Benefícios de Legumes e Vegetais Ana Karolynne Goncalve

Os 30 Benefícios da Batata Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Benefícios da Batata para saúde que muitos desconhecem. Além disso, a Batata é o quarto maior cultivo alimentício, ficando atrás somente do Arroz, trigo e Milho, que compõem a cozinha mundial. A Batata é um alimento básico, utilizado em muitos pratos, além de ser deliciosa e fácil de cozinhar, ela é muito nutritiva.

A Batata é muito utilizado em forma de purê, frita, cozida, e como ingrediente importante em assados e uma infinidade de pratos quentes. As variedades de Batata são grandes, e a mais consumida no Brasil é a Batata Doce e a Batata Inglesa, que ao contrário do que sugere o nome, não é originária da Inglaterra e sim da região dos Andes.

Ela é uma das fontes de alimento mais comuns e importantes no planeta, pois contêm uma série de benefícios para a saúde.

Valores Nutricionais da Batata:

Quantidade por ( 100 g) grama: a Batata contêm:

  • Calorias 51,82 kcal;
  • Carboidratos 7,99 g;
  • Proteínas 0,81 g;
  • Gorduras totais 1,96 g;
  • Gorduras saturadas 1,22 g;
  • Fibra alimentar 0,8 g;
  • Sódio 62,22 mg.

Então, confira agora detalhadamente os 30 Benefícios da Batata Para Saúde:

1. Contra Doenças Cardiovasculares:

A Batata é uma grande fonte de carboidratos, proteínas, cálcio, vitaminas C e do complexo B. Elas ajudam a combater doenças cardíacas e mantém a pressão arterial normal.

2. Alivia os Cálculos Renais:

Aqueles que sofrem com o problema podem encontrar muitos benefícios adicionais ao consumir a Batata, já que é uma rica fonte de nutrientes como cobre, manganês, potássio e vitaminas do complexo B.

3. Benefícios da Batata Contra o Estresse:

A Batata é rica em vitamina B6, uma substância necessária para a renovação celular, bem como para manter um sistema nervoso saudável e um bom humor equilibrado.

4. Auxilia na Perda de Peso:

A Batata contém carboidratos e nutrientes complexos. Esse alimento também tem baixo índice glicêmico, o que faz com que seu estômago se sinta cheio por mais tempo, ajudando a manter distante aquele desejo de comer fora de hora.

5. Controla o Colesterol:

As propriedades de redução de colesterol da Batata provêm do seu teor de fibras. Ela é uma boa fonte de fibra solúvel e insolúvel, as quais ajudam a reduzir o colesterol ruim.

6. Benefícios da Batata Para Fortalecer o Sistema Imunológico:

A Batata oferece quantidades significativas de vitamina C, um nutriente associado com a obstrução e o fortalecimento do sistema imunológico do corpo.

7. Combate a Indigestão:

Tanto a indigestão quanto o refluxo ácido podem ser combatidos com uma pequena quantidade de Batata crua.

8. Benefícios da Batata Para Diminuir a Inflamação:

A presença da colina, vitamina do complexo B presentes na Batata, diminui a inflamação juntamente com a vitamina C que retarda o desgaste dos tecidos.

9. Melhorar o Funcionamento do Cérebro:

Já para o cérebro, as vitaminas da Batata contribuem para o bom funcionamento.

10. Benefícios da Batata Contra Depressão:

A grande quantidade de vitamina B6 da Batata aumenta a produção de neurotransmissores, como a serotonina, dopamina e norepinefrina essenciais para manter o bom humor e afastar a depressão.

11. Trata Problemas Urinários:

Para aqueles que sofrem de uma sensação de queimação durante a micção, a Batata proporciona um alívio considerável, devido suas propriedades anti-inflamatórias.

12. Auxilia na Digestão:

A Batata é mundialmente conhecida por possuir um grande número de carboidratos e são justamente esses que facilitam a digestão.

13. Benefícios da Batata Contra Doenças Cardiovasculares:

Por ser rica em vitamina B6, a Batata combate a homocisteína, que provoca inflamação nas artérias do coração levando há uma chance maior de ter um ataque cardíaco.

14. Previne o Câncer:

Por conter folato, uma dieta com a presença de Batata impede a formação de células cancerígenas.

15. Alivia Dores no Estômago:

A Batata têm propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas que aliviam a dor de estômago e síndromes relacionados doenças gástricas.

16. Aumento da Libido:

A Batata nos tempos antigos, era conhecida por suas propriedades afrodisíacas, e foi comprovado que comer uma porção pequena de Batata por dia, aumenta a libido e o desejo sexual.

17. Benefícios da Batata Para Saúde dos Ossos:

Para a boa saúde dos ossos é necessário uma combinação de minerais que os mantêm fortes. Na Batata encontramos cálcio, magnésio, fósforo e ferro.

18. Reumatismo:

A Batata alivia os sintomas do reumatismo. Devido ao seu teor de cálcio e magnésio, as Batatas ajudam a aliviar a dor causada pelo reumatismo.

Veja através do vídeo abaixo outros Benefícios da Batata Para Saúde:

19. Sintomas Pré-menstrual:

Os carboidratos da Batata ajudam a elevar os níveis de triptofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina. A serotonina é responsável por melhorar o humor e reduzir a ansiedade.

Outros Benefícios da Batata Para Saúde:

  • Colabora com a cicatrização e renovação da pele em caso de queimaduras;
  • Combate a caspa
  • Elimina as olheiras;
  • Clareia as manchas faciais
  • Elimine acne e as espinhas;
  • Aliviar dores de torções;
  • Estimula a desintoxicação;
  • Aumenta os níveis de energia;
  • Fortalece o Crescimento do Cabelo;
  • Trata a Melasma;
  • Auxilia na Saúde dos Dentes.

Efeitos Colaterais da Batata:

Alguns cuidados também precisam ser tomados enquanto comem Batata. A Batata verde muitas vezes é venenosa, assim como as folhas de Batata, pois contêm alcaloides como solanina, chaconina e arsênico, uma overdose desses produtos químicos poderia facilmente ser fatal.

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Sobre o autor | Website

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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