Legumes e Vegetais

Aspargo roxo: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 21/02/2018 (atualizado em 04/08/2023)
aspargo roxo

O aspargo roxo possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, ele tem uma substância, conhecida como asparagina que, juntamente, com a grande quantidade de água ajudam a desintoxicar o corpo.

O aspargo roxo é um alimento rico em nutrientes, pois contém em sua composição diversas vitaminas, fibras, e sais minerais. Além disso é pouco calórico, o que o torna um dos destaques nas dietas.

Pouco calórico e altamente nutritivo, este aspargo é um alimento que merece atenção especial no cardápio para manter a saúde em dia e nas dietas para emagrecer.

aspargo roxo

Valor nutricional do aspargo roxo:

O aspargo roxo possuir uma grande quantidades de nutrientes essenciais que fornecem uma ampla gama de benefícios de saúde. É uma fonte de vitaminas essenciais, tais como a vitamina A, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3.

Benefícios do aspargo roxo para saúde:

1. Previne infecções e problemas urinários:

Além disso, este aspargo contem um aminoácido chamado asparagina, que age como um diurético natural. Uma dieta rica  pode prevenir infecções urinárias, pois ajuda a eliminar, na urina, as toxinas e o excesso de sal do organismo.

2. Fortalece o sistema imunológico:

O aspargo roxo também é uma fonte de vitamina E, que além de proteger o corpo contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico. No entanto, existe a orientação de consumir com azeite de oliva porque o corpo absorve melhor a vitamina E quando ela vem acompanhada de um pouco de gordura.

3. Beneficia o aparelho digestivo:

Este aspargo é uma boa fonte de fibra dietética e contém um composto, chamado de inulina, ela é uma fibra dietética solúvel. Além disso, a inulina promove o crescimento das bactérias benéficas do intestino e ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável. Isso também auxilia na prevenção da constipação.

4. Combate os inchaços:

De todas as boas propriedades do aspargo roxo, talvez esta seja uma das mais poderosas. Graças às suas fibras solúveis, ele age fortemente no sistema digestivo e é rico em probióticos, que ajudam a fortalecer as bactérias saudáveis do trato intestinal. Portanto, é ideal para quem sofre de inchaço e ainda ajuda a acabar com gases.

5. Melhora o humor:

Junto à vitamina B12, o folato ajuda a evitar a irritabilidade. Além disso, os pesquisadores identificaram que pessoas que sofrem com depressão podem apresentar baixas taxas dessas vitaminas. Também possui bastante triptofano, um aminoácido que também já foi associado à melhoria do humor.

6. Promove a saúde do para o coração:

O aspargo roxo é livre de gordura e de colesterol. Além disso, ele também é uma fonte de saponina, a saponina ajuda na redução do colesterol e na prevenção das doenças cardíacas. Isso faz com que seja um excelente alimento para pessoas com doenças cardíacas.

7. Promove saúde do aparelho digestivo:

O aspargo é uma boa fonte de fibra dietética pois ele contém um composto, chamado de inulina, ela é uma fibra dietética solúvel. Além disso, a inulina promove o crescimento das bactérias benéficas do intestino e ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável.

8. Auxilia na perda de peso:

O aspargo roxo tem pouquíssima gordura e poucas calorias uma xícara tem cerca de 32 calorias. É também rico em fibras solúveis que são ótimas para dieta de perda de peso, pois o organismo digere essas fibras de forma mais lenta, mantendo-o mais satisfeito e, assim, diminui a fome no intervalo entre uma refeição e outra.

Veja Também: As 8 Maneiras de Usar o Cominho Para Perda de Peso

9. Age como viagra natural:

O aspargo roxo é uma ótima fonte de Ácido Fólico e vitamina B6, ambos ótimos para melhorar o humor, principalmente para dar mais ânimo. Além disso, a vitamina E reforça os hormônios sexuais, como estrogênio nas mulheres e testosterona nos homens.

10. Possui propriedades antioxidantes:

Além disso, o aspargo é rico em antioxidantes, substâncias que fazem muito bem ao organismo por combaterem os radicais livres causadores de doenças degenerativas e que promovem o envelhecimento.

benefícios do aspargo roxo

11. É um poderoso anti-inflamatório:

O aspargo não só tem o gosto delicioso, mas também é uma excelente fonte de nutrientes para o corpo e a mente ele contém muitos nutrientes anti-inflamatórios, tais como saponinas e os flavonoides quercetina, rutina, laempferol e isoramnetina, que ajudam a combater a artrite, asma e doenças autoimunes.

Outros benefícios do aspargo roxo para saúde:

  • É rico em probióticos e age fortemente no sistema digestivo;
  • Ajuda na redução do colesterol e na prevenção das doenças cardíacas;
  • É uma fonte de nutrientes para a mente e corpo;
  • Também é ótimo para quem sofre de constipação;
  • O Aspargo Roxo também ajuda a melhorar o humor;
  • A vitamina E encontrada reforça os hormônios sexuais;
  • Fortalece o sistema imunológico e protege o corpo contra os radicais livres;
  • Aspargo Roxo ajuda a prevenir infecções urinárias;
  • Ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável.
Sair da versão mobile