Benefícios de Legumes e Vegetais

25 benefícios da escarola para saúde!

beneficio da escarola

A escarola é rica em diversas propriedades medicinais que favorecem a saúde do corpo humano ela é um vegetal muito popular na mesa dos lares brasileiros. Além disso, as escarolas são consumidas desde a antiguidade, principalmente entre nossos antepassados gregos, romanos e egípcios, as largas folhas verde-escuras desta planta, que são consideradas uma espécie de endívia, possuem várias propriedades medicinais e, portanto, pode fazer muito bem à nossa saúde.

No entanto, as folhas externas possuem uma cor mais escura; depois de algumas camadas se revelam num tom ligeiramente mais leve do verde. Com isso, a amargura também diminui significativamente. Portanto, significa que na preparação de um prato se utiliza diferentes camadas, a fim de atingir um sabor particular.

escarola
escarola

Valor nutricional da escarola:

Entre os muitos nutrientes da escarola se destacam: fibras, ferro, cálcio, magnésio, cobre, potássio, zinco, selênio, fósforo, carboidratos, proteínas, manganês, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e vitamina K, o que quer dizer que a sua inclusão na alimentação de forma frequente pode não só prevenir como também tratar diversos tipos de doenças que possam acometer o nosso organismo.

Benefícios da escarola para saúde:

1. Saúde digestiva:

Além disso, a inulina também é um probiótico natural presente nas escarolas, que favorece o desenvolvimento da flora intestinal. Por sua vez, a flora intestinal auxilia o processo de digestão de algumas fibras, açúcares, amidos e lactose, por exemplo, além de auxiliar a imunidade e proteger a mucosa intestinal de lesões.

2. Ajuda na perda de peso:

Consumir regularmente alimentos nutritivos e com baixo teor calórico como as escarolas ajudam a emagrecer pois eles fornecem parte dos nutrientes necessários ao organismo sem promover o acúmulo calórico. Além disso, até porque para emagrecer é necessário gastar um número maior de calorias do que a quantidade calórica consumida.

Veja Também: Os 8 Alimentos que Vão Te ajudar na Perda de Peso…

3. Saúde do coração:

Ás escarolas também possuem benefícios no auxílio ao controle da pressão arterial e diminuição dos níveis do colesterol ruim – também conhecido como LDL. Ambos efeitos contribuem para que o coração esteja em boas condições.

4. Combate ao câncer:

Além disso,  as escarolas possuem um componente chamado kaempferol, que está associado à ação de inibir naturalmente células de câncer no ovário. Acredita-se que ao serem expostas à substância, essas células morrem.

5. Regulação sanguínea:

Por conta da presença de inulina em sua composição, as escarolas podem contribuir com a regulação dos níveis de açúcar no sangue. Quem sofre com diabetes deve consultar seu médico para confirmar os benefícios em seu caso, em especial.

6. Contra a prisão de ventre:

Por ser uma rica fonte de fibras, aproximadamente são 3,1 g encontradas em cada porção de 100 g – o alívio para a prisão de ventre é mais um dos muitos benefícios da escarola para nossa saúde.

7. Combate a anemia:

O consumo regular das escarolas é amplamente indicado para pessoas que sofrem de anemia por ser fonte de ferro. Além disso,  elas ainda agem como um tônico para o sangue, auxiliando o processo de produção sanguínea no organismo.

8. Saúde ocular:

Ao lado dos betacarotenos, a vitamina A presente nas escarolas contribuem para a saúde dos olhos. Além disso, o alimento também é conhecido por combater a degeneração macular, a catarata e o glaucoma.

Veja Também: O Que Seus Olhos Dizem Sobre sua Saúde…

9. Aumento da imunidade:

As escarolas possuem ricas propriedades antioxidantes, como a vitamina C e vitamina A, que ajudam o corpo a fortalecer a sua imunidade, combatendo diversos tipos de doenças, em que nosso organismo possa estar exposto.

10. Combate aos radicais livres:

Ainda devido as duas grandes propriedades medicinais antioxidantes, como relatado anteriormente, que ajudam a aumentar a imunidade, estes mesmos são responsáveis por inibir a ação dos radicais livres em nosso organismo.

benefícios da escarola
benefícios da escarola

11. Saúde Óssea:

As escarolas são ricas fontes de cálcio, um mineral fundamental para a construção e manutenção tanto dos dentes quanto dos ossos encontrados no corpo humano. Além disso, tanto a vitamina K quanto o manganês encontrados no vegetal auxiliam a absorção de cálcio. Isso é importante para auxiliar a prevenção de problemas como artrite, osteoporose e cárie dentária.

12. Rica em vitamina A:

Duas xícaras ou 100 g de escarolas trazem 43% do valor diário necessário de vitamina A para o corpo humano. O nutriente é importante para a pele e as membranas mucosas saudáveis e oferece proteção contra o câncer de pulmão e cânceres bucais.

Veja Também: Os 10 Alimentos Ricos em Vitamina A…

13. Rica em antioxidantes:

O alimento possui propriedades antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres. Essas substâncias são responsáveis por causar problemas degenerativos como o câncer e a doença de Alzheimer e promovem o envelhecimento.

14. Saúde gestacional:

As duas xícaras ou 100 g do alimento também trazem 35% do valor diário necessário de ácido fólico, também chamado de folato. O componente é fundamental para as mulheres grávidas. Além disso, isso porque a deficiência de folato logo nas primeiras etapas da gestação pode resultar em anomalias no tubo neural do recém-nascido.

O tubo neural é constituído por estruturas que dão origem ao eixo central do sistema nervoso, na cabeça e na coluna vertebral do feto. Seu desenvolvimento adequado é fundamental para que o sistema nervoso seja formado por completo.

15. Rica em vitamina K:

As escarolas possuem uma taxa impressionante de 289% do valor diário necessário ao corpo humano da vitamina. No entanto, o nutriente é importante para equilibrar a coagulação sanguínea, necessária para cessar sangramentos após ferimentos como cortes, por exemplo.

16. Rica fonte de manganês:

Além disso, este sem sombra de dúvidas é mais um dos muitos benefícios das escarolas, serem ricas fontes de manganês. O mineral atua na metabolização de carboidratos, ajuda a formar hormônios sexuais, tecidos e ossos e é relevante para o funcionamento adequado dos nervos e do cérebro.

Outros benefícios:

  • A vitamina K quanto o manganês encontrados no vegetal auxiliam a absorção de cálcio.
  • O Cálcio presente neste vegetal combate a osteoporose.
  • O manganês presente no vegetal ajuda a formar hormônios sexuais.
  • Nutrientes presentes nesse vegetal são bastante relevantes para o funcionamento adequado dos nervos e do cérebro
  • Este vegetal Favorece a saúde dental.
  • A vitamina K Presente neste vegetal é necessária para cessar sangramentos após ferimentos como cortes.
  • Os antioxidantes presentes no vegetal combatem o Mal Alzheimer e promovem o envelhecimento.
  • Previne problemas oculares como a catarata e glaucoma:
  • Ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim LDL.

Efeitos colaterais da escarola:

Vale lembrar que a anemia é caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue. Portanto, o vegetal possa ajudar em relação à doença e possa ser utilizado como auxiliar do tratamento, o ideal é consultar um médico e seguir suas orientações quanto ao modo de tratar o problema.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] ricos em vitamina K, o que melhora a coagulação do sangue. Por exemplo, podemos consumir rúcula, escarola, brócolis, acelga, espinafre, […]

Deixe um comentário