Benefícios de Legumes e Vegetais

15 benefícios da berinjela para saúde!

beneficios da berinjela

berinjela possui muitos nutrientes essenciais para saúde, apesar de ser um legume muito comum nas cozinhas brasileiras, poucas pessoas sabem os benefícios para a saúde, que vão muito além da sua propriedade emagrecedora, bastante famosa graças a “água de berinjela”.

beneficio da berinjela
beneficio da berinjela

É o fruto de uma planta arbustiva originária da Índia, chamada Solanum melongena, e pode ser encontrada em diversos tamanhos e cores, sendo roxa a mais comum. A berinjela possui sabor levemente amargo e textura macia e suave. É um alimento muito nutritivo, rico em vitaminas, fibras, carboidratos e minerais.

Poucos alimentos como a berinjela contêm tantas propriedades nutricionais que favorecem a saúde nos mais variados aspectos. Se você ainda tem dúvida sobre a importância do consumo da berinjela, veja todos os problemas que ela ajuda a resolver e inclua o vegetal agora mesmo no seu dia a dia.

1. Possuem ação digestiva:

Ao mesmo tempo em que ajuda a combater a retenção de líquidos, a berinjela também contribui para a boa digestão, pois é rica em fibras. “As fibras ajudam a melhorar as funções vitais e o bom funcionamento do tubo gastrointestinal”, afirma a nutricionista Elaine Pádua.

2. Controla o colesterol:

Os benefícios da berinjela para a digestão acabam, consequentemente, também auxiliando na redução do mau colesterol (LDL) por causa das fibras. As fibras alimentares auxiliam na diminuição dos níveis de colesterol do sangue, por se ligarem em certa quantidade de colesterol no sistema digestivo, que é, então, eliminado naturalmente por meio das fezes”. No entanto, como se tratam de fibras solúveis, a ingestão de água também é essencial para o processo.

beneficios da berinjela
beneficios da berinjela

3. Possui substancia antioxidantes:

A antocianina é um pigmento que faz parte do grupo dos flavonoides (como morango, uva e amora), está presente na berinjela e está associada à redução de infecções do trato urinário. Além disso, seu poder antioxidante (combate à formação de radicais livres) ajuda a neutralizar os danos celulares e potenciais compostos cancerígenos decorrente da ação desses radicais livres.

Outros tipos de antioxidantes do grupo dos flavonoides são encontrados na polpa branca da berinjela. Eles previnem o crescimento desordenado das células.

4. Ajudar para o coração:

Além de garantir um melhor desempenho do coração por reduzir os índices de colesterol, a berinjela tem outra boa indicação para o sistema circulatório: é uma boa fonte de potássio. O mineral é importante para a contração e relaxamento muscular.

Assim, a dilatação dos vasos permite que o fluxo sanguíneo transcorra de forma adequada. Outra dica importante para uma pressão controlada é não abusar do consumo de sódio, muito presente no sal, em temperos prontos e em alimentos com muitos conservantes.

5. Previne a diabetes:

O diabetes é uma síndrome metabólica que não apresenta somente uma causa. Porém, os principais fatores de riscos são a genética, o sedentarismo e a obesidade. “A alimentação saudável controla as taxas glicêmicas, evita picos de insulina e ajuda no combate do peso, melhorando a qualidade de vida do diabético. Além de dar energia e disposição, evita diversas outras doenças associadas a essa patologia.

A principal ajuda que vegetais como a berinjela dão à saúde dos diabéticos é sua grande quantidade de fibras. “As fibras solúveis são as que mais favorecem quem sofre de diabetes. Ao em contato com a água, elas criam uma ‘capa’ em torno da comida e dificultam a absorção de açúcar.

6. É rica em fibras:

No quesito fibras, a berinjela domina totalmente. Em cada 100g do legume, 2,9g são de fibras. Por isso, o alimento é considerado um aliado no controle do diabetes. Além disso, os flavonoides presentes em sua casca têm poder antioxidante, ajudando a proteger as artérias.

O combate a infecções, cegueira e trombose, além do auxilio no processo de cicatrização, problemas recorrentes aos diabéticos, também são funções das substâncias antioxidantes.

7. Reduz o ácido úrico:

Acredita-se que ela ajuda a reduzir a concentração de ácido úrico no organismo, que, em excesso no sangue, se acumula em forma de cristal e gera dores nas articulações.

8. Auxilia na perda de peso: 

Auxilia na perda de peso: A perda de peso também é um dos benefícios da berinjela, visto que é um alimento pouco calórico, 100 gramas do legume possui cerca de 30 calorias.

9. Rica em vitamina B:

Rica em vitamina B1, vitamina B3 e vitamina B6, a Berinjela ajuda no equilíbrio hormonal e na função do fígado saudável. Também ajuda a controlar o açúcar no sangue e reduzir o colesterol.

10. Saúde Óssea:

Devido ao grande número de minerais contidos , inclusive manganês, potássio, magnésio e cobre, a berinjela é ótima para os ossos.

11. Saúde do intestino:

Segundo alguns nutricionista, este Vegetal também é rica em fibras alimentares, que garantem a saciedade e fazem com que o intestino exerça a função de maneira correta.

berinjela
berinjela

12. Melhora o funcionamento do cérebro:

Este Vegetal é rico em vitaminas do complexo B que, por serem antioxidantes, também previnem as ações dos radicais livres. Além do que, essas vitaminas também ajudam a melhorar as capacidades de concentração e de memória do cérebro.

13. Sistema imunológico:

O Vegetal também é rico em vitamina C, nutriente responsável por deixar o nosso corpo livre de gripes, resfriados e alergias causadas pela mudança de tempo.

14. Proporciona um bom humor:

A vitamina B6, componente do complexo B, também está presente no Vegetal é a responsável por melhorar o humor, prevenir a depressão e ainda pode combater os sintomas da ansiedade.

16. Ajuda no combate a celulite:

A celulite é uma inflamação nas células, muitos podem ser as suas causas. Porém, o consumo de alguns alimentos gordurosos podem agravar e aumentar as celulites. A água presente neste Vegetal possui substâncias anti-inflamatórias que, consequentemente, irá resultar na redução de celulites.

O Recomendado é consumir diariamente de três a quatro porções de berinjela e de quatro a seis porções de frutas ao dia para garantir uma boa nutrição e, consequentemente, defesas contra doenças. Não deixe de incluir a berinjela e outros alimentos de cor arroxeada pelo menos duas vezes no cardápio semanal.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

3 comentários

  • […] favorito de muitos, mas é um dos remédios mais eficazes em casa contra o sarampo. As sementes de berinjela ajudam a construir e desenvolver imunidade contra o […]

  • […] de muitos, mas é um dos remédios mais eficazes em casa contra o sarampo. As sementes de berinjela ajudam a construir e desenvolver imunidade contra […]

  • […] muito roxa, que cabe, na palma da mão. Seus benefícios para o organismo são os mesmos que a Berinjela comum, ou seja, rica em vitaminas e sais minerais. Além disso, o seu uso é indicado […]

Deixe um comentário