Legumes e Vegetais

Pimentão: Para que serve, valor nutricional e benefícios

Por Alan Costa, em 26/12/2017 (atualizado em 07/08/2023)
beneficios do pimentao

O pimentão é um fruto delicioso que serve para os mais variados preparos culinários. Quem não pode com o ardor das pimentas que são do mesmo gênero dos pimentões, não precisa ter receios quanto ao benefício do pimentão.

Seja vermelho, verde ou amarelo, os pimentões pode trazer diversos benefícios para a nossa saúde. Além disso, na hora de comprar, preocupe-se em saber a origem e o tratamento dos pimentões que você está adquirindo. Portanto, prefira pimentões orgânicos sempre que possível.

benefícios do pimentão

Propriedades nutricionais do pimentão: 

Um pimentão possui apenas uma quantidade de 45 calorias. Além disso, esse alimento é fonte de vitaminas como vitamina A e vitamina C, Vitamina B6. Também possui boas quantidades de fibras solúveis e insolúveis, além de conter apenas gorduras boas.

Além disso, os pimentões também possuem vários fitoquímicos e carotenoides, especialmente betacaroteno, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Benefícios do pimentão para saúde:

1. Fonte de vitaminas:

Essas vitaminas são melhor obtidas a partir do fruto fresco. Portanto, quando colhidos vermelho em vez de laranja e amarelo têm concentrações mais elevadas destes nutrientes benéficos. No entanto, outros componentes bioativos e benéficos dos pimentões são os flavonóides.

2. Possui propriedades anti-Inflamatórias:

Além disso, os componentes fitoquímicos dos pimentões são conhecidos por produzir uma resposta anti-inflamatória que prova aliviar a dor neurogênica periférica, relacionado com a doença de Crohn, uma doença inflamatória do intestino.

3. Saúde do coração:

Estudos de flavonóides têm sugerido que eles são benéficos para prevenção de doença cardíaca coronária. Os pimentões possuem a capacidade vasodilatadora, melhorando a hipotensão e diminuição da frequência cardíaca o fluxo sanguíneo.

4. Rico em antioxidantes:

Muitos dos compostos bioativos desse alimento fornecem efeitos antioxidantes.  Além disso, a melhoria da vasodilatação permite a estes produtos fito químicos antioxidantes circular através das regiões do corpo.

5. Prevenção de diabetes:

Com a prevalência a nível mundial da Diabetes, a consideração dese alimento como medicamento hipoglicemiante provocou a investigação sobre esta matéria. Além disso, alguns estudos têm indicado, embora ainda não conclusivo, que os pimentões pode estimular a produção de insulina, o que resulta em menor glicose no sangue.

6. Fortalece o sistema imunológico:

Os pimentões contém Vitamina C e é valorizado pelo seu suporte fito químico beneficiando o sistema imunológico.

7. Saúde dos cabelos:

Além disso, esse alimento pode ajudar a acelerar o crescimento dos fios por mais de 50%. Ferver algumas fatias desse aliemento na água e aplicar nos cabelos, pode ser um bom remédio para auxiliar na saúde dos fios.

8. Tratamento da artrite:

Os pimentões são grandes fontes de carotenoides como luteína, beta-criptoxantina, e zeaxantina. Além de ser excelente para pele, estes carotenoides ajudam em reduzir o inchaço causado pela artrite por causa de seu alto teor de silício.

9. Saúde dos olhos:

Os pimentões contêm mais de 30 tipos diferentes de carotenoides, incluindo alfa-caroteno, beta-caroteno, licopeno, luteína, criptoxantina e zeaxantina. Esses carotenóides auxiliam na prevenção de doenças oculares.

10. Prevenção do câncer:

Além disso, os carotenoides também possuem poderosos efeitos antioxidantes que podem prevenir certos tipos de cânceres. Os carotenoides desativam os radicais livres, que são os átomos de oxigênio prejudiciais às células que reagem com outras moléculas em seu corpo.

pimentão

11. Fonte de vitamina B6 e magnésio:

A combinação de Vitamina B6 e o mineral magnésio levam a diminuição dos níveis de ansiedade, particularmente devido a sintomas pré-menstruais. Sendo um diurético natural, a Vitamina B6 ajuda a reduzir o inchaço e previne a hipertensão.

12. Melhora o humor:

Se você estiver se sentindo estressado e mal humorado, tente aumentar a quantidade de Vitamina B6 que você consome. No entanto, os pimentões, ajuda seu cérebro a produzir serotonina e norepinefrina, dois produtos químicos que afetam seu humor.

13. Combate a insônia:

Você está com dificuldades de adormecer à noite? Coma alguns pimentões. Além disso, Vitamina B6 encontrada nesse alimento também ajuda na produção de melatonina, que seu corpo precisa para regular seu relógio interno, e combater a insônia.

14. Auxiliar na perda de peso:

Os pimentões tem baixos teor em gordura e calorias, o que os torna uma opção de lanche ideal. Portanto, isso auxilia em uma dieta para perda de peso.

15. Controla do colesterol:

Além disso, os pimentões possuem muito mais capsaicina do que os outros componentes do seu mesmo gênero. E essa é uma boa notícia para aqueles com colesterol alto, porque a capsaicina é um nutriente que reduz os níveis de colesterol ruim em seu sistema.

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios do Pimentão:

Outros benefícios:

  • As propriedades anti-inflamatórias nos pimentões reduzem a inflamação nas artérias;
  • Vitaminas presentes nos pimentões tem mostrados um efeito antioxidante no tecido celular que pode melhorar a pele e envelhecimento;
  • Os sintomas da menopausa também podem ser aliviados pelo consumo de flavonoides contidos nesse alimento;
  • Comendo pimentões frescos você obtém uma maior concentração de Vitamina C e vitamina A;
  • Os pimentões funcionam para amortecer as terminações nervosas cutâneas e redução da dor.
Sair da versão mobile