim como suas vitaminas, não sejam perdidos, é necessário não cozinhar demais na hora de prepará-los.

21. Aspargo Ajuda no Fortalecimento do Sistema Imunológico:

O vegetal também é fonte de vitamina E, que além de proteger o corpo contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico. Existe a orientação de consumir os aspargos com azeite de oliva porque o corpo absorve melhor a vitamina E quando ela vem acompanhada de um pouco de gordura.

22. Benefícios do Aspargo Como Afrodisíaco:

Como vimos acima, o alimento possui propriedades afrodisíacas. Seu folato e sua vitamina B6 estimulam a excitação. Além disso, a vitamina E presente no aspargo estimula os hormônios sexuais de homens e mulheres.

23. Benefícios do Aspargo Para as Gestantes:

O alto teor de Ácido Fólico no Aspargo ajuda a reduzir o perigo da criança nascer com baixo peso, e também previne defeitos congênitos durante a gravidez. Esse Ácido é essencial para o crescimento do feto.

24. Benefícios do Aspargo no Aparelho Digestivo:

O Aspargo contêm quantidades significativas de inulina, um nutriente que é um tipo de carboidrato digerido apenas no intestino grosso, onde é alimentado por uma espécie de bactéria boa. A inulina do Aspargo ajuda na absorção melhorada de nutrientes e o risco reduzido de câncer de estômago e alergias.

25. Benefícios do Aspargo Como Laxante:

O Aspargo também é um bom fornecedor de Fibra dietética que ajuda no bom funcionamento do intestino, devido as suas propriedades laxantes.

26. Benefícios do Aspargo Contra Doenças Reumáticas:

A artrite reumatóide é uma condição crônica que causa inflamação das articulações. Estudos demonstraram que o consumo de alimentos ricos em folatos, como o Aspargo, e que também possui propriedades anti-inflamatórias, ajuda a aliviar as dores causadas pela artrite.

27. Benefícios dos Aspargos Por Serem Ricos em Rutina:

O Aspargo também é uma rica fonte de rutina, um flavonóide que possui propriedades anti-inflamatórias e que é usado para tratar hemorróidas e prevenir a coagulação do sangue. Ele aumenta a permeabilidade dos capilares, fortalece os vasos sanguíneos e os protege da fragilidade.

28. Benefício do Aspargo Para Tratar Doenças Respiratórias:

O Aspargo também é conhecido por sua efetividade na cura de bronquite e tuberculose. As propriedades melhoram o funcionamento dos tecidos pulmonares e ajuda no tratamento de infecções da garganta também.

29. Benefícios do Aspargo Contra Doenças Neurodegenerativas:

Estudos forneceram evidências de que este vegetal é eficaz no tratamento de doenças neurodegenerativas como doenças de Alzheimer, Parkinson e Huntington. Estes efeitos benéficos do Aspargo são atribuídos à presença de fitoestrógenos que possuem certos efeitos neuroprotetores.

Veja Também: Epilepsia – Sintomas,Causas e Tratamentos…

30. Benefícios do Aspargo Para Tratar a Depressão:

Uma pesquisa científica mostrou a eficácia  como anti-ansiedade e antidepressivo. Isso ajuda a melhorar a memória, aumenta a produção e a secreção de estrogênio, e tem um efeito revitalizante e calmante no sistema nervoso.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Osmar da Costa Junior

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Cura Natural" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

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