Início » Benefícios de Legumes e Vegetais » 30 benefícios da berinjela para saúde!

30 benefícios da berinjela para saúde!

benefícios da berinjela

A berinjela pode ser considerada uma fruta e um vegetal, mas nas línguas do subcontinente indiano, onde a berinjela se originou, é descrita como o “rei dos vegetais” devido aos seus efeitos médicos versáteis e funcionais. A berinjela é realmente boa para sua saúde? Estes vegetais, de cor roxa ou preta, são um elemento indispensável da culinária turca e são utilizados em uma grande variedade de refeições. Berinjelas não apenas adicionam sabor às refeições, mas também trazem muitos benefícios para a saúde. Com altos valores nutricionais, as berinjelas contêm vitaminas C, K e B6, tiamina, niacina, magnésio, fósforo, folato e potássio e quase não têm gordura saturada.

benefícios da berinjela
benefícios da berinjela

Os benefícios da berinjela são tão numerosos e diversos quanto as formas e cores que eles entram. Adicionar umas berinjelas à sua dieta pode ser uma das melhores decisões de saúde que você pode tomar.

As berinjelas faz bem em climas quentes. Pode florescer na maioria dos solos, mas é melhor quando cultivado em solo rico, bem drenado e ligeiramente alcalino.

Cerca de cinco meses de clima quente são necessários para dar frutos. As berinjelas são conhecida principalmente por seu alto teor de antioxidantes, que oferece uma grande variedade de benefícios para a saúde.

As percentagens abaixo são de acordo com uma dieta diária recomendada de 2.000 calorias.

Valores nutricionais das berinjelas:

Qual é o valor nutricional das berinjelas? Berinjela é rica em cálcio, ferro, magnésio e vários outros nutrientes importantes que ajudam o funcionamento adequado do seu corpo.

Na verdade, 1 xícara (ou 82 g) de berinjela é constituída por 11% de fibra, 10% de manganês, 5,4% de molibdênio, 5,3% de potássio, 4,5% de folato, 3,5% de vitamina K, 3,5% de cobre, 63,5% de vitamina B, 3,1%. triptofano, 3% de vitamina C e 2,8% de magnésio.

Cerca de 90% da berinjela é apenas água, e o teor calórico é tão baixo que, mesmo que você comesse um quilo inteiro de berinjela fervida, você consumiria apenas 350 calorias.

Benefícios da berinjela para saúde:

1. Favorece o coração:

Berinjela contém fibra, potássio, vitamina C e vitamina B6, todos os quais estão ligados a um menor risco de mortalidade por doença cardíaca.

2. Controla a pressão arterial:

Um estudo clínico indicou que uma ingestão aumentada de antocianinas, que são pigmentos de plantas de flavonoides vermelho-vermelho que revestem antioxidantes, leva a uma queda significativa na pressão arterial.

Esta queda na hipertensão leva a um menor risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e coágulos sanguíneos.

berinjela controla a pressão arterial
berinjela controla a pressão arterial

3. Equilibra os níveis de colesterol de sangue:

O colesterol é uma substância natural produzida pelo fígado que é necessária para o bom funcionamento das células, nervos e hormônios.

Quando os níveis de colesterol são equilibrados, tudo é bom e saudável, mas quando o colesterol é oxidado, torna-se perigoso.

Berinjela tem antioxidantes que equilibram seus níveis de colesterol no sangue, evitando a oxidação do colesterol.

4. Ajuda no tratamento do câncer:

Berinjelas contém polifenóis, que possuem propriedades anticancerígenas.

As antocianinas e o ácido clorogênico na berinjelas funcionam como antioxidantes, causando inflamação e danos causados ​​pelo estresse oxidativo no corpo.

Eles são conhecidos por prevenir o crescimento do tumor e parar a invasão e disseminação de células cancerígenas.

5. Possui função cognitiva:

Os achados de estudos realizados em animais mostram que a nasunina, uma antocianina na pele de berinjela, é outro antioxidante forte que protege as células cerebrais do dano racial livre.

Também provou ajudar na facilitação de nutrientes na célula e na eliminação de resíduos celulares.

6. Contem fibra dietética:

A fibra dietética é um componente amplamente reconhecido de uma dieta saudável, equilibrada e nutricional,

e a berinjela é uma ótima fonte de fibra dietética (100 gramas de berinjela crua tem 14% dos requisitos diários de fibra).

Estudos clínicos mostram que a fibra possui uma ampla gama de benefícios para a saúde humana.

A fibra é essencial para a saúde gastrointestinal, bem como movimentos intestinais regulares.

7. Ajuda na perda de peso:

A Berberia contém quase nenhuma gordura, nenhum colesterol e poucas calorias.

Adicionando berinjela à sua dieta é uma ótima opção se você estiver tentando perder peso ou combater a obesidade.

O alto teor de fibra inibe a liberação de um hormônio chamado grelina, que diz ao nosso cérebro que estamos com fome novamente.

8. Fortalece os ossos:

A berinjela é muito boa para pessoas com alto risco de degradação óssea e osteoporose.

Os compostos fenológicos presentes na berinjela são o que lhes dão a cor, e estes compostos foram associados a sinais reduzidos de osteoporose, ossos mais fortes e aumento da densidade mineral óssea.

A tabela de nutrição acima mostra que a berinjela também tem quantidades significativas de ferro, manganês e cálcio, todos os quais são integrais se você quiser manter os ossos fortes.

9. Previne anemia:

A anemia, que resulta da falta de ferro na dieta, é uma doença muito preocupante.

Isso pode levar a dores de cabeça, enxaquecas, fadiga, fraqueza, depressão e até degeneração cognitiva.

Felizmente, a absorção e a ingestão diária de ferro podem efetivamente conter e prevenir esta doença.

10. Ajuda a combater o diabetes:

Combine o alto conteúdo de fibra de berinjela com sua baixa quantidade de carboidratos solúveis e você possui um alimento ideal para o controle de diabetes.

Essas qualidades tornam-no um regulador eficaz da atividade de glicose e insulina do corpo.

11. Faz bem durante a gravidez:

Os folatos são parte integrante de qualquer dieta e são particularmente benéficos para as mulheres grávidas.

Os folatos ajudam a proteger os bebês dos defeitos dos tubos neurais, que podem se manifestar de várias maneiras diferentes.

12. Alivia o estresse:

Vários estudos mostraram que os bioflavonoides presentes na berinjela são capazes de controlar a pressão arterial elevada e aliviar o estresse.

Alguns podem argumentar que diminuir a pressão arterial reduz automaticamente o estresse mental, mas esse não é o caso aqui.

13. Alivia queimaduras solares:

A radiação ultravioleta é conhecida por causar queimaduras solares, rugas, menor imunidade, envelhecimento prematuro e até mesmo câncer,

e é por isso que se proteger contra os raios UV prejudiciais é importante.

Tais antioxidantes como vitamina C, vitamina E, flavonóides e ácidos fenólicos ajudam a combater os radicais livres que são os principais agentes causadores de alterações cutâneas negativas.

Estudos demonstraram que os polifenóis melhoram as reações cutâneas adversas após a exposição aos raios UV.

14. Melhora a visão:

Durante as últimas duas décadas, muitos estudos e pesquisas foram conduzidos para investigar os diversos efeitos protetores exibidos por polifenóis presentes em várias frutas e vegetais.

Esses estudos concluíram que as antocianinas e os extratos ricos em antocianina ajudam a melhorar a função e a visão dos olhos.

Estes compostos (que são encontrados numa quantidade significativa na berinjela) estão ligados a olhos mais saudáveis ​​e até mesmo mostram propriedades protetoras para a sua visão e saúde geral dos olhos.

15. Reduz os sintomas alérgicos:

O ácido clorogênico presente na berinjela também é eficaz na redução dos sintomas alérgicos e na minimização dos efeitos que as alergias podem causar.

Um estudo foi realizado em ratos, o que provou que este é um efeito conclusivo do ácido clorogênico.

A ingestão de vitamina A também reduz o risco de certos tipos de alergias alimentares, aumentando o sistema imunológico.

berinjela reduz os sintomas alérgicos
berinjela reduz os sintomas alérgicos

Benefício da Berinjela Para Mutação Celular:

Acontece que a berinjela tem propriedades antimutagênicas, o que ajuda a prevenir a mutação celular.

Os antimutagênicos também são importantes na prevenção, supressão e menor proliferação e taxas de crescimento indesejáveis.

16. Melhora a pele:

A niacina na berinjela é absolutamente incrível na redução, tratamento e prevenção de acne e outras condições da pele.

Veja Também: Receita Caseira Para Eliminar Tosse com Catarro em Apenas 1 Dia!

Se você está procurando uma pele saudável e lisa em vez de uma pele que seja pimply e descolorida, essa pode ser a resposta.

Niacina exibe propriedades anti-inflamação e irritação e também é eficaz e pronta no tratamento de doenças inflamatórias da pele.

17. Alivia dores de cabeça:

Niacina e vitamina B3 são amplamente utilizados para tratar dores de cabeça, variando de leve a grave enxaquecas.

Estes commpunds são agentes conhecidos utilizados no tratamento de tonturas, também, além de suprimir sintomas de doença de movimento, e algumas pessoas até usam berinjela para prevenir dores de cabeça pré-menstrual.

18. Previne a depressão:

A serotonina é um pensamento químico que causa um desequilíbrio nos estados de ânimo, o que pode levar à depressão,

mas a berinjela contém um composto chamado scopoletin que essencialmente serve para regular os níveis de serotonina no cérebro, o que efetivamente reduz o sentimento de ansiedade e outros sintomas de depressão.

O grupo de vitamina B melhora a capacidade do corpo de suportar o estresse, e é por isso que eles geralmente são chamados de vitaminas “antiestress”.

19. Fortalece a saúde do cérebro:

Nasunin é um potente fito nutriente e antioxidante encontrado na berinjela.

À medida que os radicais livres destroem as células e o DNA celular, o nasunin pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento e a promover uma eficiente função cerebral.

Os radicais livres causam estresse oxidativo, o que certamente é ruim para você.

20. Melhora o fluxo sanguíneo:

Nasunin também ajuda a prevenir a peroxidação do colesterol no sangue.

Isso ajuda a eliminar o acúmulo de placa e outras substâncias nos vasos sanguíneos,

mantendo o coração e todo o sistema cardiovascular saudáveis ​​ao relaxar os vasos sanguíneos e aumentar o fluxo sanguíneo.

A vitamina E também é conhecida por promover a circulação sanguínea,

fortalecer suas paredes capilares e nutrir suas células, o que melhora sua resistência física

21. Remove toxinas do corpo:

A quelação é o processo de remoção de metais ou toxinas do corpo.

Em parte devido à atividade antioxidante da nasunina, ela atua como um quelante de ferro.

Pessoas com ferro excessivo em seu sistema podem usá-lo como forma natural de reduzir o teor de ferro do sangue.

22. Protege os dentes:

A vitamina C é tão boa em cuidar de seus dentes e gengivas que até foi referido como a “escova de dentes invisível”.

É uma das melhores defesas naturais contra bactérias e é essencial para a saúde adequada dos dentes e das gengivas.

A escovação diária e o uso de fio dental simplesmente não são suficientes para evitar a doença das gengivas.

23. Fortalece o sistema imunológico:

Todo mundo sabe que as vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico do organismo.

Sabe-se há muito tempo que a vitamina C é de vital importância para aumentar a capacidade do seu corpo de combater os resfriados e os vírus.

Estudos recentes também mostraram que a vitamina C pode reduzir os efeitos dos resfriados e da gripe, além de prevenir o desenvolvimento de complicações adicionais, como pneumonia e infecções pulmonares.

24. Fortalece o cabelo:

A vitamina E e a vitamina A na berinjelas juntamente com poderosos antioxidantes ajudam a minimizar o dano ambiental ao seu cabelo.

Eles podem até promover a circulação para seu couro cabeludo.

As vitaminas A, E, K, C, B6, tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico e folato são alguns dos nutrientes essenciais necessários para o crescimento adequado do cabelo.

Outros benefícios da berinjelas para saúde:

25. É rica em fibra alimentar é sempre benéfica para a digestão. Elas podem ajudar a aliviar a prisão de ventre e podem ajudar na limpeza do trato intestinal.

26. É uma excelente fonte de fenóis, que podem limitar as ações de enzima conversora de angiotensina, A C E, que é conhecido por aumentar o nível de pressão arterial.

27. Contem Vitamina K e bioflavonoides que ajudam na prevenção de coágulos sanguíneos.

28. Contém muitos nutrientes que podem efetivamente ajudá-lo a combater esses sintomas da cólicas menstruais, se é algo que você precisa enfrentar todos os meses.

29. É rica em vitamina C, Antocianinas e diversos nutrientes com ação antioxidante, que ajudam a proteger a pele dos radicais livres contra as rugas e envelhecimento precoce.

Veja também os outros grandes benefícios da berinjela no vídeo abaixo:

Conclusão:

Quando uma planta é considerada o rei dos vegetais em um dos países mais densamente povoados do mundo, deve ser bom.

Seu valor nutricional e benefícios para a saúde são muitas vezes ignorados, mas se algo é nutricional, equilibrado e ótimo para sua saúde geral, então não será negligenciado por muito tempo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

18 comentários

  • […] Veja Também os Benefícios da Berinjela Para Saúde: Benefícios da Berinjela – 30 Benefícios Para Saúde. […]

  • Wonderful goods from you, man. I have take note your
    stuff prior to and you are just too fantastic. I really like what
    you’ve bought here, really like what you are stating and the way in which by which
    you assert it. You make it entertaining and you still care for
    to keep it smart. I can not wait to read far more from you.
    This is actually a great web site.

  • […] g Berinjela em […]

  • […] Berinjela em […]

  • […] a água de berinjela porque ela ajuda na eliminação da gordura, baixando também o […]

  • […] de Berinjela – O que é, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, a berinjela possui propriedades que são de suma importância para combater e prevenir doenças que podem […]

  • […] deve pegar a berinjela e remover a pele e cozinhar em um litro de […]

  • […] 1 litro de água de berinjela […]

  • […] g Berinjela em […]

  • […] g Berinjela em […]

  • […] g Berinjela em […]

  • […] g Berinjela em […]

  • A berinjela é um bom alimento para a nossa saúde.

  • […] berinjela em […]

  • […] berinjela em […]

  • […] berinjela em […]

  • […] para essas pessoas que estão a procura da perda de peso. Um dos principais desses alimentos é a berinjela. Esse legume que é da mesma família do pimentão pode não ser um dos alimentos que são mais […]

  • […] do fungo Cândida. Existem diversas receitas deliciosas que utilizam vegetais como Brócolis, Berinjelas, Abobrinhas, Cebolas e Aspargos. Tente não fritá-los ou cozinhá-los excessivamente, pois isso […]

Deixe um comentário