Legumes e Vegetais

Couve de Bruxelas: Para que serve, propriedades e benefícios

Por Alan Costa, em 14/02/2018 (atualizado em 07/08/2023)
couve de bruxelas

O couve de Bruxelas contém diversas propriedades para a nossa saúde. Além disso, o couve de Bruxelas são vegetais pequenos, redondos e verdes brilhantes eles são geralmente mais ou menos 1 a 2 polegadas (2,5 a 5 centímetros) de largura e pertencem à família do repolho, que também inclui Couve, Brócolis, cordeiros e Couve Flor.

Na verdade, os brotos de Bruxelas parecem pequenas couves, mas são mais saborosos. eles precisam ser cozidas para que elas sejam macias para comer. Portanto, eles estão cheios de nutrientes e podem ser incluídos em muitas refeições.

couve de Bruxelas

Propriedades nutricionais do couve de bruxelas:

O couve de Bruxelas é uma rica fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B1 e B2, bioflavonóides (como o nobiletin). Folato (semelhante ao ácido fólico) e sais minerais, como o potássio, o cálcio, o fósforo e o magnésio. Além disso, este vegetal inteiro pode ser aproveitado para melhor utilização de suas propriedades. Pois os seus talos também são muito ricos em nutrientes.

Benefícios do couve de bruxelas para saúde:

1. Controlar o colesterol:

O alto teor de fibras (mais de 15% do nosso RDA) nas couve de Bruxelas reduz o colesterol através da ligação com os ácidos biliares que o fígado produz do colesterol para digerir gordura.

Como muitos desses ácidos biliares são acoplados com fibra, o fígado é responsável por produzir mais ácido biliar para digerir a gordura e, portanto, requer mais do colesterol, em última análise diminuindo a quantidade de colesterol no nosso corpo.

2. Reduzir inflamações:

Um glucosinolatos é particularmente abundante no couve de Bruxelas, foi definido que ele combater a inflamação em um nível genético, uma vez convertido na molécula de indole-3-carbinol, ou ITC.

Além disso, uma xícaras e meia de couve de Bruxelas contêm cerca de 430 miligramas de ômega-3 os ácidos gordos, que são uma parte essencial de moléculas de mensagens anti-inflamatórios do nosso corpo.

3. Prevenção do câncer:

Glucosinolatos do este vegetal e seus isotiocianatos de ativação de desintoxicação ajudam a combater e até mesmo prevenir vários tipos de câncer, incluindo a bexiga, mama, cólon, pulmão, próstata e câncer de ovário.

4. Rico em folato:

Um evento bioquímico chamado o ciclo de metilação depende de folato para transcrever ADN adequadamente, transforma norepinefrina em adrenalina, bem como transformar serotonina em melatonina.

Além disso, o folato suprime a homocisteína aminoácido que contribuem para a doença cardíaca. Uma xícara de couve de Bruxelas contém uma boa dose de ácido fólico (quase 25% da RDA) e os benefícios de saúde associados.

5. Ajuda na digestão:

Uma xícara de couve de Bruxelas contém quatro gramas (16% da RDA) de fibra alimentar, o que pode ajudar na digestão, prevenir a constipação, manter o açúcar na arterial baixa. Além disso, o sulforafano também protege o nosso estômago, obstruindo o crescimento excessivo de Helicobacter pylori, uma bactéria que pode levar ao câncer gástrico.

 6. Rico em vitamina K:

O Couve de Bruxelas é especialmente ricos em Vitamina K (uma xícara contém 273,5% da RDA), que promove a saúde dos ossos, impede a calcificação dos tecidos do corpo, serve como um anti-oxidante e um agente anti-inflamatório, e é essencial para o cérebro e a função nervosa.

7. Rico em vitamina C:

Os benefícios nutricionais da vitamina C (uma xícara contém mais de 161% do RDA) encontrada no couve de Bruxelas garante um sistema imunológico saudável, ajuda na hipertensão, pressão arterial, combate a intoxicação por chumbo, cataratas, e serve como um poderoso antioxidante que previne “ferrugem celular”, que pode levar a aterosclerose, doença cardíaca, acidente vascular cerebral e câncer.

benefícios do couve de bruxelas

8. Rico em vitamina A:

Além disso, a couve de Bruxelas  também contém mais de 20% da RDA de vitamina A que estimula a imunidade, protege os olhos contra a catarata e degeneração macular, mantém saudável ossos e dentes, impede cálculos urinários, e é essencial para os órgãos reprodutivos.

9. Sistema cardiovascular:

A couve de Bruxelas  contem o sulforafano isotiocianato feito de glucosinolatos. Portanto, estes poderosos compostos não só desencadeia a atividade anti-inflamatória em nosso sistema cardiovascular, mas também pode prevenir e possivelmente.

Até mesmo ajudar a reverter os danos dos vasos sanguíneos. Ao regular a inflamação no corpo, pode lutar contra o aparecimento de ataques cardíacos, doenças isquêmicas do coração e arteriosclerose.

10. Grávidas:

Por fim, o décimo primeiro benefícios da couve de Bruxelas está no fato de ser um alimento indicado para uma gestação saudável. Junto com um cardápio variado, esse vegetal é muito importante dada a sua riqueza de nutrientes, como as vitamina A, C e K.

Das quais já se falou, bem como a presença de minerais, entre eles, ferro, potássio, manganês e magnésio, além de ácido fólico, esse último obrigatório na alimentação de todas as futuras mamães.

11. Saúde dos ossos:

Em oitavo lugar está o benefícios da couve de Bruxelas  de colaborar com a saúde dos ossos. Isso se dá, em especial, ao fato do alimento ser rico em vitamina K. Esse nutriente também evita a Calcificação dos tecidos do corpo, o que pode levar ao seu mau funcionamento, e tem papel importante na função nervosa e para o cérebro, graças às suas propriedades anti-inflamatória e antioxidante.

12. Como antibactericida:

O vegetal conta ainda com o chamado sulforafano, uma substância que controla o crescimento da população da bactéria Helicobacter pylori. Que vive no estômago de muitas pessoas e pode causar problemas como gastrite e mesmo câncer. Esse, portanto, é mais um e o sétimo benefício da lista.

13. Rico em antioxidantes:

Existem muitas razões para incluir no seu cardápio diário. Entre os benefícios da couve de Bruxelas, pode-se dizer que o primeiro é o fato do vegetal ser rico em substâncias antioxidantes.

Além disso, elas são essenciais para evitar o envelhecimento precoce das células e combater diversas doenças, inclusive, diferentes tipos de câncer. Alguns dos antioxidantes encontrados no alimento são as vitamina A, C e E, bem como o manganês e os flavonoides (quercetina, kaempferol

14. Perda de peso:

Aqui está um dos grandes motivos pelo qual  tem sido extremamente consumida no Brasil. O efeito emagrecedor do alimento. A boa notícia é que  pode fazer parte de uma dieta que faz bem a saúde e pode ser consumida a vontade, sem restrições ou causar qualquer problema para o organismo.

15. Rico em ácido fólico:

O ácido fólico encontrado na couve de Bruxelas é um dos nutrientes mais desejados em qualquer tipo de alimentação. E é devido a isso que, muitas vezes, as pessoas buscam por uma suplementação. Capaz de promover as suas quantidades no organismo. Já que ele reforça o Sistema Imunológico e melhora muito a saúde.

16. Proteger o seu DNA:

Nossa lista de benefícios de saúde de couve de Bruxelas começa com proteção de DNA. Em estudos recentes, verificou-se que alguns dos compostos encontrados na couve de Bruxelas. Pode melhorar a estabilidade do seu DNA.

Estes compostos bloqueiam a actividade nociva de enzimas denominadas enzimas sulfotransferase, que podem ser prejudiciais para a estabilidade do DNA em células brancas do sangue.

17. Fonte de fibra daudável:

Precisamos de fibra na nossa dieta para regular a nossa digestão e proteger a saúde do cólon. Portanto, os brotos Brussles são uma boa fonte desta fibra e uma porção de 100 gramas irá fornecer 4 gramas de fibra que é de 15% da ingestão diária recomendada para as mulheres.

18. Desintoxicação:

Benefícios da couve de Bruxelas também incluem desintoxicação do corpo. Os sistemas enzimáticos nas células de seus compostos de uso do corpo chamados glucosinolatos para auxiliar no processo de desintoxicação. no entanto, glucosinolatos encontrados na couve de Bruxelas ativar o processo de desintoxicação. E auxilia o organismo em expurgar substâncias indesejáveis, que causam câncer.

benefícios couve de Bruxelas

Outros benefícios:

  • Normalizar os níveis de colesterol;
  • Uma porção desse vegetal lhe proporciona uma surpreendente alta benefício nutricional;
  • Comer esse vegetal pode ajudar a protegê-lo contra o desenvolvimento de inflamação crônica;
  • Contém mais de 100% de sua necessidade diária de vitamina C;
  • Tem a capacidade de controlar a inflamação e até mesmo danos nos vasos sanguíneos reverter;
  • Esse vegetal auxilia na Prevenção do câncer;
  • Protege, fortalece e da suporte ao sistema cardiovascular;
  • Promover a saúde do Cólon;
  • Esse vegetal possui propriedades que podem conservar, e proteger sua visão contra doenças oculares.
  • Alguns dos antioxidantes encontrados no alimento são as vitamina A, C e E, bem como o manganês e os flavonoides;
  • Além disso, protege o nosso estômago, obstruindo o crescimento excessivo de bactérias;
  • Esse vegetal possui a presença de minerais, entre eles, ferro, potássio, manganês e magnésio, além de ácido fólico.
Sair da versão mobile