Legumes e Vegetais

Alho poró: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 18/12/2017 (atualizado em 08/08/2023)
benefícios do alho poró

Os benefícios do alho poró que são incríveis, pois, também é conhecido como alho-francês, alho-macho, porro-bravo e porro-hortense. Esse vegetal pode ser servido cozido ou cru. Diferentemente das cebolas e dos alhos, ele não possui bulbo arredondado, sendo caracterizado por um cilindro de folhas, cor branca na parte que fica subterrânea e de cor verde nas folhas.

O alho poró possui sabor mais suave do que a maioria dos outros produtos da mesma família das cebolas, podendo ser cultivado e produzido ao longo de todo o ano. Para cada estação, porém, existem diferentes variedades e diferentes métodos de cultivos que são recomendados para melhor aproveitamento desse vegetal.

benefícios do alho poró

Propriedades nutricionais:

Este é um alimento com alto teor de nutrientes, e pelos valores consideráveis de vitaminas e minerais, entre elas o cálcio, o magnésio, o manganês, o sódio, o ferro, o potássio, o cobre, o zinco, a vitamina C, a vitamina B3 (niacina), a vitamina B2 (riboflavina), a vitamina B1 (tiamina), a vitamina B6 (piridoxina) e o ácido fólico.

Benefícios do alho poró para saúde:

1. Crescimento do cabelo:

Esse vegetal é uma importante fonte de ferro que ajuda os folículos capilares a crescer. Ele é também fonte rica em vitamina C que promove a absorção de ferro pelo organismo. A deficiência de ferro pode causar anemia, que é uma das causas para a queda de cabelo.

2. Saúde da pele:

As folhas verdes desse vegetal contêm 100 vezes mais betacaroteno e o dobro de vitamina C nas partes brancas do alho poró. Esta combinação de vitaminas A, C e E, bem como outros antioxidantes poderosos, protege a pele contra os danos causados ​​pelos radicais livres e raios ultravioleta do sol.

3. Saúde digestiva:

Além de estimular e fortalecer o estômago, rins e intestino, as fibras desse vegetal fazem a pessoa comer devagar, resultando numa boa digestão da comida. Alho poró evita excessos de alimento no estômago e faz você se sentir satisfeito.

4. Para as gestantes:

Esse vegetal é muito essencial para mulheres grávidas, pois contêm ácido fólico. O consumo durante a gravidez tem demonstrado reduzir o risco de defeitos do tubo neural do feto.

5. Regula o colesterol:

Esse vegetal têm propriedades antissépticas que ajudam o organismo a combater infecções. Assim, ajudam a diminuir o colesterol LDL (ruim )e aumentar o colesterol HDL (bom).

6. Saúde dos ossos:

O alto conteúdo de Vitamina K presente nesse vegetal ativa a osteocalcina, uma proteína que é vital para a saúde óssea. Além disso, uma xícara de alho poró fornece cerca de 42 microgramas de Vitamina K, que é 47,34 % da quantidade diária recomendada para mulheres e homens.

7. Para o coração:

Os altos níveis de homocisteína no sangue podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como doença arterial coronariana e aterosclerose. Além disso, alho poró controla os níveis de homocisteína no sangue, promovendo a saúde do coração.

8. Inflamação crônica:

A inflamação crônica é muito prejudicial para a saúde do corpo. A Vitamina K presente nesse vegetal, tem propriedades anti-inflamatórias que podem combater as doenças inflamatórias crônicas, como diabetes, obesidade e artrite reumatoide.

9. Prevenção do câncer:

O alho poró é uma boa fonte de sulfitos alílicos, que podem inibir os bloqueios de vias associadas à formação de tumores malignos. Além disso, como outros membros da família Allium, eles podem desempenhar um papel importante na prevenção de certos tipos de câncer.

10. Perda de peso:

Esse vegetal é um alimento que auxilia na perda de peso e combate a obesidade, pois é baixo em calorias e não possui gorduras. Além disso, o seu alto teor de fibra suprime sua fome, proporcionando uma sensação de plenitude.

11. Para os olhos:

Esse vegetal é uma boa fonte de luteína e zeaxantina. Estes compostos são vitais para uma visão saudável. Além disso, protegem os tecidos do olho da oxidação prejudicial. O consumo desse vegetal em quantidades adequadas, protege os olhos das cataratas e degeneração macular relacionada à idade.

12. Propriedades afrodisíacas:

Esse vegetal vem sendo conhecido há séculos por seus efeitos afrodisíacos. Além disso, possui propriedades que aumentam a libido, e ao mesmo tempo, trata as pessoas que sofrem com a infertilidade. Faça um suco desse vegetal, e você ficará surpreso ao ver o seu resultado.

alho poró

13. Para o sistema nervoso:

O magnésio, fósforo e folato são nutrientes importantes para o funcionamento saudável do sistema nervoso. Além disso, o alho poró rico em nesses minerais que ajudam a melhorar a concentração, memória e capacidade do cérebro de processar informações.

14. Problemas respiratórios:

Assim como a cebola, esse vegetal pode ajudar nos problemas dos brônquios, de tosse intensa e etc, pelo fato de contar com propriedades antibacterianas que o convertem em um antibiótico natural.

15. Para os intestinos:

Esse vegetal contém pré-bióticos que não só reduz as chances de obesidade. Além disso, administra as bactérias e elimina qualquer tipo de bactérias que possam atacar os intestinos. Além disso, ainda permite a absorção de nutrientes do alimento que nós comemos.

16. Fortalece o sistema imunológico:

Mais um dos benefício desse vegetal proveniente da vitamina C, é auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, diversos estudos mostram que o consumo de vitamina C pode ajudar tanto na prevenção quanto no alívio dos sintomas de gripes e resfriados.

17. Combate de infecções:

Esse vegetal impede as infecções, como a febre, resfriado, gripe e infecções do trato urinário, devido ao seu efeito antisséptico e ação calmante. Além disso, possui uma quantidade significativa de Vitamina A que contribui para neutralizar as infecções.

Confira através do vídeo abaixo outros benefícios do alho poró:

Outros benefícios do alho poró para saúde:

  • Esse vegetal nos protege da catarata e degeneração macular relacionada à idade;
  • Além disso, a abundância de Vitamina K nesse vegetal, previne as doenças inflamatórias crônicas e a calcificação indesejada das artérias;
  • A ingestão diária ajuda a reduzir o risco de câncer da próstata;
  • Além disso, a combinação de vitaminas A, C e E, bem como outros antioxidantes nesse vegetal, protege a pele contra os raios ultravioleta do sol;
  • Esse vegetal possui propriedades que ajudam a diminuir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL.
  • Além disso, é uma fonte rica em vitamina C que promove a absorção de ferro pelo organismo;
  • Esse vegetal permite que os vasos sanguíneos não fiquem entupidos, diminuindo assim o risco de hipertensão;
  • Além disso, é um diurético natural e desintoxicante de pele.
Sair da versão mobile