Os 14 Benefícios do Quiabo Para Saúde

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Os 14 Benefícios do Quiabo Para Saúde
4.5 (90%) 4 vote[s]

Os 14 Benefícios do Quiabo Para Saúde que todos devemos conhecer. Além disso, a Cleópatra e os primeiros egípcios reverenciaram o quiabo por seus benefícios para a saúde, enquanto as pessoas do Japão acreditam que é o segredo da boa saúde.

Benefícios do QuiaboNos climas mais quentes do sul do Brasil, as pessoas usam o quiabo por sua textura gelatinosa, usando-o como agente espessante em deliciosas sopas. Seja qual for seu uso, o quiabo é um vegetal que ganha popularidade rapidamente por seus benefícios nutricionais e natureza versátil na culinária.

Valor Nutricional do Quiabo:

O quiabo é um vegetal bem conhecido por seu valor nutricional. Uma excelente fonte de fibra dietética, o quiabo também possui uma alta concentração de Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C e Vitamina K. Além disso, também é uma ótima fonte de Cálcio, Potássio, Ferro, Zinco e folato.

O quiabo também é repleto de antioxidantes e um poderoso combatente ao câncer. Baixo em calorias, mas embalado com vitaminas, nutrientes e minerais, o quiabo é categorizado como um superalimento. Agora veja Os Benefícios do Quiabo Para a Saúde.

Benefícios do Quiabo Para Saúde Digestiva:

O quiabo é um grande laxante natural. O alto teor de fibra no quiabo absorve a água e adiciona volume nas fezes , enquanto a textura viscosa do quiabo é conhecida como mucilaginosa que acalma o trato digestivo, permitindo um processo de eliminação mais confortável.

O quiabo também é conhecido por curar úlceras, trata intestinos irritáveis, ajuda na proteção do câncer de cólon, além de aumentar a população de bactérias boas no intestino.

Benefícios do Quiabo Para Saúde do Coração:

Conforme mencionado acima, a fibra solúvel presente no quiabo se liga ao colesterol e elimina-o, reduzindo o risco de doença cardíaca e aterosclerose.

Benefícios do Quiabo Para Regular o Açúcar no Sangue:

Ao regular a absorção de açúcar no trato intestinal, o quiabo estabiliza o açúcar no sangue.

Benefícios do Quiabo Para Saúde do Sangue:

O quiabo aumenta a produção de glóbulos vermelhos e auxilia na prevenção da anemia. A quimioterapia permite ter capilares mais fortes, enquanto o alto conteúdo de Vitamina K ajuda no processo de coagulação do sangue.

Benefícios do Quiabo Para Tratar Asma:

Você pode reduzir os ataques de asma adicionando o quiabo em sua dieta. Rico em antioxidantes e Vitamina C, este vegetal é altamente recomendado por médicos para saúde respiratória.

Benefícios do Quiabo Para os Ossos:

Alto em Vitamina K, o quiabo reforça os ossos, proporcionando uma boa defesa contra a osteoporose.

Benefícios do Quiabo Para Saúde dos Olhos:

Cheio de antioxidantes, o quiabo contém propriedades que beneficiam a visão e ajudam na proteção contra catarata e glaucoma.

Benefícios do Quiabo Para o Sistema Imunológico:

A alta concentração de Vitamina C e antioxidantes fortalece a imunidade, diminuindo as chances de desenvolver um resfriado.

Benefícios do Quiabo Para a Gravidez:

O consumo de quiabo é recomendado entre as mulheres grávidas ou mulheres durante o pré-concepção. Contendo folatos, o consumo de quiabo diminui o risco de defeitos no tubo neural em bebês.

Benefícios do Quiabo Para Aliviar a Insolação:

Comer quiabo ajuda no alívio da fraqueza e a exaustão causada pelo calor.

Benefícios do Quiabo Para Depressão:

Um fato pouco conhecido é que o quiabo está cheio de compostos antidepressivos. Por estar cheio de fibras solúveis e insolúveis, bem como boa flora intestinal, estudos têm demonstrado que essas propriedades ajudam no aumento da motivação, melhoramento da função cognitiva e aumento do humor.

Benefícios do Quiabo Para Prevenir o Câncer:

O quiabo contém uma grande quantidade de antioxidantes, protegendo o sistema imunológico contra radicais livres nocivos e impedindo a mutação das células.

Benefícios do Quiabo Para Pele:

Cheio de Vitamina C, o quiabo lhe dar uma brilhosidade à sua pele. A Vitamina C ajuda no mantimento de uma aparência juvenil proporcionando o crescimento/reparação de tecidos corporais, promoção da formação de colágeno e uma renovação da pele danificada.

Benefícios do Quiabo Para Diabetes:

Benefícios do Quiabo

Tem havido especulações de que o consumo de quiabo pode ser uma cura natural e alternativa da diabetes. Durante anos, as pessoas comeram o quiabo para regular os níveis de açúcar no sangue, o que é definitivamente benefício numa dieta de um diabético.

Várias informações começaram a surgir na internet alegando que tomar quiabo em um copo de água durante a noite, e na manhã seguinte, você pode tratar diabetes sem insulina e produtos farmacêuticos baratos.

Parece ser bom demais para ser verdade, provavelmente é. Apesar de não ser uma cura milagrosa para o diabetes, os pesquisadores descobriram que a quimioterapia pode fornecer alguns benefícios para os diabéticos.

ESTUDO 1:

Em um estudo publicado em 2011, pesquisadores na Índia alimentaram ratos com diabetes com uma solução de quiabo e água através de um tubo de alimentação gástrica. Eles descobriram que os ratos que consumiram o quiabo experimentaram uma redução nos níveis de açúcar no sangue e na absorção de açúcar.

ESTUDO 2:

Em um estudo publicado, os pesquisadores alimentaram os ratos diabéticos com pó de quiabo e extratos de casca. Após 28 dias de alimentar os ratos com quiabos, os pesquisadores descobriram que houve uma redução significativa nos níveis de açúcar no sangue.

O Veredito:

Estes resultados são promissores, no entanto, não está claro se podem ser replicados em seres humanos. Embora o quiabo possa ser adicionado em sua dieta para regular os níveis de açúcar, não há evidências científicas que apoiem o quiabo como uma cura para diabetes.

Enquanto isso, é melhor usar o quiabo como suplemento na prática de uma dieta saudável.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *