Legumes e Vegetais

Aipo: Para que serve, valor nutricional, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 14/12/2017 (atualizado em 08/08/2023)
beneficios do aipo

Os benefícios do aipo para saúde e beleza geral do corpo, pois, é considerado um dos alimentos mais saudáveis ​​do mundo e é bem conhecido das pessoas interessadas em comer saudável devido a um mito fascinante: que o número de calorias que você consome mastigando e digerindo é menor que o número de calorias que ele fornece.

Para uso culinário, o aipo é mais comum nas sopas e saladas, ou como uma guarnição para determinados pratos. Ele também é comumente consumido como um lanche, uma vez que é bastante enchimento, mas não engorda.

benefícios do aipo

Ele é extremamente versátil e pode ser comido ou cozido; Tanto a raiz como a parte aérea desta planta (folhas e hastes) são saborosas e ricas em nutrientes.

Valor nutricional:

Ele contém minerais como Cálcio, sódio, cobre, magnésio, Ferro, zinco e potássio. Contém ácidos gordurosos e vitaminas, incluindo vitaminas A, Vitamina K, Vitamina C, Vitamina E, D e as vitaminas B (tiamina, riboflavina, ácido fólico, vitamina B6 e vitamina B12). Também contém fibras.

Benefícios do aipo para saúde e beleza:

1. Para o rim:

Rico em água, aipo possui propriedades diuréticas e também é útil na remoção de toxinas do rim, ajudando a evitar problemas relacionados a este órgão (prevenindo a formação de pedras no rim, por exemplo). É bastante utilizado em casos de controle do ácido úrico.

2. Perda de peso:

O consumo regular de suco de aipo antes das refeições pode ajudar a reduzir o seu peso. É muito baixo em calorias e também dá uma sensação de saciedade devido ao alto teor de fibra. Portanto, pode ajudar a reduzir a tendência de comer demais e ajudá-lo a manter o peso baixo sem sentir fome o tempo todo!

3. Alívio da enxaqueca:

A presença de cumarina no aipo pode proporcionar alívio das enxaquecas . O mecanismo exato não é completamente compreendido, mas pesquisa aponta para a supressão da liberação de óxido nítrico no cérebro, o que pode causar dores de cabeça e enxaquecas.

4. Para digestão:

Por ter uma grande quantidade de água e ser composto por fibras insolúveis, o aipo facilita a passagem das fezes, o que pode ser uma boa para quem sofre com intestino preso. No entanto, isso não é tão legal para quem sofre com diarreia e essas pessoas devem evitar ele.

5. Controlar o diabetes:

As folhas dele também são consumidas para tratar várias condições diabéticas. Isto é devido ao alto teor de fibras, que foi mostrado para ajudar a controlar os sintomas da diabetes.

6. Reduzir o colesterol ruim:

Aipo possui componentes que ajudam a reduzir colesterol ruim, isso, é claro, quando consumido com frequência.

7. Pressão arterial:

Isso acontece graças ao fato dele ser dotado de um composto que relaxa os músculos das artérias, o que resulta em uma maior dilatação dos vasos sanguíneos e na redução da pressão arterial. Ele ainda contém potássio, Cálcio e magnésio, nutrientes que também atuam na diminuição da pressão arterial, além de poderem auxiliar a melhoria do sono.

8. Para os olhos:

Em apenas um talo grande de aipo é possível obter 5% das necessidades diárias de vitamina A. Além disso, um nutriente que protege os olhos e previne a degeneração da visão relacionada ao processo de envelhecimento

9. Prevenir cataratas:

Gotejar gotas de chá de aipo nas pálpebras é bom para certas condições oftalmológicas e pode melhorar a saúde dos olhos. Além disso, reduzir suas chances de desenvolver cataratas e protegê-lo contra a degeneração macular.

10. Como anti-inflamatório:

O alimento também possui propriedades anti-inflamatórias, por conta da presença de antioxidantes fenólicos e flavonoides em sua composição. Além disso, o que significa que ele ajuda a minimizar as chances de desenvolvimento de problemas de saúde como a artrite, por exemplo.

11. Funcionamento intestinal:

Alguns nutricionistas explicam que aipo tem ainda poder laxativo, o que equilibra o trato gastrointestinal. Além disso, ou seja, suas fibras ajudam a regular o intestino e diminuir o inchaço.

12. Tratamento do reumatismo:

Os extratos dele, que contêm 85% de 3-n-butilftalida (3nB), são eficazes no tratamento de artrite e dores musculares.

13. Como antioxidante:

Os antioxidantes e compostos de aipo podem ajudar a combater alguns tipos de câncer através da remoção de radicais livres no organismo.

14. Recuperação das células:

O vegetal é composto por antioxidantes e, assim, contribui com a recuperação das células do organismo humano. Além disso, de ajudar na eliminação de radicais livres, que podem causar danos às células e trazer doenças como câncer.

15. Reduzir o inchaço:

O aipo é diurético por conta da presença de um composto oleoso em sua composição, o que ajuda a aumentar a quantidade de urina. Além disso, eliminando o excesso de água no corpo e reduzindo o inchaço. Uma pesquisa realizada com ratos mostrou que os animaizinhos que receberam extrato dele registraram aumento no seu volume de urina.

16. Fortalecer o sistema imunológico:

Fonte de Vitamina C, além da presença de antioxidantes, o consumo frequente dele contribui para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, impedindo, por exemplo, que a pessoa pegue resfriado, entre outras doenças.

17. Saúde cardiovascular:

Ele é composto também por ftalidas que, além de ajudarem a reduzir o colesterol. Além disso, diminuem a pressão sanguínea, fornecendo suporte cardiovascular saudável.

Outros benefícios do aipo:

  • Aipo atua como um refrigerante. Ele podem ser denominado como uma iguaria de verão. Pois é rica em água e Vitamina C, e, portanto, pode afastar o calor.
  • Além disso, ele tem propriedades laxativas, devido à presença da fibra dietética e podem ser consumido quando se sofre de prisão de ventre;
  • Ele é rico em propriedades anti-inflamatórias. Poliacetileno que ajudam a prevenir artrite, gota, asma e bronquite;
  • Além disso, o Suco dele ajudam a induzir o sono. Pois ele tem óleos essenciais e minerais que proporcionam efeito relaxante para os nervos e podem manter o estresse sob controle.
  • Auxilia na digestão;
  • Além disso, reduz o risco de câncer de cólon;
  • Regula as evacuações;
  • Além disso, funciona como um sedativo para dormir;
  • Protege da hipertensão (Alta Pressão Sanguínea);
  • Além disso, protege contra a osteoporose;
  • Maior proteção contra infecções bacterianas e virais;
  • Além disso, estimula o apetite.

Malefícios:

As sementes do aipo contêm óleos voláteis, flavonoides, cumarinas e ácido linoleico. Portanto, não são boas para mulheres grávidas porque podem causar contrações no útero. Além disso, coma tantos desses talos crocantes, verdes e saudáveis ​​como você puder!

Sair da versão mobile