Legumes e Vegetais

Cebolinha: Para que serve, propriedades, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 28/12/2017 (atualizado em 07/08/2023)
beneficios da cebolinha

A cebolinha não pareça muito com cebolas, como comumente pensamos nelas, ela é realmente o menor membro do gênero de cebola, Allium. Com a classificação científica completa do Allium Schoenoprasum, este minúsculo vegetal possui uma ampla gama de usos e benefícios para a saúde humana. Além disso, o benefício da cebolinha para o cabelo e eficaz na prevenção da queda.

Esta planta é nativa da Europa, América do Norte e partes da Ásia, mas agora é generalizada em todo o mundo, já que se tornou uma adição muito popular a muitos pratos culinários. Além disso, esta planta é bulbosa, mas sua hastes é longa e vazia, que é a parte comestível da planta.

benefícios da cebolinha

O gosto deste vegetal não é muito parecido com os membros típicos do gênero Allium, e geralmente ela é considerada como tendo um sabor suave e agradável, que é sutil em aplicações culinárias.

Além disso, em termos de uso medicinal, esta planta foi usada e utilizada em muitos remédios. Este vegetal têm propriedades medicinais semelhantes ao alho, embora não seja tão potente, mas sua natureza mais palatável a torna mais versáteis em pratos de comida.

Propriedades nutricionais da cebolinha:

Este vegetal, é embalado por vitaminas e minerais que são eficiente para a saúde do corpo. Portanto, esse vegetal contem vitaminas como vitamina C, vitamina B12, vitamina E, vitamina A, vitamina D, vitamina K, ácido fólico e vitamina B6, além de minerais como cálcio, ferro, magnésio, fosforo, potássio, sódio e zinco.

Benefícios da cebolinha na saúde

 1. Saúde dos olhos:

Os carotenos encontrados nesse vegetal, nomeadamente a luteína e a zeaxantina, são diretamente responsáveis pela redução do estresse oxidativo no sistema ocular e pelo atraso na aparência das cataratas nos olhos. Eles também ajudam a retardar ou prevenir a degeneração macular, mantendo os olhos bem saudáveis ​​na sua idade avançada.

2. Desintoxicar o corpo:

Muitas pessoas não sabem, mas este vegetal contem propriedades diuréticas leves e combinadas com as outras qualidades de eliminação de radicais livres e antibacterianas, por isso, este vegetal é uma maneira maravilhosa de desintoxicar o corpo.

Além disso, ao estimular a micção, esta planta pode ajudar o corpo a obter excesso de toxinas, sais, água e até gordura, mantendo os sistemas de órgãos funcionando sem problemas e eliminando quaisquer substâncias perigosas que possam nos prejudicar.

3. Saúde óssea:

Existe uma grande variedade de vitaminas e minerais encontrados neste vegetal, mas uma das mais importantes é certamente a vitamina K, que é um nutriente essencial que não é amplamente encontrado em muitos alimentos comuns. Além disso, a vitamina K é muito importante na manutenção da densidade mineral óssea e integridade óssea.

À medida que envelhecemos, a densidade mineral óssea começa a cair, levando a condições como osteoporose e exacerbação de doenças inflamatórias, como a artrite.

4. Auxiliar na saúde digestiva:

Os sulfatos de alilo e outros compostos orgânicos únicos encontrados nesse vegetal oferecem benefício semelhantes ao corpo como alho. Portanto, podem efetivamente aliviar o desconforto digestivo. Além disso, este vegetal tem qualidades antibacterianas naturais que podem eliminar uma ampla gama de bactérias, particularmente as da família das salmonelas, que podem causar estragos no seu sistema gastrointestinal.

5. Saúde do coração:

No entanto, um dos compostos orgânicos mais importantes encontrados neste vegetal é a alicina, que recentemente foi associada a níveis reduzidos de colesterol “ruim” no corpo e melhorou a saúde do coração. Alicina também está conectada a baixar a pressão sanguínea.

Quando combinado com os efeitos vasodilatadores do potássio encontrado este vegetal, pode ter um grande impacto na redução da tensão cardiovascular. Além disso, outro composto orgânico encontrado nesse vegetal como a quercetina, foi conectado diretamente à redução dos níveis de colesterol e à placa nas artérias, efetivamente impedindo a aterosclerose e reduzindo seu risco de AVC e ataques cardíacos.

6. Fortalecimento da imunidade:

Os altos níveis de vitamina C encontrados nesse vegetal ajudam a aumentar a eficácia do sistema imunológico estimulando a produção de glóbulos brancos e estimulando a produção de colágeno, que é um componente essencial na criação de novos vasos sanguíneos, células, tecidos, e músculos combatendo assim, os radicais livres do corpo que são causadores de doenças.

cebolinha

7. Prevenção do câncer:

Além disso, muitas pessoas ainda não sabem, mas este vegetal tem propriedades anti-cancerígenas. esta planta contêm muitos antioxidantes que podem destruir os radicais livres e parar o crescimento de células cancerosas e tumores. Esse vegetal ajuda seu corpo a produzir glutationa, um agente que permite que seu corpo identifique toxinas e outras substâncias cancerígenas e as elimine.

8. Como anti-inflamatório:

Esta planta tem um efeito anti-inflamatório leve que pode reduzir o risco de diversos tipos de inflamação no corpo, além de combater os radicais livres.

9. Contém vitamina E:

A vitamina E presente neste vegetal também possui propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, além de ajudar na erradicação dos radicais livres que podem danificar as células do nosso corpo.

10. Contém propriedades antibióticas:

Como outras plantas deste grupo, este vegetal também possui propriedades antibióticas. Os agentes antibacterianos e antivirais naturais presentes na cebolinha funciona com vitamina C para destruir micróbios nocivos. Além disso, o consumo deste vegetal atua como uma excelente defesa contra o resfriado comum, a gripe e certas infecções fúngicas.

11. Redução da pressão sanguínea:

Os flavonoides presentes neste vegetal ajudam a estabilizar a pressão arterial e a reduzir a hipertensão, enquanto que os sulfetos reduzem os lipídios sanguíneos e a pressão arterial. Além disso, a vitamina C ajuda a melhorar a elasticidade dos capilares sanguíneos e facilita a absorção de ferro no organismo ajudando assim, na regulação da pressão sanguínea.

12. Saúde da pele:

Sendo uma boa fonte de beta-caroteno, este vegetal é eficaz na limpeza da acne e, portanto, é excelente para a pele radiante e saudável.

13. Cura de feridas no corpo:

Além disso, este vegetal é rico em vitamina C, que é um antioxidante solúvel em água. Esta vitamina melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos e da pele, evita hematomas e facilita a cicatrização rápida das feridas.

14. Saúde capilar:

Este vegetal é benéfico para seu couro cabeludo e cabelo, pois contem antioxidantes, flavonoides, cálcio, vitamina C, vitamina B6, germânio, potássio e magnésio, que oferecem muitos benefícios para a saúde do seu cabelo de forma geral.

cebolinha para saúde capilar

15. Fortalecer os folículos capilares:

Esta planta estimula o crescimento do cabelo aumentando o fluxo de sangue para o couro cabeludo e as raízes dos cabelos. Ela para a ruptura do cabelo, dando-lhe um cabelo mais completo e brilhante, além de ser também eficaz na redução ou eliminação de coceira no couro cabeludo.

16. Contra o envelhecimento precoce:

Além disso, a vitamina C e vitamina E presente neste vegetal tem propriedades antioxidantes que podem combater os radicais livres que causam danos às células e são responsáveis ​​pelo envelhecimento precoce da pele.

17. Melhoria do sono:

Muitas pessoas não sabem, mas esta planta é uma boa fonte de colina. Além disso, a colina é uma vitamina B importante que ajuda seu corpo a dormir melhor livre de estresse.

18. Combate a artrite:

Esta planta possui excelentes propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas. Os compostos de organossulfureto nessa planta recuperam agentes oxidantes e inibem a oxidação de ácidos graxos.

Isso ajuda a prevenir a formação de mensageiros pró-inflamatórios dentro do corpo. Como este vegetal é da mesma família da cebola, ele também pode efetivamente ajudar no tratamento terapêutico da inflamação observada na artrite.

19. Gestação:

Por esta planta ser rica em folatos, o ácido fólico é essencial para síntese de DNA e divisão celular. Os níveis adequados de folato na dieta durante a gravidez podem ajudar a prevenir defeitos do tubo neural nos bebês recém nascidos. Portanto, o suplemento de ácido fólico também pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral.

20. Contém vitamina A:

Este vegetal contêm mais vitamina A do que todos os outros membros da família Allium. Além disso, a Vitamina A demonstra ser responsáveis ​​por reduzir diversos problemas de saúde, um deles é o estresse oxidativo no sistema óptico onde ajuda a adiar a aparência das cataratas e outros tipos de doenças ao corpo.

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios da cebolinha:

Outros benefícios da cebolinha para saúde:

  • Este vegetal contem propriedades que são essenciais para combater a constipação;
  • Muitas pessoas não sabem, mais esta planta é útil para ajudar na fertilidade;
  • Por conter propriedades que são excelentes para saúde, esta planta ajuda a controlar o colesterol;
  • Como contem ferro, esse vegetal é excelente para combater a anemia;
  • Este vegetal contem quantidades significativas de magnésio, que desempenha um papel fundamental na saúde do cérebro.

Malefícios da cebolinha:

Este vegetal não são normalmente consideradas como uma substância alergênica e existem poucos relatórios de reações negativas. No entanto, uma quantidade excessiva de cebolinha, com uma alta concentração de compostos orgânicos poderosos, pode causar desconforto no estômago. Também pode ser prejudicial a saúde.

Portanto se você é alérgico ou sentir algum sintomas ao consumir este vegetal em excesso ou outros membros do gênero Allium, consulte um profissional médico antes de adicionar cebolinha à sua dieta normal. Portanto, este vegetal fornece vários benefícios à saúde, mais também ao ser consumido em excesso pode causar efeitos colaterais em certos casos como:

  • Queimação gástrica;
  • Irritação da pele;
  • Azia;
  • Mau hálito;
  • Febre.
Sair da versão mobile