Benefícios de Legumes e Vegetais

20 benefícios do almeirão para saúde e beleza!

beneficios do almeirao para saúde

Os benefícios do almeirão para saúde que você precisa conhecer, pois, ele também é conhecido como chicória amarga. Além disso, é uma planta herbácea perene, nativa da Europa, muito apreciada e cultivada em vários países. Membro da família Asteraceae, da qual fazem parte também às alfaces e as serralhas, é uma hortaliça.

beneficios do almeirao para saúde
benefícios do almeirão para saúde

Ele é uma ótima opção de hortaliça para compor uma alimentação saudável, podendo revezar o consumo com a couve, rúcula e agrião. Além disso, tem propriedade analgésica, diurética, laxativa, vermífuga e antioxidante.

Propriedades nutricionais:

contém:

Sendo rico em Vitamina A, K e E mais que em outros nutrientes. Além disso, é também boa fonte de ácidos graxos.

Benefícios do almeirão para saúde e beleza:

1. Alívio de dores articulares:

Um dos seus benefícios para a saúde é o alívio de dores articulares causadas por inflamações. Além disso, como exemplo, a artrite, que é mais comum em pessoas da maior idade.

2. Ajuda a emagrecer:

As fibras alimentares ajudam a acelerar a sensação de saciedade. Além disso, elas interrompem um hormônio que, quando liberado, aumenta a fome. Assim, se você começar uma refeição pela salada de almeirão ficará mais difícil de não se sentir completamente cheio e correr para alimentos calóricos. Ótima função para ajudar a chapar a barriga!

3. Melhora a digestão:

Ele estimula a bile a produzir substâncias que digerem gorduras difíceis e absorvem nutrientes saudáveis. Isso também contribui para a perda de massa gorda do corpo.

4. Combater células cancerígenas:

O consumo do almeirão ajuda a impedir a formação de células cancerígenas. Além disso, seus antioxidantes combatem a oxidação capaz de provocar o câncer.

5. Diminuir o colesterol ruim:

Estudos confirmam que o ele pode ajudar a reduzir os níveis de mau colesterol (LDL) no corpo. Com esses efeito, ele consegue reduzir as chances de você vir a ter doenças cardíacas e pulmonares.

6. Tratar intestino preso:

A inulina vai diretamente cuidar do intestino. Ela o protege de infecções e estimula bactérias benéficas que auxiliam a digestão e proteção do corpo. Além disso, essa fibra alimentar faz com que o intestino aumente os seus movimentos e a produção do seu suco gástrico.

7. Tratamento do câncer de cólon:

A função protetora e estimulante da inulina é também um dos benefícios para saúde. Além disso, ela diminui as chances de se ter doenças digestivas nas porções final da digestão, incluindo o Câncer de Cólon!

8. Ajuda a relaxar:

O estresse e a ansiedade são dois dos maiores males hoje em dia. A crises podem ser aliviadas com o uso do extrato de almeirão. Ele contém ação tranquilizante.

9. Detox poderoso:

A poluição acumulada com o tempo pelo corpo pode ser eliminada com o extrato de raiz do almeirão . Além disso, ela ajuda o fígado e os rins a desintoxicarem o corpo. Essa prática é útil para parar a retenção líquida e derreter gordura.

10. Para o emagrecimento:

almeirao para saude
almeirão para saúde

Por ser da família da chicória, possui um elemento chamado grelina, que é responsável por regular o hormônio da fome. Além disto, é um alimento nutritivo e de baixa caloria.

11. Tratar dores musculares:

Ele alivia dores musculares e de articulações, devido aos elementos anti-inflamatórios que possui.

12. Para o sistema digestivo:

Suas fibras ajudam na digestão dos alimentos, além de ter um leve efeito laxante. Além disso, ele controla problemas do sistema digestivo como azia, refluxo e insuficiência hepática.

13. Auxilia o sistema circulatório:

Ajuda no combate à hipertensão e contribui para deixar o sangue mais fluido.

14. Para o sistema renal:

Ele é um diurético natural. Assim, impede a retenção de líquidos pelo corpo. Além disso, neste processo, melhora o funcionamento do sistema renal.

15. Tratar sintomas de ansiedade:

A sua raiz é muito usada em receitas para quem tem dificuldade no sono. A planta em si tem propriedades que inibem os elementos causadores do estresse e da ansiedade

16. Eliminar a retenção de líquido:

Para aqueles que sofrem com problemas que causam a incômoda retenção de líquido, a utilização dele nas refeições é importante, já que ele proporciona um efeito diurético, aumentando a frequência da urina.

Uma constância saudável na hora de fazer xixi faz bem para a saúde hepática e renal. Além disso, já que possibilita a remoção de toxinas do corpo, que se ficassem armazenadas nesses órgãos poderiam resultar em graves condições de saúde.

17. Tratamento de doenças:

O consumir ao longo do tratamento contra doenças no fígado, na vesícula biliar e no baço, contribui com a liberação do excesso de gordura, estimulando a função hepática e atuando na desintoxicação do fígado.

Quem sofre com a icterícia, uma condição que causa manchas amareladas na pele. Além disso, nos olhos e nas membranas mucosas e que é provocada por uma disfunção no fígado, também pode obter seus benefícios durante o tratamento contra a doença.

18. Para o sistema imunológico:

Mais um dos seus benefícios para o organismo humano ocorre em relação ao sistema imunológico. Além disso, ele não apenas combate os efeitos das bactérias, como também possui um grupo de substâncias chamadas de fitoquímicos que colaboram com a eliminação de radicais livres do corpo, elementos maléficos que podem trazer problemas no coração e câncer.

Outros benefícios do almeirão para saúde:

  • Contribui para a desintoxicação
  • Melhora das funções hepáticas.
  • Além disso, ajuda a tratar icterícia, uma doença que provoca o amarelamento da pele, principalmente na região dos olhos e das mucosas.

Confira através do vídeo abaixo outros benefícios do almeirão para saúde:

Efeitos colaterais:

Se por um lado almeirão é apontado como um alimento com propriedades que ajudam na formação do tubo neural do bebê. Além disso, que é constituído no primeiro mês de gestação e é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Por outro o consumo de alimentos do grupo da chicória é associado ao estímulo da menstruação e apontado como um alimento que pode causar o aborto.

Portanto, não é muito seguro que a grávida consuma esse tipo de alimento, especialmente se o fizer em excesso e sem ter conversado com seu médico a respeito.

Outras restrições para os vegetais da família se estendem aos pacientes com cálculos renais, já que eles podem agravar a condição. Além disso, a quem tem histórico de vesícula biliar ou alergia a tasneiras, margaridas e calêndulas.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe um comentário