Dicas de Saúde

Como tomar o anticoncepcional YAZ pela primeira vez!

anticoncepcional yaz como tomar

YAZ é um anticoncepcional oral é uma combinação de 2 hormonas: um estrogénio (etinil estradiol ) e uma progestina (drospirenona). É usado para prevenir a gravidez . Atua principalmente evitando a libertação de um óvulo durante o seu ciclo menstrual.[1]ttps://www.singlecare.com/blog/yaz-vs-yasmin

como tomar o anticoncepcional yaz pela primeira vez
como tomar o anticoncepcional yaz pela primeira vez

Como tomar o anticoncepcional YAZ pela primeira vez?

Como tomar o anticoncepcional YAZ pela primeira vez? O Yaz é tomado uma vez ao dia com ou sem alimentos. Deve ser tomado à mesma hora todos os dias, de preferência após a refeição da noite ou ao deitar. Os comprimidos podem ser iniciados de duas maneiras:

Tome a primeira pílula no domingo imediatamente após o início da menstruação, mesmo que ainda esteja sangrando. Se sua menstruação começar em um domingo, tome então sua primeira pílula.

Certifique-se de usar um método contraceptivo de apoio, como um preservativo, até que tenha tomado sete comprimidos.

Tome a sua primeira pílula durante as primeiras 24 horas do início do seu período. Com este método, você não precisa usar um método de apoio, pois a pílula é eficaz desde a primeira dose.

Se sentir dores de estômago depois de tomar Yaz, experimente tomá-lo com alimentos ou à noite.

Como funciona o Yaz?

Já sabemos como tomar o anticoncepcional YAZ pela primeira vez, agora é importante conhecer como funciona. Yaz previne a gravidez de duas maneiras.

Primeiro, os hormônios sintéticos nas pílulas evitam que os ovários liberem óvulos. Em segundo lugar, os hormônios causam mudanças no revestimento do colo do útero que também ajudam a prevenir a gravidez.

O muco cervical mais espesso torna mais difícil para o espermatozoide chegar ao óvulo, e um revestimento uterino mais fino torna mais difícil a inserção de um óvulo fertilizado.

Como devo tomar Yaz?

Como tomar o anticoncepcional YAZ pela primeira vez e saber a forma correta do consumo é importante. Tome Yaz exatamente como prescrito pelo seu médico.

Siga todas as instruções na etiqueta da receita. Não tome Yaz em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

Tome a sua primeira pílula no primeiro dia da menstruação ou no primeiro domingo após o início da menstruação. Você pode precisar usar controle de natalidade de reserva, como preservativos com espermicida, quando começar a usar este medicamento.

Tome um comprimido todos os dias, com não mais de 24 horas de intervalo. Quando os comprimidos acabarem, comece uma nova cartela no dia seguinte. Você pode engravidar se não tomar um comprimido por dia. [2]https://tabletkiantykoncepcyjne.com.pl/yaz/

Você pode ter sangramento de escape, especialmente durante os primeiros 3 meses. Informe o seu médico se o sangramento continuar ou for muito forte.

Que efeitos colaterais podem ocorrer?

Como todas as preparações, yaz também pode causar efeitos colaterais, embora eles não ocorram em todas as pessoas que usam esta preparação.

Lembre-se de que os benefícios esperados do uso da preparação geralmente são maiores do que os danos decorrentes da ocorrência de efeitos colaterais.

O uso de contraceptivos hormonais combinados pode estar associado a uma série de efeitos colaterais, incluindo alguns potencialmente fatais:

  • Distúrbios tromboembólicos venosos e / ou arteriais (incluindo infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, ataque isquêmico transitório, trombose venosa, embolia pulmonar)
  • Hipertensão;
  • Tumores dependentes de hormônio (fígado, tumores de mama);
  • Início ou agravamento do curso clínico da doença de Crohn, colite ulcerosa, epilepsia, enxaqueca, miomas uterinos, porfiria, lúpus eritematoso sistêmico, coréia de Sydenham, síndrome
  • hemolítico-urêmica, icterícia colestática (colestático);
  • Cloasma;
  • Disfunção hepática aguda ou crônica, que pode exigir a interrupção da preparação até que os parâmetros da função hepática voltem ao normal;
  • Hipertrigliceridemia;
  • Em mulheres com angioedema hereditário, os estrogênios podem desencadear ou piorar o angioedema.
anticoncepcional yaz como tomar
anticoncepcional yaz como tomar

Contraindicações:

Antes de tomar o anticoncepcional YAZ pela primeira vez, conheça as contraindicações. Os comprimidos de Yaz não devem ser usados ​​por grávidas, amamentando ou alérgicos a qualquer um dos ingredientes do medicamento.

Eles também não devem ser usados ​​se você foi diagnosticado com coágulos sanguíneos, após um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco, no caso de enxaquecas, problemas com o fígado, coração ou rins, diabetes, hipertensão, colesterol alto, manchas ou história de câncer de fígado, trato genital ou mama.[3]https://www.mp.pl/pacjent/leki/lek/66465,Yaz-tabletki-powlekane#sideeffect

Referências:

1ttps://www.singlecare.com/blog/yaz-vs-yasmin
2https://tabletkiantykoncepcyjne.com.pl/yaz/
3https://www.mp.pl/pacjent/leki/lek/66465,Yaz-tabletki-powlekane#sideeffect
Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.