Os 25 Benefícios do Alho Poró Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Cura Natural

Os 25 Benefícios do Alho Poró Para Saúde
4.7 (93.33%) 27 votes

Benefícios do Alho Poró que são incríveis. Além disso, o Alho Poró também é conhecido como alho-francês, alho-macho, porro-bravo e porro-hortense. Esse vegetal pode ser servido cozido ou cru. Diferentemente das cebolas e dos alhos, ele não possui bulbo arredondado, sendo caracterizado por um cilindro de folhas, cor branca na parte que fica subterrânea e de cor verde nas folhas.

O Alho Poró possui sabor mais suave do que a maioria dos outros produtos da mesma família das cebolas, podendo ser cultivado e produzido ao longo de todo o ano. Para cada estação, porém, existem diferentes variedades e diferentes métodos de cultivos que são recomendados para melhor aproveitamento desse vegetal.

Os 25 Benefícios do Alho Poró Para Saúde

Propriedades Nutricionais do Alho Poró:

Este é um alimento com alto teor de nutrientes, e pelos valores consideráveis de vitaminas e minerais, entre elas o cálcio, o magnésio, o manganês, o sódio, o ferro, o potássio, o cobre, o zinco, a vitamina C, a vitamina B3 (niacina), a vitamina B2 (riboflavina), a vitamina B1 (tiamina), a vitamina B6 (piridoxina) e o ácido fólico. Confira agora os 25 Benefícios do Alho Poró Para Saúde:

1. O Alho Poró Auxilia no Crescimento do Cabelo:

Esse vegetal é uma importante fonte de ferro que ajuda os folículos capilares a crescer. Ele é também fonte rica em vitamina C que promove a absorção de ferro pelo organismo. A deficiência de ferro pode causar anemia, que é uma das causas para a queda de cabelo.

2. Benefícios do Alho Poró Para Saúde da Pele:

As folhas verdes desse vegetal contêm 100 vezes mais betacaroteno e o dobro de vitamina C nas partes brancas. Esta combinação de vitaminas A, C e E, bem como outros antioxidantes poderosos, protege a pele contra os danos causados ​​pelos radicais livres e raios ultravioleta do sol.

3. O Alho Poró Promove a Saúde Digestiva:

Além de estimular e fortalecer o estômago, rins e intestino, as fibras desse vegetal fazem a pessoa comer devagar, resultando numa boa digestão da comida. Isso evita excessos de alimento no estômago e faz você se sentir satisfeito.

4. Benefícios do Alho Poró Para as Gestantes:

Esse vegetal é muito essencial para mulheres grávidas, pois contêm ácido fólico. O consumo durante a gravidez tem demonstrado reduzir o risco de defeitos do tubo neural do feto.

5. O Alho Poró Regula o Colesterol:

Esse vegetal têm propriedades antissépticas que ajudam o organismo a combater infecções. Assim, ajudam a diminuir o colesterol LDL (ruim )e aumentar o colesterol HDL (bom).

Veja Também: Suco de Acerola Para Reduzir os Níveis de Colesterol

6. Benefícios do Alho Poró Para Saúde dos Ossos:

O alto conteúdo de Vitamina K presente nesse vegetal ativa a osteocalcina, uma proteína que é vital para a saúde óssea. Uma xícara de Alho Poró fornece cerca de 42 microgramas de Vitamina K, que é 47,34 % da quantidade diária recomendada para mulheres e homens.

Os 25 Benefícios do Alho Poró Para Saúde

7. Benefícios do Alho Poró Para o Coração:

Os altos níveis de homocisteína no sangue podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como doença arterial coronariana e aterosclerose. Esse vegetal controla os níveis de homocisteína no sangue, promovendo a saúde do coração.

8. O Alho Poró Reduz a Inflamação Crônica:

A inflamação crônica é muito prejudicial para a saúde do corpo. A Vitamina K presente nesse vegetal, tem propriedades anti-inflamatórias que podem combater as doenças inflamatórias crônicas, como diabetes, obesidade e artrite reumatoide.

9. Benefícios do Alho Poró na Prevenção do Câncer:

Esse vegetal é uma boa fonte de sulfitos alílicos, que podem inibir os bloqueios de vias associadas à formação de tumores malignos. Como outros membros da família Allium, eles podem desempenhar um papel importante na prevenção de certos tipos de câncer.

10. O Alho Poró Auxilia na Perda de Peso:

Esse vegetal é um alimento que auxilia na perda de peso e combate a obesidade, pois é baixo em calorias e não possui gorduras. O seu alto teor de fibra suprime sua fome, proporcionando uma sensação de plenitude.

Veja Também: Os 8 Alimentos que Vão Te ajudar na Perda de Peso

11. Benefícios do Alho Poró Para os Olhos:

Esse vegetal é uma boa fonte de luteína e zeaxantina. Estes compostos são vitais para uma visão saudável. Protegem os tecidos do olho da oxidação prejudicial. O consumo desse vegetal em quantidades adequadas, protege os olhos das cataratas e degeneração macular relacionada à idade.

12. O Alho Poró Possui Propriedades Afrodisíacas:

Esse vegetal vem sendo conhecido há séculos por seus efeitos afrodisíacos. Além disso, possui propriedades que aumentam a libido, e ao mesmo tempo, trata as pessoas que sofrem com a infertilidade. Faça um suco desse vegetal, e você ficará surpreso ao ver o seu resultado.

Os 25 Benefícios do Alho Poró Para Saúde

13. Benefícios do Alho Poró Para o Sistema Nervoso:

O magnésio, fósforo e folato são nutrientes importantes para o funcionamento saudável do sistema nervoso. O Alho Poró rico em nesses minerais que ajudam a melhorar a concentração, memória e capacidade do cérebro de processar informações.

14. O Alho Poró Trata Problemas Respiratórios:

Assim como a cebola, esse vegetal pode ajudar nos problemas dos brônquios, de tosse intensa e etc, pelo fato de contar com propriedades antibacterianas que o convertem em um antibiótico natural.

15. Benefícios do Alho Poró Para os Intestinos:

Esse vegetal contém pré-bióticos que não só reduz as chances de obesidade, mas administra as bactérias e elimina qualquer tipo de bactérias que possam atacar os intestinos. Além disso, ainda permite a absorção de nutrientes do alimento que nós comemos.

16. O Alho Poró Fortalece o Sistema Imunológico:

Mais um dos benefício desse vegetal proveniente da vitamina C, é auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Diversos estudos mostram que o consumo de vitamina C pode ajudar tanto na prevenção quanto no alívio dos sintomas de gripes e resfriados.

Veja Também: Suco Detox de Limão Para Fortalecer o Sistema Imunológico

17. Benefícios do Alho Poró no Combate de Infecções:

Esse vegetal impede as infecções, como a febre, resfriado, gripe e infecções do trato urinário, devido ao seu efeito antisséptico e ação calmante. Possui uma quantidade significativa de Vitamina A que contribui para neutralizar as infecções.

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios do Alho Poró:

Outros Benefícios do Alho Poró Para Saúde:

  • Esse vegetal nos protege da catarata e degeneração macular relacionada à idade;
  • A abundância de Vitamina K nesse vegetal, previne as doenças inflamatórias crônicas e a calcificação indesejada das artérias;
  • A ingestão diária de Alho-Poró ajuda a reduzir o risco de câncer da próstata;
  • A combinação de vitaminas A, C e E, bem como outros antioxidantes nesse vegetal, protege a pele contra os raios ultravioleta do sol;
  • Esse vegetal possui propriedades que ajudam a diminuir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL.
  • O Alho-Poró é uma fonte rica em vitamina C que promove a absorção de ferro pelo organismo;
  • Esse vegetal permite que os vasos sanguíneos não fiquem entupidos, diminuindo assim o risco de hipertensão;
  • O Alho poró é um diurético natural e desintoxicante de pele.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *