Legumes e Vegetais

Endívia roxa: Propriedades, benefícios, como usar e receitas

Por Alan Costa, em 17/02/2018 (atualizado em 07/08/2023)
endívia roxa

A endívia roxa é um vegetal, que é comumente conhecido como escarola ele rico em nutrientes e vitaminas e o seu o sabor levemente amargo. Além disso, ela é nativa da região Ásia Menor. O vegetal precisa de solos férteis bem drenados para florescer.

Existem duas variedades principais existentes de cultivo da endívia roxa: a crespa, que é “frisee, Cichorium endívia, var crispum’, com folhas estreitas, e a escarola lisa é “Cichorium endivia, var latifolia”, com folhas largas e as suas folhas tem a ponta das margens frisadas com hastes grossas, parecidas com o alface.

endívia roxo

Propriedades da endívia roxo:

Além disso, a endívia roxo contém boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas essenciais, tais como o ácido fólico, ácido pantoténico (Vitamina B5), piridoxina (vitamina B6) e tiamina (vitamina B1), niacina (B3). Essas vitaminas são essências para nosso corpo, ajudam na absorção de fontes externas na reposição necessária de gordura, proteínas, e do metabolismo de carboidratos.

Benefícios da endívia roxo para saúde:

A endívia roxa acumula muitas vantagens nutricionais e é um verdadeiro concentrado de vitaminas, oligoelementos e minerais que agem sobre o crescimento e a vitalidade. No entanto, tudo isso participa também na prevenção de Inúmeras doenças cardio-vasculares e alguns tipos de cancro / câncer, nomeadamente, digestivos.

  • Contém Vitaminas Fortificantes;
  • Possui Baixa Calorias;
  • Fonte de Fibras;
  • Auxilia na Digestão;
  • Combate Colesterol Alto;
  • Tem Ação Antioxidante;
  • Fonte de Vitaminas;
  • Fonte de Minerais;
  • Ajuda Combater os Efeitos Hipertensores de Sódio.

Como usar?

Na cozinha, a endívia roxa pode entrar em diversas receitas pois, tem capacidade de absorver os sabores dos alimentos que se cozinham junto com ela. Fica ótima em vinagretes, refogados, grelhados, recheada, gratinada, assada ou em saladas combinadas com maçã fresca e frutas cítricas. Também vai muito bem em sopas e tortas.

Salada de endívia roxa agridoce:

Ingredientes:

– 1 endívia roxo;
– 1 maçã verde;
– 50 g de nozes;
– 80 g de presunto de parma.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, corte a endívia roxa ao meio, retira as folhas maiores para decoração e o meio pode cortar bem fino.
  2. Em seguida, corte a maçã em cubos pequenos e deixe de molho na água com limão.
  3. O presunto de parma coloque na frigideira para grelhar até ficar crocante e corte em tiras finas também.
  4. Misture todos os ingredientes em uma tigela e reserve.
  5. Em seguida faça o vinagrete de frutas vermelhas.
  6. Monte o prato recheando com as folhas grandes de endívia roxa,
  7. Sirva a mistura de endívia roxa e tempere com a vinagrete!

Na hora de preparar a endívia roxa, lembre-se de não deixá-la mergulhada na água por muito tempo, pois isto fará com que ela perca os seus minerais. Se escolher a endívia roxa como ingrediente de um prato quente, pingue algumas gotas de limão durante o preparo, para que as folhas fiquem clarinhas.

Sair da versão mobile