Benefícios de Legumes e Vegetais

20 benefícios do mastruz para saúde e beleza!

beneficios do mastruz

Os benefícios do mastruz que são incríveis, pois, é uma erva medicinal, herbácea e seu nome científico é Chenopodium ambrosioides, nativo do sul da América Central, suas folhas possuem uma forma característica com uma cor verde escuro. Seu cheiro é muito forte e agradável, e possui um poder de cicatrização sensacional.

Podemos dizer que o uso desta planta é versátil, ajuda tanto no tratamento de rouquidão, como também em casos de cãibras e até em problemas respiratórios. Além disso, a gripe forte pode ser aliviada com uma xícara de chá de mastruz, pois a vitamina C presente na planta ajuda a combatê-los.

beneficios do mastruz
benefícios do mastruz

Propriedades Nutricionais:

Essa planta é uma excelente fonte de várias vitaminas, como Vitamina A, vitamina C e vitaminas particularmente do complexo B. Além disso, é rico também em minerais como cálcio, ferro, fósforo, zinco e potássio.

Benefícios do mastruz para saúde e beleza:

1. Combate da anemia:

Essa erva possui propriedades sensacionais que auxiliam no tratamento e prevenção da anemia. A anemia é resultado da deficiência de ferro e tem um impacto negativo na eficiência do transporte de oxigênio pelo sangue. Por ser rico nesse mineral, auxilia no tratamento dessa doença.

2. Saúde dos olhos:

Considerado um dos melhores remédios para conjuntivite, o mastruz possui propriedades que previne outras doenças e problemas oculares. Além disso, você pode utilizar uma decocção dessa planta, para lavar os olhos afetados.

3. Perda de peso:

Essa erva possui compostos que auxiliam na perda de peso. Além disso, é claro que comer de tudo e somente acrescentar umas folhinhas de mastruz de vez em quando no prato não fará diferença alguma na balança, mas você pode utiliza-lo como um grande aliado do emagrecimento.

4. Boa noite de sono:

O mastruz melhora o sono graças às suas propriedades relaxantes, que permitem uma diminuição da ansiedade e do estresse. Além disso, contribui para uma boa noite de sono porque ajuda a diminuir tanto o cansaço físico quanto o mental.

5. Sistema imunológico:

Essa erva é uma excelente fonte em vitamina C, sendo um poderoso aliado para as defesas do organismo, pois eleva a imunidade e evita assim diversas futuras doenças e infecções.

6. Doenças respiratórias:

Quem possui problemas respiratórios, fuma já por muitos anos ou sofre de asma, congestão nasal ou bronquite, também é beneficiado pelo consumo dessa planta, que limpa do corpo o muco e catarro, facilitando que o sistema respiratório funcione adequadamente.

7. Boa digestão:

Um remédio natural para os problemas digestivos é o ario dessa erva. Além disso, pode ser utilizado em casos de má digestão, após o consumo de comidas mais gordurosas ou pesadas e até mesmo para crises de gastrite, causando alívio rápido para as dores que tanto incomodam.

8. Poderoso cicatrizante:

Essas folhas possuem uma grande quantidade de óleos essenciais, fazendo com que seja um ótimo cicatrizante, que pode ser utilizado até mesmo em machucados que estejam sangrando.

9. Combate aos parasitas:

Por sua poderosa combinação de vitaminas e minerais, essa erva possui uma significativa ação antibacteriana. Além disso, se tornando um remédio potente contra parasitas e bactérias intestinais.

10. Alivia cólicas menstruais:

Devido as suas propriedades calmantes, essa erva auxilia no alivio das cólicas menstruais, até mesmo as mais fortes. Além disso, o ideal é consumir essas folhas logo após as refeições para uma maior absorção de vitaminas e minerais.

11. Tratamento de resfriados:

As folhas do mastruz reduz a gravidade dos sintomas do frio e atua como um anti-histamínico eficaz, que diminui os efeitos desagradáveis ​​do resfriado comum, incluindo inflamação, corrimento nasal e dores.

mastruz
mastruz

12. Fonte de antioxidantes:

A vitamina C presente no mastruz é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

13. Combate dos fungos:

Essa erva é tão eficaz na eliminação de fungos, quanto os remédios de farmácia. Os antifúngicos são usados para tratar infecções causadas por fungos, e estes organismos podem infectar o couro cabeludo, unhas das mãos e pés, vagina e trato digestivo. Além disso, essa erva auxilia na prevenção dessas infecções.

14. Pressão arterial:

Mastruz ajuda a regular a pressão arterial e diminuir a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

15. Saúde do coração:

As folhas dessa erva ajudam na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças cardiovasculares, pois regula o colesterol e a pressão arterial, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Confira através do vídeo abaixo outros benefícios do mastruz:

Outros benefícios do mastruz para saúde:

  • Essa erva também é usada como remédio nas articulações artríticas, pé de atleta e picadas de insetos;
  • As folhas dessa erva são usadas para aliviar cicatrizes e queimaduras;
  • Além disso, essa erva também ajuda na indigestão e nos problemas de gastrite. Quem sofre de flatulência também pode se beneficiar de seu uso;
  • O mastruz é benéfico para aqueles com ataques de rinite, asma e sinusite, pois ajuda a limpar muco e fleuma;
  • Além disso, essa erva também possui propriedades que agem no combate da constipação, coceira e recuperação de pele danificada.

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

2 comentários

  • […] Mastruz com leite em jejum. […]

  • gosto muito de fazer uso de ervas naturais gastaria de saber mais sobre outras plantas como fazer chas e outros remedios

Deixe um comentário