Legumes e Vegetais

Acelga suíça: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 21/12/2017 (atualizado em 07/08/2023)
acelga suica

A acelga suíça tem sido usada em dietas culturais durante muitos séculos, provavelmente por tanto tempo quanto a Beterraba, que remontam a milhares de anos. No entanto, uma vez que as duas subespécies são tão semelhantes, é difícil sabe a linhagem exata ou região natal. ela é normalmente consumida crua em saladas, cozidas ou refogados.

Além disso, a amargura das folhas cruas dissipa quando cozido, deixando um delicioso sabor suave, mais sutil do que o Espinafre. Os muitos benefícios da acelga suíça são devido à sua impressionante lista de vitaminas, nutrientes e compostos orgânicos, que incluem as vitamina K, vitamina C e vitamina A, bem como a vitamina E, riboflavina e vitamina B6.

Em termos de minerais, tem uma riqueza de Magnésio, manganês, Potássio, Ferro, Sódio e Cobre. Além disso, além de fibra dietética, este vegetal tem uma quantidade significativa de antioxidantes polifenólicos, fitonutrientes e enzimas que são únicas e altamente benéficas para a saúde.

acelga suíça

Benefícios da acelga suíça para saúde:

1. Saúde dos cabelos: 

A Biotina é um composto orgânico que foi diretamente ligada ao cabelo saudável, a estimulação dos folículos e como uma forma de aumentar o brilho e textura. A acelga suíça também tem quantidades significativas de biotina entre seus muitos outros compostos benéficos.

2. Contém propriedades anti-cancerígenas:

A maioria das pessoas simplesmente não conhece o poderoso benefícios dos vegetais. Bem, certamente você é muito familiar sobre o que é a clorofila, mas nem todos vocês sabem que a clorofila também é uma das poderosas propriedades anticancerígenas contidas na acelga suíça. Além disso, ela também é rico em fibras e alguns fitoquímicos que farão o combate ao câncer efetivamente.

3. Saúde do coração:

 Os antioxidantes anti-inflamatórios e fito nutrientes encontrados na acelga suíça juntamente com o Potássio, contribuem para a redução da pressão arterial e estresse sobre o sistema cardiovascular.

A hipertensão é devido a enzimas pró-inflamatórias dentro do corpo, que os compostos orgânicos são capazes de neutralizar.

Portanto, ela protege aqueles que a come a partir de uma variedade de doenças como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

4. Saúde dos olhos: 

A acelga suíça tem uma enorme quantidade de betacaroteno, que tem sido associada em muitos aspectos a saúde ótima do olho e uma redução na degeneração macular, glaucoma, cegueira noturna e outras condições relacionadas com a visão.

5. Auxilia na saúde óssea: 

A acelga suíça tem uma quantidade significativa de cálcio, isso significa é um grande impulso para a saúde óssea. Também, os outros minerais encontrados neste vegetal ajuda a estimular o crescimento ósseo.

6. Saúde do cérebro:

Além disso, ela é uma fonte valiosa de Potássio e vitamina, ambas as quais são encontrados em quantidades significativas no cérebro, e são bastante importantes para o impulsionamento do desenvolvimento e habilidades cognitivas. Adicione um pouco de acelga suíça à sua dieta e expanda sua mente!

7. Ajuda na circulação do sangue:

O Ferro e Cobre são ambos elementos essenciais de células vermelhas do sangue, e sem esses dois minerais, as pessoas podem desenvolver anemia, além de fraqueza, fadiga, distúrbios do estômago e falta de concentração.

Ao garantir uma boa quantidade de glóbulos vermelhos pela ingestão de alimentos, você pode aumentar a circulação do sangue e oxigenação dos órgãos essenciais dentro do corpo.

8. Saúde dos diabéticos:

Talvez um dos benefícios mais importantes da acelga suíça é a sua capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue em nosso corpo.

O ácido siringina é um dos flavonoides tem uma capacidade muito invulgar. Inibe a atividade de uma enzima denominada alfa-glicosídeas.

Isso significa que menos cartões são quebrados em açúcares simples, permitindo que os níveis de açúcar no sangue no corpo permaneçam estável.

Além disso, evita os mergulhos e picos que são tão perigosos para pacientes diabéticos ou para aquelas pessoas que estão em alto risco de o desenvolvimento de Diabetes.

9. Saúde cardíaca:

Os antioxidantes antiinflamatórios e fitonutrientes, juntamente com o Potássio , contribuem para a redução da pressão sanguínea e do estresse no sistema cardiovascular.

10. Combater hipertensão:

Se você quer combater a hipertensão de forma natural, a acelga suíça merece ter sua atenção. O Potássio e os antioxidantes que estão disponíveis efetivamente minimizam a pressão arterial. Esses elementos contribuem para a saúde geral do seu sistema cardiovascular, também.

11. Auxilia na perda de peso:

A acelga suíça contém propriedades que ajudam na perda de peso de modo eficiente e saudável. A fibra encontrada na acelga suíça, portanto, mantém você longe de comer demais e lanches pouco saudáveis.

12. Tratar anemia:

Se você quer tratar a anemia, a acelga suíça é confiável e possui propriedades para tratar esta condição. A grande quantidade de ferro encontrada nesse vegetal é de grande auxilio para combater anemia de forma eficaz.

13. Rica em vitaminas:

Além disso, como tantas folhas verdes, é baixa em calorias e não contém gordura. Mas o que o diferencia é a longa lista de vitaminas e nutrientes que podem ser encontrados no seu interior.

Essa lista começa com vitaminas como a vitamina K, Vitamina C, vitamina E, e vitamina B6. Quanto aos nutrientes, na acelga você encontrará magnésio, Potássio, ferro, Sódio, Cobre e manganês.

Como se isso não fosse suficiente, acelga também é uma fonte abundante de fibras e antioxidantes, o que significa que pode ajudar a mantê-lo “regular” e tem o que é preciso para ajudar a afastar vários tipos de câncer.

14. Saúde ocular:

A acelga suíça possui boa quantidade de beta-caroteno que ajuda a promover a boa saúde dos olhos que também pode combater os radicais livres que possam causar problemas nos olhos.

15. Saúde capilar:

Além disso, a biotina é um composto orgânico presente na acelga suíça que tem sido diretamente ligado aos cabelos saudáveis, e a estimulação dos folículos como forma de aumentar o brilho e a textura do acebolo, além de fortalece-lo.

acelga suíça

16. Fortalecimento da imunidade:

A acelga suíça é rico em vitaminas, como Vitamina C e Vitamina A, que juntas busca desempenhar um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, a Vitamina C  é um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e proteger suas células do estresse oxidativo.

17. Proteção do sistema nervoso:

Além disso, ela contém uma grande quantidade de vitamina K que fornece proteções ao seu sistema nervoso.

18. Produção de glóbulos vermelhos:

A quantidade de Ferro encontrado na acelga suíça é suficiente para ajudá-lo a promover uma boa produção de glóbulos vermelhos, evitando assim, vários problemas circulatórios.

19. Combate a degeneração macular:

O beta-caroteno encontrado na acelga suíça é ótimo para manter seu olho saudável principalmente quando atingir uma certa idade, ele combate a proliferação da degeneração macular.

20. Combate a má digestão:

Assim como qualquer outro alimento que seja rico em fibras, o acelga suíça também é boa para seu sistema digestivo. fornece proteção para seu sistema digestivo, certificando-se de que é desintoxicado regularmente e livre de compostos desnecessários.

Sair da versão mobile