Legumes e Vegetais

Alface romana: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 05/02/2018 (atualizado em 07/08/2023)
beneficios da alface romana

Os benefícios da alface romana são excelentes, pois, esta variedade amplamente cultivada e extremamente popular da Alface tem muitos benefícios para a saúde, que incluem a perda de peso, digestão e uma melhora da circulação.

benefícios da alface romana

Durante pelo menos 5.000 anos, a alface Romana ocupou um lugar especial nas práticas culturais. Além disso, e culinárias em certas partes do mundo, que remonta aos antigos egípcios. Ainda é usada na culinária do Oriente Médio e Mediterrâneo. Mas se tornou um vegetal básico em outras partes do mundo, particularmente na Europa e a América do Norte.

É cientificamente conhecida como Lactuca sativa L. var. Longifolia, e é nativa do Mediterrâneo e região do norte da África. Além disso, algumas outras variedades de Alfaces são significativamente mais amargas, e também podem ser pobres em nutrientes, como da Alface Iceberg, mas esse não é o caso da alface Romana.

Valor nutricional:

A alface Romana é uma fonte rica de fibras e tem poucas calorias, apenas 8 em uma porção de um copo. Além disso, em termos de vitaminas, uma xícara possui mais de 50% de sua necessidade diária de vitamina A, bem como níveis significativos de vitamina K e vitamina C.

As quantidades moderadas de ácidos graxos ômega 3, molibdênio, cobre, potássio, ferro, magnésio, cálcio e o manganês presente na alface Romana também auxilia o corpo de várias maneiras.

Também é uma fonte impressionante de aminoácidos, que o corpo precisa para o crescimento e o desenvolvimento. Para aqueles preocupados com o impacto sobre o seu peso, há uma quantidade insignificante de gorduras nessas folhas.

Benefícios da alface romana para saúde:

1. Para pele:

Os altos níveis de vitamina A e vitamina C encontrados na alface Romana significam que este vegetal pode aumentar a saúde da pele. A vitamina C é fundamental para a produção de colágeno, que é necessária para construir novas células e tecidos em todo o corpo.

A vitamina A também atua como um antioxidante, neutralizando os radicais livres e reduzindo o impacto em células saudáveis. Isso pode minimizar o aparecimento de rugas, manchas de idade e outras manchas. Ao mesmo tempo que melhora a elasticidade da pele, ajudando o brilho natural da sua pele.

2. Perda de peso:

Com um número muito baixo de calorias e uma quantidade relativamente alta de fibras, é ideal para saciá-lo sem comprometer seus planos calóricos, caso esteja tentando perder peso.

Os outros nutrientes, incluindo muitas das vitaminas B, são capazes de estimular o metabolismo aumentando a queima de gordura e mantendo os níveis mais baixos de deposição de gordura.

3. Para digestão:

A fibra dietética presente na alface Romana faz mais do que saciá-lo. Ela também auxilia no movimento dos alimentos através de seu sistema digestivo e promove uma digestão saudável.

Ao estimular o movimento peristáltico, a fibra alivia os sinais e sintomas de constipação, inchaço e cólicas, ao mesmo tempo em que reduz o risco de problemas gastrointestinais, como câncer colorretal, hemorroidas ou úlceras gástricas.

4. Propriedades cicatrizantes:

Há uma quantidade considerável de ferro encontrado nas folhas das alface Romana, o que irá melhorar a circulação em todo o corpo.

O ferro é um ingrediente fundamental na produção de glóbulos vermelhos, o que permitirá que a hemoglobina transporte mais oxigênio e nutrientes para as partes do corpo que mais necessitam. Isso pode aumentar os níveis de energia e acelerar o processo de cicatrização/reparo.

5. Fortalecer o sistema imunológico:

A vitamina C é famosa por seu impacto no sistema imunológico, pois pode gerar a produção de glóbulos brancos. Além disso, a primeira linha de defesa do corpo, enquanto atua como antioxidante e diminui o nível de estresse oxidativo.

No entanto, a vitamina A e outros minerais imunológicos na alface Romana também ajudam a manter o corpo e o estômago livres de agentes patogênicos infecciosos.

6. Reduzir o colesterol:

Com um baixo nível de ácidos graxos ômega-3, uma pesquisa constatou que a alface Romana pode melhorar os níveis de colesterol.

Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL, permitindo que o colesterol menos oxidado se ligue às paredes das artérias e vasos sanguíneos. Isso reduz significativamente o risco de aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

7. Contra o câncer:

Vários estudos analisaram os poderes de combate contra o câncer da alface Romana. Além disso, constataram que a redução da inflamação e a presença de vitamina C são responsáveis pela redução das taxas de câncer e pela melhora nos sintomas.

Embora não haja antioxidantes, os outros nutrientes, como os carotenoides, exercem papéis similares no corpo.

8. Curar feridas:

Possui uma enorme quantidade de vitamina K, que é um fator importante na coagulação do sangue dentro do corpo.

Quando estamos feridos, esta vitamina ativa o crescimento endotelial que podem acelerar o fechamento de uma ferida. Além disso, e reduzir a dor e a inflamação, ao mesmo tempo que combate qualquer infecção externa.

alface romana

9. Saúde dos ossos:

A alface Romana tem uma rica quantidade de minerais, variando de cobre e ferro até magnésio, manganês e fósforo, tudo o que pode ser útil para aumentar a densidade mineral óssea.

Também é rica em vitamina K, o que pode otimizar o crescimento ósseo. Além disso, a medida que envelhecemos, é importante não torna-se deficiente de nenhum desses minerais, ou seu risco de osteoporose aumentará significativamente.

10. Crescimento e desenvolvimento:

Uma grande gama de aminoácidos encontrados significa que ela pode ajudar no crescimento e desenvolvimento em todo o corpo.

Os aminoácidos são verdadeiros blocos de construção do corpo e necessários para tudo, desde células e vasos sanguíneos até os ossos e sistemas de órgãos. Além disso, pode fornecer um bom suprimento desses compostos, incluindo ácido glutâmico, ácido aspártico, leucina e lisina.

11. Saúde do coração:

O nível moderado de potássio encontrado faz com que ela seja um bom alimento para a pressão arterial e para a saúde do coração.

O potássio é um poderoso eletrólito e vasodilatador, o que significa que pode relaxar a tensão nos vasos sanguíneos e artérias. Diminuindo os danos nos tecidos e reduzindo a tensão no sistema cardiovascular.

12. Contra a insônia:

Os baixos níveis de magnésio encontrados na alface Romana podem regular a produção de neurotransmissores e induzem a liberação de serotonina, um composto da boa sensação que é conhecido por relaxar o corpo e a mente, ajudando as pessoas a dormirem.

Aqueles que sofrem de insônia ou o sono interrompido regularmente podem comer uma pequena salada antes da cama. Além disso, e esperançosamente, ter uma noite de descanso!

13. Saúde dos olhos:

O betacaroteno e outros nutrientes benéficos na alface Romana podem afetar diretamente a saúde do olho. Além disso, o betacaroteno divide-se em vitamina A, que combate o estresse oxidativo na retina, evitando o desenvolvimento de degeneração macular e retardando o aparecimento das cataratas.

Sair da versão mobile