Legumes e Vegetais

Aspargo verde: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 21/02/2018 (atualizado em 04/08/2023)
beneficio do aspargos verdes

O aspargo verde é uma planta, flor da família dos lírios que serve como alimento. De cultivo comum em todo o mundo, eles podem ser consumido em todas as épocas do ano, de forma a aproveitar todos os benefícios.

Além disso, o aspargo verde é conhecidos por serem afrodisíacos e possuírem importantes valores nutricionais. Devido a seu efeito diurético, é um bom remédio para reumatismo e artrite. Além disso, contêm muitas fibras e são bons contra a prisão de ventre.

beneficio do aspargo verde

Valor nutricional do aspargo verde:

Alimento nutritivo e saboroso, o aspargo verde é uma excelente fonte de ácido fólico, sendo ideal para complementar dietas de mulheres durante a gestação, pois previne o desenvolvimento de problemas no tubo neural do bebê.

Além disso é rico em betacaroteno, vitamina C, K e do complexo B, magnésio, manganês, fósforo e fibras. Devido à presença de fibras e ao baixíssimo valor calórico, o alimento é ideal para quem está em busca do emagrecimento com saúde.

Benefícios do aspargo verde para saúde:

1. Ação de um diurético:

Por ser composto em sua maior parte por água, o aspargo verde facilita a eliminação de líquidos. É aconselhado para pessoas com retenção, edemas ou problemas renais (cálculos e infecções, por exemplo), assim como com hipertensão.

Além disso oferece esparragina, que induz à produção de urina. Não tem sódio natural e, portanto, não aumenta o inchaço típico durante a síndrome pré-menstrual.

2. É um bom laxante:

Outro dos benefícios do aspargo verde para a nossa saúde está relacionado com sua capacidade para regular o trânsito intestinal devido à fibra presente em sua composição.

Evita, trata ou previne a prisão de ventre, as hemorroidas, os divertículos no cólon e a síndrome do intestino irritável. A fibra, por sua vez, tem outras propriedades como, por exemplo, contribuir para a redução do colesterol e favorecer a decomposição dos açúcares no sangue.

3. Poderoso antioxidante:

Um prato que inclua aspargo verde pode ser muito mais eficaz do que qualquer tratamento de beleza? Isso se deve ao fato de ele oferece muitos antioxidantes que têm a capacidade para neutralizar os efeitos dos radicais livres. Estes atacam as células e causam envelhecimento. Por sua vez, conta com betacaroteno, o que beneficia a saúde da pele.

4. Apoia saúde da gestação:

O folato encontrado no aspargo é fundamental para as mulheres grávidas. Isso porque a deficiência de folato logo nas primeiras etapas da gestação pode resultar em anomalias no tubo neural do recém-nascido.

O tubo neural é constituído por estruturas que dão origem ao eixo central do sistema nervoso, na cabeça e na coluna vertebral do feto. Seu desenvolvimento adequado é fundamental para que o sistema nervoso seja formado por completo.

aspargo verde

5. Auxilia a saúde digestiva:

De acordo com o que os nutricionistas declararão, há benefícios do aspargo verde para estabilizar a digestão graças a seu teor de fibras e proteínas. Os nutrientes auxiliam a movimentação do alimento dentro do intestino e a aliviar o desconforto que pode surgir durante a digestão.

Além disso, segundo informações da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, o aspargo verde possui uma fibra alimentar que está associada à melhoria da digestão.

Ela só é destruída e digerida até chegar ao intestino grosso e atua na melhoria da absorção de nutrientes, na diminuição de alergias e na redução de riscos de desenvolvimento de câncer de cólon.

6. Fortalece o sistema imunológico:

Os aspargos verdes também são fontes de vitamina E, que além de proteger o corpo contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico. Existe a orientação de consumir o aspargo verde com azeite de oliva porque o corpo absorve melhor a vitamina E quando ela vem acompanhada de um pouco de gordura.

7. Auxilia o desempenho sexual:

Como vimos acima, o aspargo verde possui propriedades afrodisíacas. Seu folato e sua vitamina B6 estimulam a excitação. Além disso, a vitamina E presente no aspargo estimula os hormônios sexuais de homens e mulheres.

8. Cura a ressaca:

Uma pesquisa de 2009 publicada no Journal of Food Science (Jornal de Ciência Alimentar, tradução livre), realizada com células cultivadas em laboratório, indicou que os minerais e aminoácidos encontrados no aspargo verde podem ajudar a aliviar a ressaca e proteger as células do fígado das toxinas presentes no álcool.

9. Fonte de vitamina K:

A vitamina K presente no aspargo verde é responsável  por auxiliar o corpo a absorver cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos. Já que estamos falando da vitamina K, ela também é importante para equilibrar a coagulação do sangue, necessária para o corpo parar de sangrar depois de sofrer um ferimento ou um corte, por exemplo.

10. Ajuda a melhorar o humor:

Junto à vitamina B12, o folato ajuda a evitar a irritabilidade. Pesquisadores identificaram que pessoas que sofrem com depressão podem usufruir. Além disso, o aspargo verde também possui bastante triptofano, um aminoácido que também já foi associado à melhoria do humor.

11. Para o Coração:

O aspargo verde é livres de gorduras e de colesterol. Além disso, ele também é uma fonte de saponina, a saponina ajuda na redução do colesterol e na prevenção das doenças cardíacas. Isso faz com espargos seja um excelente alimento para pessoas com doenças cardíacas.

aspargo verde

12. Poderoso anti-inflamatório:

Além disso, aspargo verde não só tem o gosto delicioso, mas é uma excelente fonte de nutrientes para o corpo e a mente, pois ele contém muitos nutrientes anti-inflamatórios, tais como saponinas e os flavonoides quercetina, rutina, laempferol e isoramnetina, que ajudam a combater a artrite, asma e doenças autoimunes.

13. Preveni doenças nos ossos:

As pessoas com mais de 50 anos (principalmente as mulheres que estão na etapa da menopausa) e as crianças com menos de 5 anos, devem consumir mais aspargo verde do que os outros. Por quê? Porque graças à vitamina K que oferece, seus ossos estarão mais fortes e saudáveis e as fraturas serão evitadas.

  • Rico em probióticos e age fortemente no sistema digestivo;
  • Ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável;
  • Também é ótimo para quem sofre de constipação;
  • Fortalece o sistema imunológico protege o corpo contra os radicais livres;
  • É uma fonte de nutrientes para o corpo e a mente;
  • Ajuda na redução do colesterol e na prevenção das doenças cardíacas;
  • Preveni infecções urinárias.
Sair da versão mobile