Os 20 Benefícios do Salsão Para Saúde

Tudo Sobre os Benefícios do Salsão Para Saúde e Beleza!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Cura Natural

Benefícios do Salsão que são incríveis. Além disso, o Salsão é uma planta da família Apiaceae e é consumido como uma hortaliça que pode ser encontrada em todo o mundo, e como parte integrante da culinária de certas culturas. Além disso, os benefícios do Salsão como remédio natural na medicina popular vem sido utilizado há séculos.

O Salsão reduz os níveis de colesterol e a dor da artrite, além de ajudar na perda de peso, desintoxica o corpo, reduz a pressão arterial elevada e promove a saúde geral de várias maneiras. É rico em vitamina C e, portanto, extremamente benéfico para a saúde.

Os 15 Benefícios do Salsão Para Saúde

Propriedades Nutricionais do Salsão:

Essa hortaliça contém minerais como cálcio, sódio, cobre, magnésio, ferro, zinco e potássio. Contém ácidos gordurosos e vitaminas, incluindo vitamina A, K, C, E, D e as vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, ácido fólico, vitamina B6 e vitamina B12 ), além de ser rico em fibras solúveis. Confira agora os 20 Benefícios do Salsão Para Saúde:

1. Benefício do Salsão Para Saúde Feminina:

Essa hortaliça é muito benéfica para as mulheres. Ela contém anetol um fitoquímico estrogênico, que é um composto que auxilia na redução dos problemas menstruais.

2. O Salsão Combate as Células Cancerígenas:

Essa hortaliça é rica flavonoides que limitam o crescimento de células cancerosas, e ainda é auxiliado pelos ácidos fenólicos em prostaglandinas que restringem e ajudam a impedir o metabolismo das células cancerígenas.

3. Benefícios do Salsão Para o Coração:

Por ser rico em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, essa hortaliça ajuda na redução do colesterol ruim e da pressão arterial. Dessa forma, ela ajuda na proteção do coração pois ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.

Veja Também: Os 10 Benefícios do Abacate Para o Coração

4. O Salsão Auxilia na Perda de Peso:

Essa hortaliça é um alimento muito rico em água e em fibra dietética. Estes são os dois compostos que podem manter uma pessoa saciada. Além disso, é rico em muitos nutrientes e fornece poucas calorias e pode ser consumido em saladas ou mastigado em um lanche para auxiliar na perda de peso.

5. Benefício do Salsão no Controle da Pressão Arterial:

A Ftalida é um composto presente nessa hortaliça que ajuda no relaxamento das artérias e facilita o fluxo de sangue. Elas também diminuem os hormônios do estresse, que podem encolher os vasos sanguíneos. Alem de ajuda a aliviar o fluxo da pressão arterial através do corpo.

6. Benefícios do Salsão no Desempenho Sexual:

Essa hortaliça contém dois feromônios, androsterona e androstenol. Estes compostos ajudam a impulsionar o libido. Mastigar essa hortaliça pode ajudar na liberação desses compostos.

Os 15 Benefícios do Salsão Para Saúde

7. O Salsão Auxilia no Aumento da Massa Muscular:

O Salsão contribui com o ganho de massa muscular em homens, devido ao fato de estimular os testículos a produzirem mais testosterona. O hormônio trabalha na elevação de massa magra, no aumento de força e na hipertrofia (crescimento) muscular.

8. Benefício do Salsão Como Anti-Inflamatório:

Essa hortaliça também possui propriedades anti-inflamatórias, por conta da presença de antioxidantes fenólicos e flavonoides em sua composição, o que significa que ele ajuda a minimizar as chances de desenvolvimento de problemas de saúde como a artrite, por exemplo.

9. Promove a Reparação das Células:

Essa hortaliça é composta por antioxidantes e, assim, contribui com a recuperação das células do organismo, além de ajudar na eliminação de radicais livres, que podem causar danos às células e trazer doenças como câncer.

10. Benefícios do Salsão no Controle do Colesterol:

Por estimular a secreção do ácido biliar, essa hortaliça também colabora com a diminuição dos níveis de colesterol no corpo. Isso porque o processo de síntese de ácido biliar é o principal mecanismo para a eliminação de colesterol do organismo.

Veja Também: Suco de Acerola Para Reduzir os Níveis de Colesterol

11. O Salsão Auxilia na Prevenção de Úlceras:

Um estudo revelou que essa hortaliça é dotada de um extrato chamado etanol que ajuda tanto no tratamento, quanto na prevenção de úlceras gástricas, pois, protege o revestimento do trato digestivo.

12. Benefício do Salsão no Alívio de Inchaços:

O Salsão é diurético por conta da presença de um composto oleoso em sua composição, o que ajuda a aumentar a quantidade de urina, eliminando o excesso de água no corpo e reduzindo o inchaço.

13. Promove a Saúde do Sistema Nervoso:

Essa hortaliça ajuda a aliviar o estresse e várias doenças relacionadas com o sistema nervoso, por conta dos óleos essenciais e do magnésio presentes em sua composição que são capazes de acalmar o sistema nervoso. Consumir um lanche recheado com essa hortaliça no período noturno pode ajudar até mesmo a dormir melhor.

14. Benefício do Salsão Para o Aparelho Digestivo:

Por ter uma grande quantidade de água e ser composto por fibras insolúveis, essa hortaliça facilita a passagem das fezes, o que pode ser uma boa para quem sofre com intestino preso.

Veja Também: Suco Detox Para Melhorar o Sistema Digestivo

15. O Salsão Promove a Saúde dos Olhos:

Em apenas um talo grande dessa hortaliça é possível obter 5% das necessidades diárias de vitamina A, um nutriente que protege os olhos e previne a degeneração da visão relacionada ao processo de envelhecimento.

Confira através do vídeo abaixo outros Benefícios do Salsão:

Outros Benefícios do Salsão Para Saúde:

  • Essa hortaliça é rica em vitaminas principalmente a vitamina K e a C, e em minerais como magnésio;
  • Essa hortaliça é rica em água e funciona como um diurético natural;
  • Os flavonoides presentes nessa hortaliça, ajudam a reduzir o colesterol e a diminuir a pressão sanguínea;
  • O benefício do Salsão na prevenção do câncer se deve a presença de luteolina, um tipo de flavonoide que limita o crescimento de células cancerosas;
  • A vitamina C presente nessa hortaliça ajuda o corpo a lidar com o estresse.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *