Início » Benefícios de Legumes e Vegetais » 20 benefícios do palmito para saúde e beleza!

20 benefícios do palmito para saúde e beleza!

beneficios do palmito

Os benefícios do palmito são variados, pois, o palmito é obtido a partir do interior da palmeira, e o formato cilíndrico é tentador para construir pratos atrativos. A coloração branca contribui com a aparência do prato, e a sua crocância é destaque não só em saladas frias, como em receitas aquecidas.

beneficios do palmito
benefícios do palmito

Valor nutricional:

As porções de 100 gramas contam com apenas 30 calorias, o que não gera prejuízos à uma dieta para perda de peso. Favorável ao controle de peso, os benefícios do palmito são justificados pela presença de diversas vitaminas e minerais.

O Potássio contido nele supre as necessidades diárias, e auxilia no controle de pressão arterial e batimentos cardíacos. Dentre as vitaminas, o palmito ainda pode ser contribuinte de Vitamina C, a qual otimiza a absorção de Ferro, sendo um diferencial para o funcionamento do sistema imunológico, prevenindo contra a ação de reações adversas.

Benefícios do palmito para saúde e beleza:

1. Para fertilidade:

Mulheres que desejam impulsionar a fertilidade podem depositar esperanças no palmito, pois ele pode contribuir como fonte de ácido fólico. Uma porção pode oferecer até 400 mg de ácido fólico sintético, o que pode ser reconhecido como um suplemento importante para o desenvolvimento fetal.

2. Para uma boa digestão:

O palmito é bastante famoso, devido ao seu caule que também é rico em fibras dietéticas. Elas ajudam a melhorar a absorção dos nutrientes importantes ao organismo pelo intestino e ainda ajudam na passagem do bolo estomacal evitando ou, pelo menos, reduzindo a constipação intestinal.

3. Tratamento de diabetes:

A porção de palmitos pode possuir até 3,5 gramas de fibras, e sua contribuição também se estende ao efeito preventivo contra diabetes. Como é recomendado para diabéticos evitar alimentos muito calóricos e que elevam o índice glicêmico, não sendo pertencente a essas categorias, o palmito pode ser uma opção para inovar no cardápio destes que convivem com limitação na hora de se alimentar.

4. Contra doenças cardíacas:

O Potássio é um mineral importante para a saúde do coração. A porção deste mineral que está contida no palmito pode auxiliar no controle da pressão arterial, além de ajustar a frequência de batimentos cardíacos.

5. Aumentar a fertilidade:

A presença de boas taxas de ácido fólico no palmito é interessante tanto para os homens quanto para as grávidas. Nos homens, o ácido fólico deixa os espermatozoides mais saudáveis, aumentando a fertilidade. Já nas gestantes, o ácido fólico precisa, muitas vezes, ser suplementado para garantir um desenvolvimento saudável do bebê.

6. Contribui com os músculos:

Para aqueles que desejam otimizar a síntese de proteínas é interessante saber que o palmito é fonte de Zinco, mineral importante e que pode ajudar no metabolismo de proteínas, nutriente fundamental para a nutrição dos músculos.

As proteínas, tanto contidas em alimentos, quanto em suplementos alimentares são fundamentais para o anabolismo, pode ser um impulsionador proteico, já que também pode oferecer 1,8 gramas de proteínas.

7. Aumento de massa muscular:

Para aqueles que estão querendo alcançar a hipertrofia muscular, o palmito pode dar uma mãozinha no processo. Além disso, para a formação de novas fibras musculares é preciso ter proteínas disponíveis. Além daquelas adquiridas através da alimentação, o nosso organismo é o grande responsável por sintetizar várias outras. A presença de zinco consegue aumentar a produção de proteínas. Além disso, em 100g possui 1,8 g de proteínas.

8. Tem baixo valor calórico:

Pode ser facilmente encontrado em receitas de saladas, e sua presença pode ser justificada por diversos fatores, mas o baixo valor calórico é um dos mais convincentes. Além disso, preocupando-se em queimar mais calorias e consumir menos.

Além disso, os benefícios do palmito podem ser convenientes para a perda de peso, pois ele contém fibras dietéticas, as quais auxiliam no processo da digestão dos alimentos, controlando o tempo de absorção de nutrientes necessários para o corpo, preservando a saciedade até a próxima refeição.

9. Controlar a pressão arterial:

O palmito e rico em potássio, o consumo normaliza os níveis da pressão arterial, evitando os picos e as quedas. Além disso, sua ingestão ainda pode contribuir com o controle dos batimentos cardíacos e melhorar a saúde do coração.

10. Melhorar o trânsito intestinal:

As fibras alimentares contidas no palmito ajudam a fazer com que o intestino funcione da maneira correta. Além disso, diminuindo os riscos da prisão de ventre e constipação que causam diversos desconfortos.

11. Fortalecer o sistema imunológico:

Os benefícios do palmito podem ser convenientes para essa proteção, pois o alimento retirado do interior da palmeira pode fornecer Vitamina C, que age como importante fonte preventiva contra gripes, resfriados e até infecções de graus superiores.

palmito
palmito

12. Prevenir o envelhecimento precoce:

A riboflavina ou vitamina B2 encontrada no palmito é fonte de benefícios para a produção de células vermelhas. Além disso, que auxiliam no fortalecimento do organismo de modo geral. Essa substância contribui com o bem estar da pessoa e previne o envelhecimento precoce.

13. Combater a insônia:

Dentre as vitaminas presente no palmito, também há um destaque para as vitaminas do complexo B. Além disso, que ajudam a melhorar a qualidade do sono, garantindo um descanso melhor e evita a oscilação de humor, podendo até combater a ansiedade e a depressão.

14. Para saciedade:

O palmito é rico em fibras alimentares, responsáveis por proporcionarem saciedade e diminuir a fome excessiva. Além disso, quando consumimos produtos ricos em fibras, diminuímos as chances de bater aquela vontade de comer fora do horário.

15. Produção de células vermelhas:

A presença da vitamina B2, também conhecido como riboflavina, no palmito ajuda a melhorar a produção de células vermelhas. Além disso, são elas as responsáveis por levar oxigênio para todo o corpo. E quanto mais oxigênio os músculos possuem, melhor será o seu desempenho.

Então, confira neste vídeo abaixo os outros benefícios do palmito:

Outros benefícios do palmito para saúde:

  • Beneficia os músculos;
  • Além disso, controla a pressão arterial;
  • Melhora o trânsito intestinal;
  • Além disso, favorece o sono;
  • Proporciona saciedade;
  • Além disso, contribui com o emagrecimento saudável.

ATENÇÃO: Infelizmente, 80% da produção de palmito é clandestina e predatória, colocando em risco a saúde pública. Além disso, de propiciar o desequilíbrio ambiental, podendo levar até a extinção da espécie. Portanto, o botulismo causado ou outras conservas, pode deixar seqüelas graves e até mesmo levar à óbitos, daí a importância do consumo seguro.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] enlatados como palmito, ervilha, milho, picles, cogumelos e […]

Deixe um comentário