Os 20 Benefícios do Brócolis Para Saúde

Tudo Sobre os Benefícios do Brócolis Para Saúde e Beleza

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Nutrição - CRN6-MA 16199

Benefícios do Brócolis são variados e muito importantes para manter a saúde em dia. Além disso, o Brócolis contêm luteína e zeaxantina, dois compostos antioxidantes da família de carotenóides. Uma porção de Brócolis cozida (½ xícara ou 125 ml) contém mais luteína e zeaxantina que os Brócolis gratinado.

Comer alimentos de verdade é essencial para manter a boa saúde e ser mais feliz. Um desses alimentos é o Brócolis. Que é considerado um dos vegetais mais nutritivos que existe. É uma ótima opção de alimento para quem quer perder peso e quer seguir uma alimentação de verdade e nutritiva. Aproveite os benefícios do Brócolis por consumi-lo regularmente.Benefícios do Brócolis

Em comparação, (1 xícara ou 250 ml) espinafre cru, um vegetal rico em luteína e zeaxantina, contém 3 vezes mais do que o Brócolis cozido. Estes compostos podem ajudar a prevenir certos cânceres, incluindo câncer de mama e pulmão, e participar na prevenção de doenças cardiovasculares.

Note-se, no entanto, que os estudos de consumo de antioxidante em conexão com a prevenção de doenças cardiovasculares ainda são contraditórios. A capacidade antioxidante diminui Brócolis durante o armazenamento. Pode ainda diminuir mais de 50% depois da armazenagem máxima de tempo (quando os Brócolis tem uma deficiência visual).

Ele é um alimento crucífero que sempre foi considerado um alimento de alto valor, pois promove a saúde e a longevidade. Uma porção de 100 gramas de Brócolis possui aproximadamente 34 calorias e é uma excelente fonte de vitamina C e vitamina K. Brócolis cru contém quantidades moderadas de várias vitaminas do complexo B e manganês.

Ele tem baixo conteúdo de carboidratos, proteínas, gordura e fibra dietética – ele é basicamente composto 90% de água, 7% de carboidratos e 3% de proteína. Ele também contém os compostos carotenóides luteína e zeaxantina. Contém altos níveis de vitamina A, que é necessária para a saúde da pele, dos olhos e é boa para a fertilidade.

Um dos derivados da vitamina A encontrados nele, o betacaroteno, é essencial para a saúde do fígado, e para o funcionamento imunológico, além de ter sido citado anteriormente como ótimo para combater o câncer. Então confira agora Os 20 Benefícios do Brócolis Para Saúde:

1. Benefícios do Brócolis Para Gestantes

O Brócolis é tão nutritivo e cheio de nutrientes, principalmente para mulheres grávidas. A fibra contida nesse vegetal ajuda eliminar a constipação, que é muito comum durante a gravidez. Além disso, o seu conteúdo de folato garante que não há defeitos congênitos, como defeitos do tubo neural, que são um grande problema para as gestantes que sofrem de uma deficiência de ácido fólico.

2. Promove a Saúde do Cabelo

Se você deseja ter o cabelo saudável e forte, inclua o Brócolis mais na sua dieta. Ele tem vitaminas como a vitamina C, vitamina A e vitamina B6 que mantem o cabelo-nutritivo, o que pode deixar seu cabelo liso e forte.

Estas vitaminas estimulam a produção de sebo, uma substância oleosa secretada pelos folículos pilosos. Sebo atua como um hidratante natural e condicionador para o seu couro cabeludo e cabelo, que por sua vez irá evitar cabelos secos e crespos.

Além disso, o seu teor de cálcio fortalece os folículos pilosos e pode reduzir a perda de cabelo e emagrecimento. Para o bom crescimento de cabelo e saúde, comer cabeças de Brócolis americano cru três ou quatro vezes por semana.

3. Combate a Carência de Vitamina D no Organismo

O Brócolis não é uma fonte de vitamina D, mas é uma excelente fonte de vitamina K e também da vitamina A na forma de betacaroteno. Muitas pessoas têm grandes deficiências de vitamina D que não podem ser corrigidas somente através de dieta, precisando ingerir suplementação alimentar.

Quando grandes doses suplementares de vitamina D são necessárias para compensar a deficiência, é preciso um abastecimento de vitamina K e vitamina A para ajudar a manter o equilíbrio do metabolismo da vitamina D.

Assegurar a ingestão adequada de vitamina K e vitamina A junto com a suplementação de vitamina D é importante para garantir os resultados da suplementação. Neste caso o Brócolis pode desempenhar um papel particularmente útil para equilibrar este processo uma vez que ele contém uma forte combinação de ambos vitamina A e vitamina K.

 

4. Ajuda a Emagrecer:

Uma porção de um copo de Brócolis cru tem apenas 30 calorias e a mesma quantidade do vegetal cozido tem 54 calorias. Além de conter tão poucas calorias, a mesma quantidade de Brócolis cru fornece mais de 100 por cento da necessidade diária das vitamina C e vitamina K.

Ele também é uma boa fonte de ácido fólico e vitamina A e fornece alguma vitamina B6 e potássio. As quantidades destes nutrientes vão variar se ele for ingerido cru ou cozido, no entanto, trata-se de um alimento nutricionalmente muito rico e pouco calórico. Ideal para dietas de emagrecimento.

O Brócolis também é rico em fibras que contribuem para a saciedade, além de vários micronutrientes que podem ajudar a perder peso, como o cálcio e o crômio.

Os fitoquímicos presentes no Brócolis como o sulforafano podem exercer um efeito de queima de gordura , desencadeando a quebra das células adiposas. Pesquisas de laboratório mostraram que quando as células de gordura foram incubadas com sulforafano por 24 horas, houve alterações nas enzimas que posteriormente teriam a função de decompor as células de gordura.

Mostrando potencial para quebrar, também no nosso organismo, as gorduras que ingerimos através dos alimentos. Emagrecer certamente é um dos mais procurados benefícios do Brócolis.

5. Promove Ossos Saudáveis

Cada porção de Brócolis melhora sua saúde óssea. Sendo rico em cálcio e vitamina K, o Brócolis promove a saúde dos ossos e ajuda a prevenir a osteoporose. Além disso, uma dieta rica em vitamina K tem sido associada a um menor risco de fraturas.

Além disso, o Brócolis é rico em fibras e pobre em calorias e podem ajudá-lo a gerenciar seu peso, que é importante para a saúde óssea. Então, coma Brócolis regularmente para evitar a deficiência de cálcio e seus efeitos.

6. Fortalece o Sistema Imunológico

As substâncias responsáveis pelas tonalidades verdes e roxas encontradas nas diferentes variedades de Brócolis são a vitamina C, o betacaroteno e outras vitaminas e minerais, principalmente o selênio, cobre, zinco e o fósforo. Estes nutrientes compõem um grupo de grandes fortalecedores do sistema imunológico que pode protegê-lo de inúmeras infecções.

O Brócolis também é uma fonte rica de um fitonutriente chamado kaempferol. Este nutriente age dentro do nosso aparelho digestivo e tem a capacidade de diminuir o impacto de substâncias relacionadas à alergia porque interfere no sistema imunológico. Ao diminuir o impacto de substâncias relacionadas à alergia, o kaempferol pode ajudar a reduzir o risco de inflamação crônica.

7. Benefícios do Brócolis Contra Esclerose

O Brócolis é rico em vários nutrientes, como os ácidos graxos ômega 3. Pesquisas recentes sugerem que a ingestão de dieta rica em ácidos graxos ômega-3 pode reduzir ou retardar o início da esclerose lateral amiotrófica (ALS), também conhecida como doença de Lou Gehrig.

8. Aumenta o Poder do Cérebro:

O Brócolis é uma grande fonte de vitamina K, que é conhecido por melhorar a função cognitiva e melhorar a capacidade intelectual. Ele também tem várias vitamina B que desempenham um papel fundamental na melhoria da memória e a resistência mental.

O Brócolis também podem aliviar os efeitos da exaustão mental e depressão. O auto teor de nutrientes dos Brócolis é importante no crescimento de novas células cerebrais, bem como as conexões neurais, que são essenciais para a função cognitiva e boa memória.

Esses benefícios pode prevenir defeitos do tubo neural em recém-nascidos. Comer uma xícara de Brócolis, três vezes por semana pode reduzir sua chance de sofrer de demência e Alzheimer na velhice.

9. Ajuda a Evitar e a Tratar Anemia:

A anemia é a diminuição de células vermelhas no sangue e está diretamente relacionada com a falta de ferro e certas proteínas no organismo. O Brócolis é rico em ambos e, portanto, constitui um excelente remédio contra anemia.

O cobre, também encontrada no brócolos, é um outro mineral essencial para a produção de células vermelhas do sangue e juntamente com o ferro tem papel fundamental na sua renovação e manutenção dos seus níveis.Benefícios do Brócolis

10. Protege a Saúde dos Olhos:

A zeaxantina, o betacaroteno, a vitamina A, o fósforo e outras vitaminas do complexo B, C e E encontradas no Brócolis são muito benéficas para a saúde dos olhos. Estas substâncias os protegem contra a degeneração macular e a catarata, além de reparar danos causados pela radiação solar.

11. Protege Contra os Raios UV:

Além disso, a glucorapanina, um dos fitonutrientes encontrados em quantidades significativas no Brócolis, foi conectada com a reversão dos efeitos negativos da exposição ao sol.

12. Previnem Distúrbios Estomacais:

Boa parte do Brócolis são fibras, o ingrediente principal para a cura da constipação e benéfico para quase todas as doenças do estômago, inclusive porque a constipação é a raiz de quase todas as doenças gástricas.

As fibras acrescentam volume ao alimento, retém a água e tornam os movimentos intestinais mais saudáveis. O magnésio e as vitaminas presentes no Brócolis também podem curar acidez estomacal, facilitar a digestão e a absorção dos nutrientes dos alimento e reduzir eventuais inflamações no trato digestivo.

13. Mantém a Saúde do Coração:

Pesquisadores do Instituto do Colégio Imperial de Londres provaram que certas substâncias químicas em Brócolis impulsionam um mecanismo de defesa natural que protege as artérias do entupimento que causam ataques cardíacos.

Contendo cargas de potássio, vitamina C e antioxidantes, o Brócolis melhora a capacidade de bombeamento de sangue das artérias, reduz o dano ao coração devido à privação de oxigênio e fornece níveis mais elevados de produtos químicos para um coração saudável durante a privação de oxigênio.

Algumas evidências também provam que comer Brócolis regularmente pode reverter os danos causados pelo diabetes nos vasos sanguíneos do coração. Inclua em sua dieta esse vegetal para manter um coração saudável e reduzir o risco de aterosclerose, doença cardíaca e ataques.

14. Rejuvenesce a Pele:

A vitamina C é um poderoso antioxidante quando consumido em sua forma natural e pode ajudar a combater danos causados á nossa pele pelo sol e pela poluição. Ela também ajuda a reduzir rugas e a melhorar a textura da pele em geral.

Quando se fala em vitamina C, em geral as pessoas pensam automaticamente nas frutas cítricas, pois vale lembrar que uma porção de um copo de Brócolis cru contém mais vitamina C do que o recomendado diariamente.

A vitamina C desempenha um papel fundamental na formação de colágeno, o principal sistema de suporte da pele. Ele também fornece vitamina A e vitamina E, também cruciais para manter a pele com aspecto saudável.

15. Melhora a Pele:

O crédito para manter a sua pele brilhante e jovem vai para antioxidantes especialistas como beta-caroteno e vitamina C, bem como outros ajudantes como o complexo de vitamina B e vitamina E encontrado no Brócolis.

16. Oferecer Ação Anti-inflamatória:

O Brócolis pode ser considerado um bom anti-inflamatório e pode retardar os danos às articulações associados com a osteoartrose. Um estudo da Universidade de East Anglia descobriu que o seu alto teor de sulforafano pode ajudar pessoas que sofrem de artrite porque ele age bloqueando as enzimas que causam a destruição da articulação.

Interrompendo o efeito de uma molécula chave conhecida por causar inflamação. Os ácidos graxos ômega 3 presentes nesse vegetal também podem ajudar a conter processos inflamatórios.

17. Regula a Pressão Arterial:

Pesquisadores descobriram que ele ajuda a regular a pressão arterial. Um enxofre orgânico composto nesse vegetal, o sulforafano, desempenha um papel fundamental na melhoria ligação ou substituição de DNA, que é crucial para a função celular normal e expressão gênica adequada.

Além disso, o magnésio, cálcio e potássio no Brócolis também ajudam a regular a pressão arterial. Ele junto com outros vegetais crucíferos como couve de bruxelas, repolho, couve-flor, rabanete e rúcula devem ser incluídos em sua dieta para normalizar os níveis de pressão arterial.Benefícios do Brócolis

18. Evita Doenças Cardíacas:

Além dos antioxidantes já mencionados, o Brócolis também contém um alto teor de fibras, juntamente com níveis significativos de betacaroteno, ômega 3 e outras vitaminas que ajudam a reduzir o colesterol ruim e manter o coração funcionando corretamente, regulando a pressão sanguínea. Quando cozido no vapor, as fibras do Brócolis combinam melhor com os ácidos biliares tornando a sua excreção muito mais fácil e eficiente.

A excreção dos ácidos biliares está ligada a regulação dos níveis de colesterol e, consequentemente, à saúde cardíaca. Além disso, o potássio encontrado no Brócolis é um vasodilatador que pode aumentar o fluxo sanguíneo e melhorar a oxigenação de órgãos essenciais, relaxando a tensão e o estresse sob as veias e o coração.

19. Luta Contra o Câncer:

O Brócolis é fonte de luteína e sulforafano, antioxidantes muito potentes e cada vez mais estudados por cientistas. Os antioxidantes são substâncias químicas produzidas pelo corpo ou encontradas em frutas, vegetais e grãos. Eles podem ajudar a encontrar e neutralizar os radicais livres que causam danos às células do nosso organismo.

De acordo com o National Cancer Institute, “Os radicais livres, por sua vez, são moléculas instáveis resultantes de processos metabólicos que podem levar ao câncer”. Ainda de acordo com uma nutricionista do centro de pesquisa, o Brócolis é um vegetal crucífero, e todos os vegetais neste grupo pode ser protetores contra alguns tipos de câncer de estômago e intestinais.

Pesquisadores descobriram que o sulforafano pode inibir uma enzima envolvida na progressão de células cancerígenas e acreditam que o consumo de alimentos que contenham este fito-nutriente pode ser uma arma potencialmente poderosa no tratamento de câncer no futuro.

Outra vitamina importante contida no Brócolis, e que tem sido associada a diminuição do risco de câncer de mama nas mulheres, é o ácido fólico. A ingestão adequada de ácido fólico na dieta tem se mostrado promissora na proteção contra o câncer de cólon, estômago, pâncreas e cervical.

Embora o seu mecanismo exato de proteção ainda seja desconhecido, os pesquisadores acreditam que os efeitos protetores do ácido fólico estão ligados ao seu papel na prevenção de mutações indesejadas durante a produção de DNA e RNA genéticos. Não há evidência de que o ácido fólico em forma de suplemento proporcionaria os mesmos benefícios anticancerígenos.

20. Tem Ação Desintoxicante:

A presença de vitamina C, enxofre e certos aminoácidos fazem dele um excelente desintoxicante. Ingerir Brócolis ajuda a remover os radicais livres e toxinas como o ácido úrico do corpo, purificando o sangue e mantendo afastados os problemas relacionados com toxinas, como furúnculos, coceiras, erupções cutâneas, gota, artrite, reumatismo, cálculos renais e diversas doenças da pele como eczema e edemas.

Confira no vídeo a seguir mais benefícios do Brócolis para a saúde:

Efeitos Colaterais do Brócolis:

O Brócolis, assim como a couve-flor, o repolho ou a couve, do grupo das crucíferas, apresenta substâncias que são responsáveis tanto por seu aroma quanto por seu sabor. Esses compostos têm a capacidade de bloquear a utilização e a absorção do iodo, e acabam assim retendo a atividade da glândula tireoide. E um consumo muito alto de crucíferas causou hipotireoidismo em animais.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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