Alimentos Saudáveis

8 Benefícios do açúcar de coco – para que serve e propriedades!

açucar de coco

O açúcar de coco é feito das flores do coqueiro. Seu sabor é comparado ao do açúcar mascavo. É vendido em pó. O açúcar de coco ganhou popularidade em pouco tempo, pois foi promovido como substituto do açúcar branco com um índice glicêmico baixo.

açucar de coco
açucar de coco

O que é açúcar de coco?

O açúcar de coco como o nome sugere, vem do fruto do coco do coqueiro. Cientificamente conhecida como Cocos nucifera, essa árvore cresce em várias regiões do mundo, principalmente em países asiáticos e regiões tropicais.

Este tipo de açúcar natural é obtido a partir da seiva de botões de flores de coco cortados e, em seguida, utilizado da mesma forma que o açúcar normal.

Propriedades do açúcar de coco:

Embora em pequenas quantidades, os benefícios do açúcar de coco contém vitaminas, minerais e nutrientes. Entre outras coisas, a presença de ferro, potássio e zinco , em uma quantidade mais que o dobro do açúcar normal. Também contém presença de polifenóis, flavonóides e antocianidinas.

Esses ingredientes ajudam a diminuir os níveis de glicose no sangue, os níveis de colesterol LDL e afetam positivamente a inflamação.

O açúcar de coco é saudável?

O açúcar da flor de coco contém muitos minerais, especialmente ferro, zinco, cálcio e potássio e vitaminas B (principalmente B1, B2, B3 e B6).

Também se distingue por um baixo índice glicêmico. Isso significa que, depois de comê-lo, seu nível de açúcar no sangue não aumenta rapidamente. Também existe inulina no açúcar de coco, que retarda a absorção de glicose pelo nosso corpo

Benefícios do açúcar de coco:

1. Reduz o ganho de peso:

Um dos benefícios do açúcar de coco é ajudar na perda de peso. Com um nível de frutose mais baixo do que o açúcar de mesa normal, é menos provável que o açúcar de coco armazene gordura. Quando o fígado processa a frutose, ele libera triglicerídeos, que é uma forma de gordura.

A frutose consumida de frutas é considerada saudável e adequada, mas o açúcar adicionado deve conter um nível mais baixo de frutose.

2. Aumenta a circulação sanguínea:

Os baixos níveis de ferro no açúcar do coco afetam a circulação geral do sangue, o que pode aumentar a oxigenação e a disponibilidade de nutrientes no corpo.

O ferro é um dos benefícios do açúcar de coco, é um componente importante dos glóbulos vermelhos e, sem níveis adequados no corpo, você pode sofrer de sintomas de anemia, incluindo fraqueza muscular, dores de cabeça, fadiga e problemas gastrointestinais.

3. Reduz o colesterol ruim:

Uma forma única de fibra encontrada no açúcar do coco, a inulina, tem sido associada à redução dos níveis gerais de colesterol no corpo.

Ao diminuir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL, esse açúcar pode ajudar a minimizar o risco cardiovascular e prevenir os sintomas de aterosclerose e o acúmulo de placa.

4. Melhora a digestão:

A inulina um dos benefícios do açúcar de coco, é uma forma especializada de fibra no açúcar do coco, é capaz de estimular a atividade das bifidobactérias no intestino, um valioso probiótico que pode equilibrar os níveis de bactérias no estômago.

Isso melhorará o desempenho digestivo e a absorção de nutrientes, ao mesmo tempo que promove um ambiente intestinal saudável.

5. Fortalece o sistema imunológico:

Devido ao nível de traços de vitamina C neste açúcar, ele tem efeitos mínimos no sistema imunológico e pode alimentar a produção de células brancas do sangue, que são a primeira linha de defesa do corpo contra substâncias estranhas e patógenos infecciosos.

beneficios do açucar de coco
beneficios do açucar de coco

6. Limpa os rins:

Os eletrólitos contidos no açúcar do coco não só ajudam a manter o equilíbrio dos sais minerais do corpo, mas também ajudam a limpar os rins.

7. Contém antioxidante:

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a combater a oxidação celular causada pelos radicais livres.

8. Rico em vitamina C:

A vitamina C é um dos benefícios do açúcar de coco poderoso, que permite a formação de colágeno, responsável pela perfeição da pele, e fortalece o sistema imunológico.

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.