Início » Doenças e Tratamentos » Colite – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

Colite – o que é, causas, sintomas e tratamentos!

causas de colite

A colite é a inflamação do cólon, também chamado intestino grosso e pode causar sintomas muito incômodos. Apesar de que em alguns casos a medicação seja necessária para aliviar ou curar a doença, também é certo que os remédios naturais podem ajudar a evitar a inflamação.

A seguir, mostraremos os diferentes tipos de colite, os sintomas mais frequentes e alguns remédios caseiros, que podem ajudar a aliviar os desconfortos, seja qual for a causa da inflamação.

principais causa da colite e seus sintomas
principais causa da colite e seus sintomas

O que é Colite?

A colite é uma doença inflamatória que atinge uma ou mais camadas do cólon, provocando disfunções. Qualquer alteração no funcionamento do intestino grosso que seja causada por inflamações pode ser considerada uma colite. Isso origina alguns sintomas, como desidratação e diarreia. A doença pode variar de aguda a crônica, dependendo de sua gravidade.

Não se sabe ao certo o que causa esta doença, porém diversos fatores podem influenciar para o desenvolvimento dessa condição. Alguns desses fatores podem ser doenças primárias, irritações relacionadas ao uso de medicamentos, bactérias, ulcerações, reações alérgicas e vírus.

Quais as principais causas?

Pode-se dizer que, basicamente, existem dos tipos de colite: a aguda e a crônica.
Esta doença aguda é frequentemente causada por bactérias ou vírus, e esta doença crônica pode ter diferentes causas (estresse, intestino irritável, doenças auto imune, etc).

Se você tem um ou vários dos sintomas que citaremos a seguir, é provável que você esteja sofrendo de algum tipo de colite:

  1. Dor abdominal aguda, crônica ou “em ondas”.
  2. Retorção intestinal;
  3. Diarreia;
  4. Flatulência;
  5. Tenesmo (sensação permanente de vontade de mobilizar o intestino);
  6. Presença de mucosidade ou sangue nas fezes;
  7. Febre;
  8. Náuseas ou vômitos.

Na presença destes sintomas, é importante consultar um médico para obter o diagnóstico correto. O médico é quem decidirá a necessidade ou não de tomar algum tipo de medicação. Mas de qualquer maneira, os remédios naturais podem ajudar a melhorar esta doença.

Quais os sintomas de colite?

Os sintomas de Colite também costumam variar de acordo com o tipo da doença. No geral, porém, eles podem apresentar sinais e sintomas em comum, como:

  1. Dilatação abdominal;
  2. Dor abdominal constante ou recorrente;
  3. Fezes com sangue;
  4. Calafrios;
  5. Necessidade constante de evacuar;
  6. Desidratação;
  7. Diarreia;
  8. Febre;
  9. Aumento na flatulência.

Tratamentos:

O tratamento desta doença depende da causa, e muitas vezes se concentra em aliviar os sintomas, cuidados de apoio, e manter uma hidratação adequada e controle da dor. Antibióticos podem ser prescritos para tratar as causas infecciosas de colite, assim como algumas infecções bacterianas que causam a determinação desta doença sem nenhum tratamento.

Também pode ser necessária a medicação anti-inflamatória para tratar a inflamação e a dor. Em casos mais extremos, a cirurgia para remover parte ou a totalidade do cólon e/ou do reto pode ser necessária se outros tratamentos não funcionam.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

4 comentários

  • […] vezes, a amebíase invade a parede do cólon provocando disenteria aguda, colite ou diarreia de longo prazo. Esta infecção também se espalha através do sistema sanguíneo para […]

  • […] Colite; […]

  • […] Diarreia. Se não tratada, esta situação pode provocar complicados problemas de saúde, tais como Colite ulcerativa e síndrome do intestino irritável. Pessoas que sofrem de síndrome do intestino […]

  • […] é uma condição que na maioria das vezes é bastante dolorosa. Além disso, a síndrome ou colite do intestino irritável é uma desordem gastrointestinal. Seus sintomas são: cãibras, dor […]

Deixe um comentário