Legumes e Vegetais

Vagem: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 20/12/2017 (atualizado em 08/08/2023)
Benefícios da Vagem

A vagem é um vegetal rico em muitos nutrientes e possui muitos benefícios para a saúde, ela é da mesma família do feijão, por isso, também é conhecida como “feijão verde”. Além disso, esta  leguminosa tem propriedades poderosas para o nosso corpo como vitaminas do complexo B e minerais. Podendo ser acrescida em saladas ou em pratos quentes.

No entanto, a vagem é um alimento altamente nutritivo e suas vantagens são significadas pela presença do ácido fólico, vitamina C, fibras e minerais como o magnésio, cálcio, ferro e fósforo.

De sabor suave e bem agradável, a vagem é uma leguminosa (da família dos feijões, lentilhas e grão de bico) rica em uma série de vitaminas e nutrientes, proporcionando muitos benefícios à nossa saúde em geral.

vagem

Benefícios da vagem para saúde:

1. Melhorar a síntese de colágeno:

Como um antioxidante, a vitamina C neutraliza os radicais livres antes que eles possam danificar as células saudáveis. Para além das células, a vitamina C também protege as proteínas, gorduras e carboidratos. Além disso, você pode agradecer a vitamina C por mais do que a proteção antioxidante. Sem um fornecimento adequado de vitamina C, o seu corpo não pode fazer colágeno.

A falta de colágeno se traduz em grandes problemas para o seu corpo, porque é o usado nos tecidos para apoiar e fortalecer a sua pele, ossos, tendões e órgãos. Uma xícara de vagem cozida contém cerca de 13% de sua dose diária recomendada de vitamina C.

2. Mantem os olhos saudáveis:

De olho na saúde de sua visão, os benefícios da vagem também podem ser convenientes para que seus olhos se mantenham saudáveis. No entanto, este alimento possui betacaroteno, que após algumas reações pode se assemelhar à vitamina A, a qual é muito importante para a garantia de uma boa visão.

3. Garanti gestação saudável:

Por possuir grandes quantidades de ácido fólico, a vagem traz benefícios também para as gestantes e seus bebês. Além disso, o ácido fólico será responsável em auxiliar o pleno desenvolvimento da criança, protegendo-a enquanto ainda estiver no útero.

4. Fertilidade:

Para as mulheres em idade fértil, consumir mais de ferro a partir de fontes vegetais como espinafre, feijão, abóbora e vagem parece bom para promover a fertilidade, de acordo com a Harvard Medical School’s Harvard Health Publications.

A ingestão de ácido fólico adequado também é necessária para as mulheres grávidas, a fim de proteger seus filhos contra defeitos do tubo neural. Portanto, uma xícara de vagem fornece aproximadamente 10% das necessidades diárias de ácido fólico e 6% das de ferro.

5. Melhorar o humor:

Além disso, é comum lidar com oscilações de humor e esses efeitos são consequências de desequilíbrios hormonais. Portanto, para um melhor controle, a vagem pode fornecer ácido fólico, o qual é funcional para a produção de dopamina, noradrenalina, homocisteína e serotonina, hormônios que agem como diferencial para o bem estar e humor do dia a dia.

Com bom humor, você poderá praticar mais atividades físicas, suas atividades diárias renderão, e os benefícios se estenderão não só para a saúde e vida pessoal, mas também para outros âmbitos, auxiliando inclusive no controle de apetite, já que oferece saciedade.

6. Fortalece o sistema imunológico:

Por ser rica em variados antioxidantes, como a vitamina C, o consumo de vagem é extremamente benéfico para o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

7. Contem poucas calorias:

A vagem pode ser uma aliada nas dietas por conter níveis baixos de calorias. Uma porção de 100 gramas adicionará apenas 35 calorias ao seu cardápio diário. Logo, além de ser benéfica para a saúde, ela pode auxiliar no emagrecimento.

8. Possui ácidos graxos ômega-3:

Embora não seja documentado nas pesquisas em saúde, é esperado que o conteúdo de ácido graxo ômega-3 da vagem também possa dar uma contribuição importante para as suas propriedades cardiovasculares. Além disso, a maioria das pessoas nem sequer reconhecem como fonte de gorduras ômega-3.

Enquanto não há uma quantidade relativamente grande de ácidos graxos ômega-3 alfa-linolênicos (ALA), esse valor ainda pode ser muito importante e é realmente bastante grande em comparação com a quantidade de calorias da vagem.

vagem

9. Para o intestino:

O mau funcionamento da flora intestinal prejudica a absorção de nutrientes e dificulta a eliminação de substâncias indesejáveis ao corpo, o que pode gerar não só inchaços e desconfortos, mas consequências muito mais graves.

De olho nos benefícios intestinais, a vagem pode ser uma excelente aliada, pois é rica em fibras, pois uma porção de 100 gramas pode oferecer em média 3,2 gramas de fibras benéficas para a eliminação de toxinas e substancias que influenciam negativamente no comportamento do organismo.

10. Rica em fibras:

As vagens são muito ricas em fibras dietéticas (9% do valor diário por 100 gramas), o que pode ajudar o movimento do intestino e é útil para proteger as membranas mucosas do cólon, reduzindo o tempo de exposição a substâncias tóxicas, assim como por ligação a substâncias cancerígenas no cólon.

Além disso, a fibra dietética também foi apontada por reduzir os níveis de colesterol no sangue através da ligação a ácidos biliares no cólon. Dada o seu valor calórico baixo e o fato de possuir fibras, um dos benefícios da vagem é ser útil também para dietas de perda de peso.

11.Prevenção da anemia:

A adoção de dietas sem o acompanhamento médico pode resultar em diversas consequências, e algumas pessoas desenvolvem anemia, a qual reduz o nível energético para as atividades. Buscando uma alimentação completa, a vagem pode ser reconhecida como fonte de ferro, principal nutriente para fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo a anemia e fadigas.

12. Combate a depressão:

Satisfazer as suas necessidades diárias de ácido fólico também pode ajudar com a depressão. O consumo adequado de folato pode evitar um excesso de homocisteína no corpo, o que evita que o sangue e outros nutrientes cheguem ao cérebro.

O excesso de homocisteína pode interferir com a produção dos hormônios de bem-estar como serotonina, dopamina e noradrenalina, que regulam o humor, sono e até mesmo apetite.

13. Ossos fortes:

Estrutura óssea forte e articulações saudáveis são fundamentais para um treino de qualidade, e os benefícios da vagem podem ajudar você a se manter apto para as suas atividades físicas, suportando o levantamento de cargas e impactos de forma geral.

Esse benefício é justificado pelas porções de minerais como o Silício, magnésio, e o mais representativo para ossos e dentes, o cálcio. A vagem ainda contém vitamina K, que é uma vitamina promotora da absorção de cálcio, excelente nutriente para apoiar a densidade óssea.

14. Combate do câncer:

Além disso, as  vagens contêm uma elevada quantidade de clorofila, que pode bloquear os efeitos cancerígenos de aminas heterocíclicas geradas ao grelhar carnes a uma temperatura elevada.

Se você tende a gostar de seus alimentos grelhados carbonizados, certifique-se de emparelhá-los com vegetais verdes para diminuir o seu risco. As propriedades anticancerígenas também são esperadas por conta de seu apoio antioxidante.

15. Ajuda na formação dos músculos:

Se você busca nutrição completa para seus músculos, é importante saber que a vagem pode ser reconhecida como suplemento de magnésio, mineral importante para a síntese de proteínas e crescimento muscular.

Ele otimizará a construção de músculos e apoiará os resultados esperados pelos treinos de levantamento de peso. É importante lembrar que o magnésio ainda favorece a saúde das articulações, o que promove a segurança dos membros no levantamento das cargas.

16. Anti-inflamatório:

Inflamações e feridas podem ser beneficiadas com as propriedades da vagem. Ao adicioná-la ao cardápio, você contará com um reforço de efeito anti-inflamatório, o qual é justificado pela porção de flavonoides e carotenoides contida no alimento.

benefícios da bagem

17. Saúde cardiovascular:

Assim como você poderia esperar, o apoio antioxidante fornecido pela vagem proporciona alguns benefícios cardiovasculares diretos. Além disso, a maioria das pesquisas cardiovasculares.

Uma melhoria nos níveis de gordura no sangue e uma melhor proteção destas gorduras contra danos de oxigênio foi mostrada como resultado da ingestão da vagem. Curiosamente, sua “casca” (a parte que fornece a cobertura para os grãos dentro) parece estar mais relacionada a esses benefícios cardiovasculares do que os feijões em seu interior.

18. Ajuda no emagrecimento:

De olho nas calorias consumidas, ela pode ser uma excelente aliada para a sua dieta. Além de contribuir com a manutenção de sua saúde, previne diferentes doenças, e ainda contém poucas calorias, o que não oferece prejuízos à perda de peso.

Ao preparar uma salada com vagem, uma porção de 100 gramas adicionará apenas 35 calorias ao seu cardápio diário, por isso, não induzirá a prejuízos para sua boa forma.

19. Age como antioxidante:

Há diversos estudos comparativos entre a vagem e o feijão preto, e como este segundo é um alimento presente diariamente nas refeições dos brasileiros, é interessante saber que eles possuem diversas semelhanças, e os nutrientes  pode assemelhar-se aos oferecidos pelo feijão. O poder antioxidante é garantido pela porção de vitamina C, beta-caroteno, manganês e ácidos fenólicos dos grãos.

Esse efeito renovador também é conveniente para quem está em processo de transição de hábitos e estrutura corporal, pois também auxilia na eliminação de células de gordura. A vagem pode ser um excelente alimento contribuinte para efeito rejuvenescedor e promotor da saúde da pele, além de apoiar na prevenção de Cancro.

Confira no vídeo a seguir mais benefícios da Água para a saúde:

20. Prevenir a diabetes:

Os benefícios da vagem também podem atingir a composição do sangue. Com o fornecimento de diversos nutrientes, o alimento pode auxiliar no controle de taxa de açúcar na corrente sanguínea, o que reduz a possibilidade de picos de insulina e hipoglicemia, sendo um excelente reforço na prevenção de diabetes.

Sair da versão mobile