Benefícios de Legumes e Vegetais

30 benefícios da soja para saúde!

benefícios da soja

A soja é um grão muito popular e cheio de nutrientes para o nosso organismo. O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo. O alimento tem origem do Oriente e é considerado uma leguminosa, parente da ervilha e do feijão.

benefícios da soja
benefícios da soja

A soja é rica em aminoácidos e proteínas e possui fósforo, potássio, ferro, zinco, cálcio e vitamina B e E. Além disso, ela tem em sua composição isoflavonas, substâncias que se assemelham a hormônios, que podem prevenir doenças relacionadas ao coração, osteoporose, sintomas da menopausa, diabetes e até Alzheimer.

Esse grão traz uma série de benefícios para nosso organismo. Um dos principais destaques da composição da soja são as isoflavonas, um fitoquímico que acrescenta benefícios à saúde. A soja ajuda a diminuir os sintomas da menopausa, já que a estrutura das isoflavonas são semelhantes à do estrogênio.

Ela também é responsável por evitar a perda de massa óssea; reduzir o colesterol ruim “LDL” e aumentar os níveis do colesterol bom o “HDL”, isto acontece porque a soja é rica em gordura poli-insaturada (ômega 6 principalmente), além de diminuir o risco de câncer de mama. Sendo assim confira os vários motivos para usar a soja na sua dieta:

Benefícios da soja para saúde:

1. Fortalece tecidos e órgãos:

A soja pode ajudar a estimular a absorção de vitaminas lipossolúveis. Isso ajuda a fortalecer os tecidos e órgãos do corpo. Ela também é conhecida por reduzir o nível de colesterol no organismo, melhorar o metabolismo lipídico e prevenir a aterosclerose coronariana.

2. Favorece o desenvolvimento fetal:

Suas sementes são uma fonte rica de vitamina B, C e E. Essas sementes também estão cheias de nutrientes essenciais, como cálcio, manganês, fósforo, magnésio, ferro e cobre. A itamina K e folato ajuda na produção de células sanguíneas e o ácido fólico é necessário para o desenvolvimento fetal. As mulheres grávidas podem consumir a soja para garantir que seu corpo obtenha a quantidade necessária de nutrientes para o desenvolvimento adequado do feto.

3. Melhora o perfil lipídico:

Ela tem a capacidade de melhorar nosso perfil de lipídios no sangue. O leite de soja é rico em gorduras insaturadas com zero colesterol.

Os ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados presente nesse grão, impedem o transporte de colesterol na corrente sanguínea. Se você quiser baixar as concentrações sanguíneas de triglicerídeos (LDL) e aumentar o nível de (HDL), tente consumir soja regularmente.

4. Previne o câncer de próstata:

Ela é uma boa fonte em fitoestrógeno. Este é um hormônio que impede a produção de testosterona em homens. Esta redução dos níveis de testosterona ajuda a diminuir o risco de câncer de próstata.

5. Previne o envelhecimento precoce:

Ela também pode reduzir os sinais visíveis do envelhecimento, como descoloração da pele, rugas, manchas escuras, linhas finas, etc. À medida que envelhecemos, nosso corpo tende a perder o estrogênio, o hormônio vital que mantém a elasticidade da pele. Os fitoestrógenos na soja ajudam a produzir mais estrogênio no organismo para reduzir rugas e linhas finas.

6. Previne as síndromes pós-menopáusicas:

Durante a menopausa, a produção de estrogênio no corpo de uma mulher toma um mergulho no nariz. Essa queda repentina de estrogênios pode causar muitos problemas de saúde em mulheres na pós-menopausa.

Elas estão em maiores riscos de doenças relacionadas ao coração, diabetes e obesidade. Isso também pode causar depressão, mudanças de humor, insônia e vários outros distúrbios psicológicos. O teor de fitoestrógenos desse grão é eficaz como substituição de estrogênios. Para prevenir e curar síndromes pós-menopáusicas seu uso é recomendado.

7. Reduz a gordura no sangue:

soja reduz a gordura no sangue
soja reduz a gordura no sangue

O grão contém esteróis vegetais que reduzem o nível de colesterol no sangue. Isso compete com o colesterol nos intestinos e reduz sua absorção. Isso também reduz o nível de “colesterol ruim” no paciente com hiperlipidemia.

8. É rico em ácido alfa-linolênico:

A soja verde inteira é uma fonte rica de gordura omega-3 conhecida como ácido alfa-linolênico (ALA). Isso funciona para reduzir a inflamação e muitas outras doenças cardiovasculares.

9. Hidratação da pele:

Uma pele bem hidratada é uma obrigação, quando se trata de manter a pele saudável. A soja atua como um creme hidratante para pele e também é útil para eliminar a pele seca e escamosa. Se você tem a pele oleosa, você pode usar este grão incrível para remover o excesso de óleo da sua pele.

10. Ajuda na cicatrização das feridas:

Ela contém zinco que ajuda a aumentar a imunidade do organismo. Esse mineral também é útil para curar feridas.

11. Melhora a inteligência:

Ela contém lecitina que é um nutriente vital para o cérebro. Consumir esse grão pode ajudar os pacientes que sofrem de doença de Alzheimer. Também contém fitosteróis que aumentam a função das células nervosas no cérebro.

12. Previne a depressão:

O folato, que é abundante nesse grão, ajuda na produção de serotonina. Isso é útil para se livrar da depressão e melhorar seu humor.

13. Fortalece as unhas:

Se você tem unhas frágeis, a soja pode ser muito útil para você. Inclua-a em sua dieta regular por seis meses. Isso ajudará a fortalecer suas unhas e também adicionar brilho. Ela também é conhecida por hidratar suas unhas e tratar a infecção por fungos nas unhas. Apenas mergulhe suas unhas no molho de soja para obter unhas sem fungos.

14. Alimentos para bebés:

Ela também é um bom substituto para o leite nas fórmulas de alimentação infantil. Isso funciona como uma boa alternativa ao leite de vaca.

15. Benefícios da soja para os diabéticos:

Ela pode reduzir a resistência à insulina ao aumentar a síntese dos receptores de insulina. Mas isso ocorre apenas na presença de outros suplementos dietéticos, como boa quantidade de gordura poli-insaturada.

Um consumo regular desse grão pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde crônicos. Isso também pode prevenir outros problemas relacionados ao metabolismo da insulina e ao açúcar no sangue.

16. Age como anti-inflamatório:

Esse grão contém propriedades anti-inflamatórias que ajudam as pessoas que sofrem de artrite e outras doenças inflamatórias. Isso pode ser consumido como um prato lateral ou um lanche por pessoas asmáticas para curar passagens respiratórias inflamadas.

17. É rica em vitamina E:

A soja contém vitamina E que pode ajudar a renovar as células mortas da pele e também formar novas células da pele. Isso pode ajudá-lo a parecer jovem e radiante. Esmague o grão com um pouca água e aplique-a no rosto. Deixe-o agir por 20 a 25 minutos para hidratar a pele. Use esta combinação três vezes por semana para obter melhores resultados.

18. Previne a oxidação:

As saponinas presentes nela funcionam como antioxidantes, para limpar os radicais livres em nosso corpo. Isso também reduz o crescimento das células tumorais e fortalece a função imune do corpo humano.

19. Age contra enxaquecas:

O magnésio na soja pode reduzir o risco de enxaquecas. Então, se você é propenso a essas dores de cabeça debilitantes, faça questão de incluir soja na sua dieta regular.

soja age contra enxaquecas
soja age contra enxaquecas

20. Promove a perda de peso:

O seu leite tem baixo conteúdo de açúcar quando comparado com outro leite. Ele contém apenas 80 calorias, como o leite desnatado. O ácido graxo monoinsaturado neste leite pode evitar a absorção intestinal de gordura que ajuda na perda de peso.

21. É rica em ácidos graxos ômega-3:

O óleo de soja, como algas e peixes oleosos, é carregado com ácidos graxos ômega 3. Isso protege o corpo de várias doenças cardiovasculares.

22. Beneficio da soja para os ossos:

O teor de cálcio neste grão é muito alto e ajuda a construir e desenvolver ossos e ainda faz com que esses osso fiquem mais fortes.

23. Previne o câncer de mama:

Esse grão possui a capacidade de reduzir o risco de desenvolver câncer de mama. As mulheres que consomem ela regularmente são menos propensas a desenvolver câncer de mama.

24. Traz brilho ao cabelo:

Ela também é usada para se obter cabelos lisos, macios e brilhantes. Você pode aplicar seu suco no cabelo regularmente por três meses para obter os resultados desejados.

25. Previne a osteoporose:

A maioria das mulheres é propensa à osteoporose. Esta doença é causada pelo avanço da idade e debilitamento dos ossos.

O teor de fitoestrógeno na soja pode aumentar a absorção de cálcio pelo organismo e prevenir a perda de massa óssea. Para aproveitar o benefício máximo desse grão, uma ótima forma é consumir o seu leite enriquecido com vitamina D e cálcio extra.

26. Baixa a pressão alta:

Pacientes com hipertensão arterial tendem a consumir mais sódio e menos potássio. Alimentos ricos em potássio podem expulsar o excesso de sódio do corpo. Isso pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea do corpo. Esse grão contém uma boa quantidade de potássio. Então, se você está sofrendo de pressão alta, você pode consumi-la para fornecer seu corpo com o potássio que ele precisa.

27. Previne perda auditiva:

A soja é rica em ferro e zinco. Esses benefícios ajudam suavizar os glóbulos vermelhos e estimular o suprimento de sangue na orelha. Isso pode prevenir a perda de audição em idosos.

28. Reduz o Colesterol:

soja é uma proteína dietética para reduzir o colesterol total e o nível de “colesterol ruim” em seu corpo. Ela é alta em gorduras gorduradas ou poli-insaturadas que diminuem os níveis de LDL ou colesterol ruim. Consome 50 g de soja por dia para diminuir o colesterol LDL em 3%.

29. Melhora a energia:

O seu teor de proteína pode estimular o córtex cerebral. Isso é útil para melhorar a eficiência da aprendizagem e do trabalho. Isso também pode aliviar seu humor deprimido e sombrio.

30. Melhora a função imunológica:

A soja é carregada com proteínas vegetais que podem aumentar a imunidade e reduzir a fadiga. Consuma soja como um suplemento proteico e evite o colesterol que vem com a ingestão de carne.

Confira no vídeo a seguir mais benefícios da soja para a saúde:

Efeitos colaterais da soja:

Nas mulheres a proteína de soja não apresenta efeitos colaterais, pelo contrário são muitos os benefícios, as vezes são relatados casos de incomodo gástrico, mas apenas quando a proteína é consumida de forma desregrada.

Já nos homens ela pode apresentar alguns efeitos colaterais devido a forte presença de estrogênio. Quando consumida em altas doses e com frequência ela pode provocar sensibilidade na área peitoral, inibição de libido, mudanças emocionais frequentes e em alguns casos causar até infertilidade. Em casos mais graves o excesso de estrogênio pode causar ginecomastia, que é o crescimento dos seios em homens.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

18 comentários

  • […] na sua dieta mensal. Dulse, algas, alho, feijões de lima, acelga, abobrinha, sementes de gergelim, soja, nabo verde e espinafre são algumas outras fontes de Iodo. O sal Iodado é outra importante fonte […]

  • […] soja, […]

  • […] Soja; […]

  • […] Soja […]

  • […] Cereais: arroz, milho, aveia, cevada, soja; […]

  • […] Enquanto uma fonte está em comida, ela também pode ser encontrada em vários óleos como Milho, Soja e Canola. Para extrair Vitamina E destes óleos, os óleos devem sofrer um processo de […]

  • […] 40 g de rebentos de Soja (opcional). […]

  • […] soja é rica em magnésio que é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo e desempenha um […]

  • […] tem altas doses de triptofano e ainda de selênio, que dá mais energia. Produtos à base de soja também são […]

  • […] tem altas doses de triptofano e ainda de selênio, que dá mais energia. Produtos à base de soja também são […]

  • […] disso, a Cistina é um aminoácido que é encontrado em ovos, peixes, produtos lácteos, nozes e soja. Brócolis, pimentão amarelo e vermelho, alho e cebola também possui a Cistina, porém em poucas […]

  • […] podem ser obtidos por meio do consumo de óleos extraídos de vegetais (milho, girassol, soja, castanhas, amêndoas etc.), peixes […]

  • […] de alimentos, incluindo alimentos para café da manhã, cereais, lanches, pães, sucos, leite de soja e água engarrafada que contêm adição de cálcio. Dado abaixo a lista de alimentos que são […]

  • […] compactado, óleo vegetal parcialmente hidrogenado (pode conter um ou mais dos seguintes. Óleos de soja, colza, girassol, milho ou algodão) caseinato de sódio (derivado do leite), fosfato de […]

  • […] um dos alimentos ricos em vitamina B9, a soja apresenta-se como outra opção saudável para a gestante. Além disso, a […]

  • […] do cabelo, isso inclui ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, que são encontrados em salmão, noz, soja, camarão, couve-flor, manjericão, feijão verde, espirulina, óleo de girassol, […]

  • […] Para benefícios extras, adicione 1 colher de chá de azeite ou farinha de soja. […]

  • […] Soja; […]

Deixe um comentário