Legumes e Vegetais

Tomate arbóreo: O que é, para que serve, benefícios e receitas

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 04/08/2023)
tomate arbóreo

O tomate arbóreo é uma fruta que os nutricionistas aprovam devido aos nutrientes. Incorporá-lo à sua dieta pode ser um processo biológico saudável. Além disso, por vezes escrito tamarillo, tomate japonês, tomate inglês, tomate da índia ou tomate arbóreo (estes dois últimos nomes usados na Ilha da Madeira), é o fruto da espécie Solanum betaceum, pertencente à família Solanaceae.

Nativa dos Andes na América do Sul, é rica em vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. É apreciada ao natural e seu sabor agridoce também pode ser explorado com sucesso no preparo de sucos, geleias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.É comercialmente cultivada na Nova Zelândia, Califórnia e Portugal.

quais os benefícios do tomate arbóreo?

No Brasil, a fruta é cultivada em quintais, principalmente nos estados da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo. Na Bahia recebe o nome de “tomatão” e em São Paulo de “tomate francês”. Na região sul de Minas Gerais é popularmente conhecida como “tomate de árvore”. Em Portugal também é conhecida como “tomate brasileiro”.

O que é tomate arbóreo?

O tomate arbóreo ( Cyphomandra betacea Sundt. )é uma fruta rica em vitaminas e minerais, especialmente em vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina K e vitamina E. E minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio. Também é baixa em calorias e rico em fibras. Além disso, fornece uma boa quantidade de antioxidantes, como o carotenoide.

Graças à sua alta quantidade de antioxidante, serve para fortalecer o sistema imunológico e é especialmente bom para melhorar a visão. Também é frequentemente recomendado o consumo de tomate de árvore para controlar a pressão arterial elevada e colesterol, além de ser incluído em dietas de perda de peso.

A fruta e as folhas também podem ser aplicadas como cataplasmas quentes para tratar a inflamação das amígdalas, e condições gerais da garganta. Recomenda-se também consumi-las frescas em jejum para melhorar a gripe. Outra propriedade do tomate de árvore é como remédio natural para todos os tipos de problemas no fígado.

Quais os benefícios do tomate arbóreo?

1. Para cálculos renais:

O ácido cítrico é considerado útil para evitar o desenvolvimento e o crescimento de cálculos renais. Ele oferece benefícios protetores excretando excesso de cálcio e ácido úrico do corpo. O sabor ácido do Tamarril é devido à presença de ácido cítrico presente.

Adicionar tomateiro na dieta reduz o risco de cálculos renais. No entanto, nenhuma evidência científica direta está disponível sobre os benefícios dos tamarinos sobre os cálculos renais.

2. Para atividade antimicrobiana:

A tomate arbóreo foi encontrado para oferecer um amplo espectro de atividade antimicrobiana. Esta atividade foi resultado de proteína que inibe a ação da enzima invertase.

Estudo descobriu sua ação protetora em uma ampla gama de agentes patogênicos das plantas. Com sua atividade antioxidante, ofereceria benefícios na prevenção de infecção em seres humanos.

3. Para os olhos:

Nós conhecemos o tomate pelos seus benefícios e melhoramos a visão. O tomate arbóreo são igualmente benéficos para a nossa visão. O presente de vitamina A em tomate arbóreo mantém nosso olho saudável.

tomate arbóreo

A vitamina A mantém nossas membranas de olhos úmidos e atua como barreira para bactérias e vírus. Reduz o risco de infecção ocular. Contém vários outros nutrientes que protegem os olhos do estresse oxidativo e evitam distúrbios oculares degenerativos, incluindo catarata e degeneração macular.

4. Para Pele:

A vitamina A vitamina C e vitamina E oferecidos pelos tomate arbóreo para blocos de construção da nossa pele. Assim, a dose regular do tomate arbóreo garante que seu corpo não está morrendo de fome desses nutrientes e sua pele é saudável. Estas vitaminas juntamente com outras antocianinas, fenóis e flavonóides protegem a pele do estresse oxidativo.

Isso pode ajudar a prevenir o envelhecimento da pele devido à poluição e luz UV. Extractos de tomate arbóreo foram empregados em várias formulações de pele para sua propriedade antioxidante e benefícios para a pele. Assim como o tomate, eles podem ser implantados em remédios caseiros para vários problemas de pele.

5. Atividade antioxidante:

A pesquisa mais recente aponta para o desenvolvimento de várias doenças devido a radicais livres e estresse oxidativo. Os radicais livres danificam nossas células do corpo e, portanto, seu funcionamento.

Os fitonutrientes no tomate arbóreo oferecem excelente atividade antioxidante e reduzem o risco de doenças degenerativas como cataratas, câncer, doenças cardíacas, doenças de Parkinson, Alzheimer, diabetes e outros. A vitamina A, vitamina C, vitamina E e outros fitonutrientes foram atribuídos à propriedade antioxidante dos tomates das árvores.

6. Para diabetes:

Não há estudos científicos substanciais disponíveis para os benefícios do tomate arbóreo sobre a diabetes. A avaliação preliminar sugere que o ácido clorogênico presente no tomate arbóreo pode baixar o nível de açúcar no sangue na diabetes tipo II.

Além disso, com suas excelentes propriedades antioxidantes, ele pode reduzir o estresse oxidativo nos órgãos do corpo, especialmente o pâncreas e o fígado, o que pode levar à diabetes.

como usar o tomate arbóreo?

Receita com tomate arbóreo:

Delicadeza de tomate arbóreo:

Ingredientes:

– 2 xícaras de chá de suco de Tomate Arbóreo (devem estar bem maduros);
– 21/2 colheres de sopa de gelatina sem sabor;
– 2 xícaras de chá de água;
– 2 xícaras de chá de açúcar.

Modo de Preparo:

  1. Esquente numa panela a água e coloque o tomate arbóreo até que desprenda a casca.
  2. Descasque-os e corte em pedaços grandes
  3. Bata no liquidificador com 2 xícaras de água; desta forma você terá o suco
  4. Agora vamos coar-lo
  5. Misture o suco com o açúcar e leve-lo ao fogo até que ferva.
  6. Com uma colher de pau retire a espuma que se vá formando
  7. Retire do fogo e acrescente a gelatina dissolvida em água fria, mexendo até que se derreta e se misture bem
  8. levar para a geladeira por 2 horas
  9. Agora é só convidar os amigos e saborear
Sair da versão mobile